unity 2d sem compiz

Iniciado por bopa, 14 de Outubro de 2011, 22:50

tópico anterior - próximo tópico

bopa

Pessoal, ontem instalei o ubuntu 11.10 (formatada , não atualizada) e como não gosto do software compiz e não possuo placa de video off já loguei diretamente no ubuntu 2d. Pra minha surpresa o compiz estava sendo usado e comendo memória! Tentei desinstalar pela central de programas mas como estava em execução deu erro (ficou aplicando e não saia daquilo) então matei o processo "compiz" e caiu diretamente na tela do lightgdm. minha dúvida é a seguinte: tem como usar o ubuntu 2d sem efeitos, a pessoa querendo eventualmente subir pra o 3d? Pergunto porque como desinstalei o compiz a única opção que tenho é o 2d (lá no lightgdm), eu "passo de boa" mas pensava que o ubuntu 2d era sem compiz. E se a canonical não deveria na tela do login dar 3 opções: ubuntu 3d, ubuntu 2d e ubuntu 2d sem efeitos. lembrando que o ubuntu 11.10 é meu OS único no hd igual era o 11.04. Abraço a todos e vida longa ao ubuntu 2d mas "sem compiz" que na minha humilde opinião é frescura!

Librarian

O que acontece é o seguinte: O GNOME 3 usa muitos recursos presentes no Compiz para a experiência do usuário. Se o usuário tem um hardware com suporte a 3D, então o GNOME é executado com estes recursos mais os efeitos comuns ao Compiz. Na situação de o usuário não ter esse hardware, coisa muito comum nestes notebooks e desktops a preço de banana podre de fim-de-feira (como este meu possante CCE W52, de quatro anos atrás), o GNOME não carrega os efeitos, apresentando ao usuário a interface padrão do GNOME 2. É o que se chama de fallback.

No Ubuntu temos o GNOME 3, logo isto que eu escrevi acima se aplica a ele, com uma exceção: não temos o GNOME Shell, e sim o Unity. O Unity 2D não possui os efeitos do Unity 3D, a shell padrão, mas tem os recursos do Compiz. Por isto as notificações tem o efeito borrado sem precisar de Compiz efetivamente ou de habilitar a composição do Metacity, e alternar entre os quatro espaços de trabalho os mostra na mesma tela. Note bem: isto está ligado ao uso de recursos do Compiz e não a seus efeitos, que necessitam ter acesso funções de hardware suportado.

A ideia é que a experiência do usuário do Unity 3D seja a mesma do usuário do Unity 2D. Para alguns isto é fantástico, para outros um aborrecimento. Eu fico no meio termo já que, como disse, meu laptop é velho, mas vejo que essas mudanças são efetivas e nos cabe apenas três opções: mudar de distro, mudar de versão ou mudar de hardware.

Estou preferindo mudar de hardware. Estou comprando o dobro de RAM que tenho hoje, para dar uma sobrevida ao meu hardware antes de trocá-lo por um mais recente e suportável ao Compiz. No seu caso, talvez seja melhor fazer o downgrade, já que no Natty parece-me que você não tinha esses problemas. O Natty terá suporte até outubro de 2012. Até mesmo o Lucid seria uma boa opção já que é LTS e, portanto, seu suporte irá até abril de 2015.

Quanto a mudar de distro: a situação lá fora não é tão melhor do que aqui dentro.
João Santana
Ubuntu LoCo Team Pernambuco Leader & Ubuntu Evangelist
Linux User  #442101  * Ubuntu User #20728

rodrigo.miguel

Citação de: bopa online 14 de Outubro de 2011, 22:50
Pessoal, ontem instalei o ubuntu 11.10 (formatada , não atualizada) e como não gosto do software compiz e não possuo placa de video off já loguei diretamente no ubuntu 2d. Pra minha surpresa o compiz estava sendo usado e comendo memória! Tentei desinstalar pela central de programas mas como estava em execução deu erro (ficou aplicando e não saia daquilo) então matei o processo "compiz" e caiu diretamente na tela do lightgdm. minha dúvida é a seguinte: tem como usar o ubuntu 2d sem efeitos, a pessoa querendo eventualmente subir pra o 3d? ...

Caríssimo,

O Unity-2D, no Ubuntu 11.10, usa sim o Compiz usa o Metacity como gerenciador de janelas. O Compiz também suporta somente aceleração 2D. Não precisa desinstalar, pois isso não é uma desvantagem, mas sim uma vantagem. Pois mesmo com aceleração 2D, temos suporte a transparência, o que é ótimo para o uso de Docks, como o AWM, por exemplo....

Citação de: Librarian online 15 de Outubro de 2011, 07:48
O que acontece é o seguinte: O GNOME 3 usa muitos recursos presentes no Compiz...

O GNOME Shell usa o Mutter como gerenciador de janelas. O Mutter é uma evolução/fork do Metacity.

http://en.wikipedia.org/wiki/Mutter_%28window_manager%29

;)

bopa

Obrigado ao Librarian, e rodrigo.miguel pelas respostas. Agora entendi, é que mesmo sendo unity 2d minha preferência, ele sabendo que o pc suporta compiz sobe com ele. É costume de na versão ubuntu 11.04 que eu usava era "gnome 2 classic sem efeitos" e nessa versão já não achei isso, quer dizer, achei só desinstalando o compiz. Apesar do 2d está funcionando aqui de boa e eu já não gostar de fazer muita configuração no pc, qualquer dia desse eu instalo o gnome shell e subo aquela versão "classic sem efeitos" do novo gnome. Valeu rapaziada!

rodrigo.miguel

Citação de: bopa online 16 de Outubro de 2011, 15:52
... qualquer dia desse eu instalo o gnome shell e subo aquela versão "classic sem efeitos" do novo gnome. Valeu rapaziada!

Você não precisa instalar o GNOME Shell inteiro para ter o GNOME Clássico. Basta instalar o pacote gnome-session-fallback.

Aqui uma demonstração de como utilizar/configurar o GNOME Clássico (modo fallback do GNOME 3): http://www.youtube.com/watch?v=fk0b6dBJDsQ

bopa

Valeu amigo, vou instalar o gnome-session-fallback e levar com ele. Apesar que estou usando o unity 2d e gostando. Mas eu posso alternar entre os dois e escolher o que eu mais me adaptar melhor.

rodrigo.miguel

ERRATA

A minha informação sobre o Unity-2D, no Ubuntu 11.10, usar o Compiz com suporte 2D como gerenciador de janelas não procede.

O Unity-2D, ao que parece, ainda usa o Metacity:

ocelot@ocelot-Infoway:/usr/share/gnome-session/sessions$ cat ubuntu-2d.session
[GNOME Session]
Name=Ubuntu 2D
RequiredComponents=gnome-settings-daemon;
RequiredProviders=windowmanager;panel;launcher;
DefaultProvider-windowmanager=metacity
DefaultProvider-panel=unity-2d-panel
DefaultProvider-launcher=unity-2d-launcher