Ubuntu 11.10 - placa de wirelless broadcom 43225

Iniciado por pscordeiro, 14 de Outubro de 2011, 13:42

tópico anterior - próximo tópico

pscordeiro

Olá companheiros!!
Instalei o ubuntu 11.10 em um notbook HP Pavilion dv4, com placa de wirelless Broadcom 43225. Quando terminou a instalação, o sistema foi reiniciado e então veio a notificação de que existiam redes sem fio disponiveis, o estranho foi que todas as redes da vizinhança foram listadas, menos a minha rede e olha que estou ao lado do roteador. Já testei o sinal da minha rede wireless com outro computador e funcionou normalmente.
Levei o not para o meu trabalho, lá temos 2 sinais de rede sem fio, quando liguei o not foram listadas as redes da região e apenas um dos sinais do trabalho o outro que é de um roteador que está na sala ao lado não apareceu.
Estou usando o driver Broacom STA 5.100.82.38.
Outra diferença que eu notei é que mesmo usando o drive proprietário a luz indicativa da rede fica vermelha, como se a placa estivesse desabilitada, isso não acontecia no Ubuntu 11.04 que ficava com a luz azul. No ubuntu 11.04 a luz ficava vermelha apenas quando não estava usando o drive proprietário.
Quando a rede é encontrada e listada, então o not conecta na rede tranquilamente.

Alguém tem alguma idéia de como resolver isso?
Desde já agradeço a colaboração!

zekkerj

O "STA" significa que é um driver "Staging", ou seja, que não é considerado maduro o suficiente pra ser considerado como driver de produção.

A primeira sugestão que dou é verificar se há driver nativo pro seu adaptador, e se houver, dar preferência a ele.
Se o roteador for 802.11N, verifique também se está usando a criptografia padrão AES, em vez de TKIP.

Agora, você disse Ubuntu 10.10. Você tem certeza de que é mesmo o 10.10 (Maverick) e não o 11.10 (Oneiric)?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

pscordeiro

Salve zekkerj!
Obrigado pelas dicas. Realmente é o Oneiric (11.10) até já alterei no tópico.
Vou procurar saber se existe um driver nativo.
Quanto ao roteador ele não é do padrão 802.11N ( o meu é padrão G). Eu consegui fazer com que o ubuntu veja a rede, para isso apenas diminuí o canal da rede de 11 para 6, foi só fazer essa alteração e ele listou a rede e conectou. Porém a captação do sinal pela placa continua fraco, de forma que se mudo do escritório (onde está o roteador) para a sala, já tenho dificuldade em conectar.

Obrigado pela explicação a respeito da sigla STA, eu não sabia que se tratava de um drive não maduro.

Uma das coisas legais em se usar o ubuntu é que todos os dias se aprende coisas novas com a ajuda dos amigos.

Grato!

Von_Doom

Estou com o mesmo problema aqui em casa desde que instalei o Ubuntu 11.10.
Com o Ubuntu 11.04 e anteriores, era só ir em drivers adicionais e escolher entre duas opções que a placa era automaticamente instalada.
No Ubuntu 11.10, no drivers adicionais só me aparece uma opção (STA) e depois de tentar instalar aparece a seguinte frase: "Desculpe, a instalação deste driver falhou. Por favor, dê uma olhada no arquivo de log para obter detalhes: /var/log/jockey.log"

Verificando o /var/log/jockey.log:
2011-10-16 15:30:20,919 DEBUG: BroadcomWLHandler enabled(): kmod disabled, bcm43xx: blacklisted, b43: blacklisted, b43legacy: blacklisted
2011-10-16 15:30:24,964 WARNING: modinfo for module wl failed: ERROR: modinfo: could not find module wl

2011-10-16 15:30:24,964 WARNING: /sys/module/wl/drivers does not exist, cannot rebind wl driver
2011-10-16 15:30:25,000 DEBUG: BroadcomWLHandler enabled(): kmod disabled, bcm43xx: blacklisted, b43: blacklisted, b43legacy: blacklisted

Saída do lspci: 0e:00.0 Network controller: Broadcom Corporation BCM4312 802.11b/g LP-PHY (rev 01)

Vai ser o jeito instalar a versão antiga! hehe

Um abraço.
Leandro "Von Doom"
Salvador-BA

zekkerj

Olá Von_Doom, apesar de vc ter o mesmo sintoma, você não tem o mesmo problema. Sua placa wireless é diferente (BCM4312 LP-PHY), e já é suportada há algum tempo. Provavelmente você vai conseguir conexão usando o driver nativo, e instalando o firmware apropriado.

Conecte-se por cabo e instale o pacote "firmware-b43-lpphy-installer".
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Von_Doom

Olá, zekkerj! Obrigado pela ajuda. Eu já tinha instalado o firmware-b43-lpphy-installer via apt-get, além do fwcutter, e mesmo assim não funcionou.

No momento estou instalando o 11.04. Poderia baixar o driver no site da Broadcom e instalar (dá um pouco de trabalho, já fiz no Slackware), porém não estou com tempo nem disposição para isso.

Mais uma vez obrigado.
Leandro "Von Doom"
Salvador-BA

pscordeiro

Olha usar placa Broadcom 43225 no Ubuntu é, no mínimo, sofrível. Só consigo conectar quando estou próximo do roteador, se sair do escritório e ir para sala, que é vizinha, já não consigo conectar. Realmente não sei mais o que fazer...Não quero nem pensar em voltar ao Windows, mas pelo andar da carroagem acho que vou ter que começar a estudar essa possibilidade. Já testei tanto o drive que vem com o kernel quanto o drive broadcom sta...Alguém tem alguma ideia?..Desde já agradeço.

zekkerj

Em último caso, use o driver Windows XP, via ndiswrapper.

pscordeiro

Vou tentar usar o ndiswrapper e, assim usar o drive windows.
Depois de instalar o ndiswrapper, é necessário desinstalar o drive Broadcom STA, mas o que faço com o bcmsmc, que é o drive que vem com o kernel, é necessário pará-lo? Como faço isso?

Grato!

zekkerj

Sim, mas o ndisgtk (frontend gráfico do ndiswrapper) faz isso pra você.

fabiosantanafilho

Citação de: zekkerj online 16 de Outubro de 2011, 16:50
Olá Von_Doom, apesar de vc ter o mesmo sintoma, você não tem o mesmo problema. Sua placa wireless é diferente (BCM4312 LP-PHY), e já é suportada há algum tempo. Provavelmente você vai conseguir conexão usando o driver nativo, e instalando o firmware apropriado.

Conecte-se por cabo e instale o pacote "firmware-b43-lpphy-installer".

Ok...por hora td certo! =D
Mas e agora...oq faço??? Reinicio ou tem q fzr mais alguma coisa???

vlw

zekkerj

Sim, é sempre bom reiniciar e confirmar que tudo continua funcionando.

edivanc

Pessoal,

Resolvi da seguinte maneira. removi a instalação  bcmwl-kernel-source, logo depois fui em adicionar driver.
O sistema baixou o driver novamente e instalou com sucesso.

abraço,

Citação de: pscordeiro online 20 de Outubro de 2011, 11:21
Vou tentar usar o ndiswrapper e, assim usar o drive windows.
Depois de instalar o ndiswrapper, é necessário desinstalar o drive Broadcom STA, mas o que faço com o bcmsmc, que é o drive que vem com o kernel, é necessário pará-lo? Como faço isso?

Grato!

kaoe

Para mim mesmo reinstalando não funcionou, ai descobri que se eu descarrego o driver e carrego novamente funciona. É como sele ele tivesse uma dependência na ordem de carga que não é atendida no boot. Mais no caso aqui ele ativa a rede mais não autentica, não sei se é o mesmo sintoma de vocês.

sudo modprobe -r wl
sudo modprobe wl