Instalação do 11.10 [Resolvido]

Iniciado por luiscarlos, 13 de Outubro de 2011, 18:10

tópico anterior - próximo tópico

luiscarlos

Hoje instalei a versão final do Ubuntu 11.10, minha dúvida é se nessa versão não tem o particionador gráfico, ele não me ofereceu essa opção, eu mandei instalar ao lado do Windows e ele simplesmente instalou no espaço vázio que restava no hd. Nas versões anteriores havia a opção de redimensionar a partição, procurei o Gparted e não achei... me assustei quando ele começou a instalar sem me perguntar nada... :o
Resumindo, a versão 11.10 não tem o partionador gráfico?

[]'s

platao

Ola Luiz, que eu me lembre sempre houve a opção de particionamento avançado no menu, o gparted nao vem isntalado por padrao vc tem que instalar pelo apt-get via terminal ou pelo software center. se precisar de guias e so pegar na assinatura abaixo, tbm ha topicos falando de particionamento e isntalação.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

#Francisco

Meu computador ficou extremamente lento após a atualização do ubuntu.

E o banshee, também nao abre mais.

O que pode ter acontecido?

Tenho 4gb de ram, amd x4.

luiscarlos

Platão, na versão 11.10 há sim a opção avançada, eu me refiro ao modo gráfico onde era só  mover as "barras" para especificar o tamanho da partição, nesta versão não há, pelo menos eu acho... Tentei abrir o gparted pelo live como sempre faço para especificar onde o Ubuntu será instalado, mas nesta versão também não há... Fiquei meio perdido porque ele começou a instalação do nada e não tinha a opção de cancelar... Agora estou com 2 partições de 1.3 gb descritas como Swap criadas pelo instalador, na versão 10.04 tinha apenas 1 partição com 600mb pra swap. Sabe me dizer se posso excluir uma dessas para adicionar esse espaço ao sistema?

[]'s

clodoaldops

Escolhi a opção MANUAL p/ instalar o Ubuntu/Kubuntu  sem problemas.

cygnusx-1

Aqui qdo instalei selcionei o hd e partição certinha q queria formatar pra instalar, do jeito q sempre foi.
Mas no instalar vc tem q selecionar "Quero algo mais" ou alguma coisa assim, se não ele usa algum esquema automático mesmo.

luiscarlos

Citação de: clodoaldops online 14 de Outubro de 2011, 09:04
Escolhi a opção MANUAL p/ instalar o Ubuntu/Kubuntu  sem problemas.
O jeito agora vai ser esse mesmo...

Citação de: cygnusx-1 online 14 de Outubro de 2011, 11:38
Aqui qdo instalei selcionei o hd e partição certinha q queria formatar pra instalar, do jeito q sempre foi.
Mas no instalar vc tem q selecionar "Quero algo mais" ou alguma coisa assim, se não ele usa algum esquema automático mesmo.
Então, acho que agora so tem o modo "manual" de particionar, até porque o Gparted não vém no modo live...  :-\
refiz a instalação e não teve jeito, não me ofereceu nenhuma opção de onde instalar, ele ocupa o espaço vázio do hd.

[]'s

jopeu

Pessoal!!!

Parece que ningueim soubesse que existe uma iso do gparted na internet com inclusive varios outros programas. Eu tenho ela sempre em cd, mas também está para usb.

http://gparted.sourceforge.net/download.php

peguem ela que vale a pena.

Para o amigo digo: Vc teve alguma confusão, pois eu instalei normal com o particionador de sempre. Sobre o feito é so resolver.

luiscarlos

jopeu, Instalei esta versão 3 vezes já, e nenhuma delas tive a opção de redimensionar partições como havia antes, desconsiderando o modo 'manual'.
A não ser que o instalador apenas ofereça essa opção quando o hd estive totalmente ocupado por outro S.O. Instalei a versão 10.04 a uns dias atrás no mesmo hd por isso notei essa diferença, na versão 10 o instalador me permitiu escolher onde instalar e redimendionar as partições, fora do modo 'manual' ou 'avançado'.

[]'s

Creto

Amigo estava esperando terminar o download do ubuntu para poder dar uma opinião, aqui sem problema as 3 opções usar o disco inteiro, instalar lado a lado com o ubuntu 1.04.3 LTS Lucid e finalmente a opção "Mais uma coisa", pronto.

Agora te pergunto verificou md5sum? Gravou o DVD em baixa velocidade? O DVD é de boa qualidade?

Teste em outro PC, para ver se ocorre o mesmo erro.

T+

cygnusx-1

Citação de: Creto online 14 de Outubro de 2011, 14:28
e finalmente a opção "Mais uma coisa", pronto.
foi essa opção mesmo q usei.

jopeu

Se isso so acontece com vc??

ou vc tem um cd com md5sum mal gravado - grave a baixa velocidade
ou vc confundiu-se com alguma coisa. Isso aconteceu varias vezes comigo

faça tudo do zero, devagar, olhando todas as mensagens e opções. Mas antes por favor confira o md5sum. Se vc gravar com o k3b ele lera para vc o md5sum.

Nunca grave no windowns ou nero. Eu pessoalmente confio mais no linux.

luiscarlos

Antes de mais nada obrigado pela anteção de todos, vamos ver se eu encontro a luz... ;D
Coloquei o Cd novamente aqui e as opções que aparecem são: Instalar lada-a-lado com o Windows, apagar o disco inteiro e por último o modo manual. Escolho a opção instalar instalar lado-a-lado e já começa a copiar o arquivos pro disco (hd) e prosegue a instalação sem que eu especifique nada. No modo manual eu fico meio perdido, não achei a opção "mais alguma coisa"  ??? (Corrigindo oque falei antes, o modo live tem sim o Gparted.)

[]'s

jopeu

É no modo manual

vc vai ter que dividir o disco

va devagar sem dar ok até estar seguro, se não da ok não acontece nada.

luiscarlos

Citação de: jopeu online 14 de Outubro de 2011, 17:45
É no modo manual

vc vai ter que dividir o disco

va devagar sem dar ok até estar seguro, se não da ok não acontece nada.
Não, não. Meus sistemas já estão todos instalados e devidamente particionados, fiz tudo pelo modo manual mesmo mas eu preferia o modo antigo, era menos trabalhoso. É isso que tô tentando dizer, agora só tem o modo manual.
Quando ia instalar o Ubuntu pra alguém por exemplo gostava do modo de particionamento "gráfico" (onde arrastava as barras), pois era bem simples de explicar...

[]'s