Erro na instalação /var/log/syslog e /var/log/partman

Iniciado por bmasetto, 09 de Outubro de 2011, 21:59

tópico anterior - próximo tópico

bmasetto

Estou tentando instalar o ubuntu 11.4 pelo pen drive, mas em um certo ponto da instalação, depois
de escolher o idioma e colocar o nome e senha do usuário, da um erro e uma janela é mostrada
dizendo:"Uma tentativa de configurar o apt para instalar pacotes adicionais do CD falhou". Logo
depois, aparece uma nova janela:

"Desculpe : a instalação falhou. Por favor relate seu problema https://launchpad.net/ubuntu/+source/ubiquity/+filebug (não jogue junto a nenhum outro problema já relatado) e o desenvolvedor irá reslover seu problema o mais rápido possivel. Para ajudar os desenvolvedores a entenderem o ocorrido, inclua os detalhes a seguir e o conteudo dos arquivos /var/log/syslog e /var/log/partman"

Tenho um notebook dell 15r n5110 e desconfio que o problema esteja relacionado com as partições do HD.

O que devo fazer para conseguir instalar o ubuntu 11.4 em meu note? 

xluisfernando

Acredito que o problema seja corrupção na imagem gravada no pen drive.

Se você já tiver uma instalação do ubuntu em algum pc, copie a imagem que você usou para gravar no pen drive para dentro a pasta Download do pc e depois baixe novamente a mesma imagem, do site oficial do Ubuntu, como torrent. Assim, o sistema lê a imagem presente na pasta e a completa como torrent.

Se não tiver um pc com ubuntu, baixe novamente, como torrent (assim é mais garantido que a imagem seja baixada com integridade) e repita o processo.

Observação: Outra coisa que poderia ser a causa do problema é que alguns fabricantes de notebook costumam deixar a imagem original do sistema (windows) em uma partição oculta. Ocorre que se a pessoa simplesmente apagar as partições ainda fica registrado na MBR uma restrição à instalação de outro sistema. Nesse caso, o correto seria excluir a tabela de partições a fazer uma inteiramente nova, de preferência com a /home  separada.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

bmasetto

mto obrigado por me ajudar, xluisfernando!

então...não tenho outro pc com ubuntu, mas tenho a imagem do ubuntu aqui.
acho que não existe nenhuma corrupção nela, porque quando instalo o ubuntu NO windows pelo wubi.exe da certo.

estou usando esse esse programa pra tornar meu pendrive bootavel:
http://www.pendrivelinux.com/universal-usb-installer-easy-as-1-2-3/

fiz o que vc me instruiu a respeito do torrent, mas continua dando o mesmo problema.

sobre o lance das partições, meu notebook tá com três partições ("DellUtility","Recovery" e "windows").
eu teria que excluir todas elas? não colocaria a garantia do meu note em risco?

xluisfernando

Então é isso mesmo. A partição recovery do windows não permite que a instalação prossiga.

O jeito é você acessar o windows e realizar o procedimento de gravação do DVD de recuperação. O aplicativo cria um DVD bootável para recuperação do windows. Recomendo que você grave o DVD e faça um boot por ele para conferir quais as possibilidades. O Dell eu não sei, mas o Semp Toshiba cria um DVD de recuparação, mas que não permite configuração de partições. Então, essa recuperação simplesmente instala o Windows em partição única, apagando qualquer coisa instalada no notebook, recuperando exatamente como veio de fábrica.

Se o DVD de recuperação do windows permitir escolha de partições, tranquilo. Se não, você terá que escolher entre ficar só com windows ou usar o ubuntu
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

bmasetto

mas se o problema é a partição "Recovery", não seria só excluí-la?

evil_queen

Comprei um netbook e estou tendo exatamente o mesmo problema.
Tentei instalar via pendrive usando o unetbootin, e já usei 2 isos diferentes pra ter certeza.
Não estou instalando em dual-boot, criei uma nova tabela de partição.