bad lun; ubuntu instalado em dual boot com o windows 7 não inicia no vaio

Iniciado por KarlMarx2006, 28 de Setembro de 2011, 12:57

tópico anterior - próximo tópico

KarlMarx2006

:-\ novato na área. porem muito entusiasmado e não querendo regressar ao windows. instalei o 11.04 via wubi em meu accer antiguinho e foi uma festa. o sistema ficou estável, rápido,.. me apaixonei. daí, ganhei um note novo, com o w7 professional original. instalei o 11.04 via wubi e ok. so que na reinicialização ele apresentou o "bad lun -logigal unit number - (0:2)". desinstalei o 11.04 wubi via w7. depois reisntalei o 11.04 via livecd, em dual boot. ficou ótimo, só que começou a inicializar ora sim, ora não. o grub funciona ok, e o w7 inicia perfeito. so que o 11.04 vlotou a apresentar o bad lun (bad target number) de novo. seria alguma incompatibilidade com algum compnente de hardware do vaio? alguma pista preu seguir? grato pela ajuda

KarlMarx2006

>:( consegui iniciar, mas agora acontece o seguinte: aparece o grub com todas as opções, como anteriormente. o windows 7 inicia ok, já o ubuntu inicia uma a cada 4 vezes. quando ele vai iniciar o hd desacelera e a tela fica preta. assim vai ficar dificil, precisar de 4 ou 5 tentativas para que ele inicie. alguma dica???

KarlMarx2006

:(   .... progredindo..... agora saquei que no grub, acessando a "previus version" vou para outra tela de grub com as versões anteriores. Na versão anterior inicia ok! as versões do grub que aparecem nas telas iniciais é diferente da versão apresentada ao requisitar a versão do grub pelo terminal. Ainda no terminal, ao solicitar a versão do ubuntu, aparece a versão 11.04, mesmo eu tendo entrado pela versão anterior,......... enfim, coisas de principiante. vou seguir prescrutando,........... se iniciar pelo modo recovery,.,.... aparece o velho bad lun e bat target number,............. acho que tenho que configurar algo no grub,........ alguma pista????

KarlMarx2006

,... vou seguir postando os progressos.

rodando na minha máquina véia, onde o grub funciona a pleno, verifiquei a versão do grub (1.99), consoante a que é apresentada na tela do grub.

Já no vaio 64bits, a versão que aparece quando perguntada no terminal é a 0.97, contrariando a informação apresentada na tela inicial do grub dessa mesma máquina (1.99). Pesquisando sobre as versões do grub, encontrei uma pista ,........"O Grub2 foi reescrito do zero, porque a arquitetura do antigo Grub já não permitia a flexibilidade e e a performance que os novos sistemas estão requerendo. O Grub2 começa na versão 1.96, o antigo grub termina na versão 0.97, para verificar qual é a versão do seu grub rode o comando "grub-install -v" no terminal......

Então pode ser por aí,...... mas porque isso teria acontecido se a partição e instalação do ubuntu (foi feita secundariamente ao W7) procedeu corretamente (via Livecd baixado),..... e uma vez lá dentro, tudo ok,..... talvez algum driver seja requerido pela máquina??? talvez esse driver não tenha algum tipo de suporte???? instalei o 64bits, uma vez que o vaio também. o é. vou seguir pesquisando. ;)

KarlMarx2006

:P sigo na labuta,............... creio que meu problema seja mesmo com a placa de vídeo (01:00.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc NI Whistler [AMD Radeon HD 6600M Series])

ela é suportada por um driver proprietário ati/amd fglrx, sem possibilidade de modificação para o ubuntu. assim, creio que meu próximo passo será desabilitar a função que requer a aplicação do referido driver (prefiro isso a tentar instalar um driver compatível - não vou usar esse recurso e o meu HD entra em atividade furiosa de tempos em tempos - suponho que seja algo relacionado a essa tentativa de instalação, porém, não recebo nenhuma informação) Quero cessar esse dico voador periódico, parecque que o note vai voar.

alem disso, continuo com aquele problema do grub, mas sigo entrando na boa via "previus versions", mas uma vez la dentro o lsb_release -a indica que estou no 11.04,......

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=85666.0

Alguma dica???

KarlMarx2006

;) muito me foi explicado através do link abaixo:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=84528.0
ainda tenho muitas dúvidas, mas estou na estrada,.... 

KarlMarx2006

??? 

VGAswitcheroo e a resoulção do problema com a placa discreta (ATI/AMD Randeon)

Instalei (em dual boot via livecd após a instalação do w7 que jpa veio instalado original) a versão 11.04 do GNU/Linux no Sony Vaio VPCSA (possui GPU integrada ao processador e GPU discreta – ATI/AMD Radeon. O gerenciamento do hibrid card é realizado por um driver proprietário, não reconhecido pelo kernel linux.

Módulo do Kernel que realiza a função do driver restrito para o gerenciamento do funcionamento simultâneo das GPUs integrada e discreta – switcheroo - desenvolvido a partir do 2.6.34 , sendo incorporado como padrão a partir do 2.6.35.

(
2.6.38-11-generic #50-Ubuntu SMP Mon Sep 12 21:17:25 UTC 2011 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux)

Primeiro: driver proprietário deabilitado; OK (confirmado via driver adicionais)
Segundo: identificando a presença e configuração do switchroo

comando para identificar a presença do switchroo
(sudo cat /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch)

A saída, quando entro na versão 2.6.38-11, do comando apresentada é

0:DIS: :Pwr:0000:01:00.0
1:IGD:+:Pwr:0000:00:02.0

Ou seja, há o identificador de tipo de GPU (DIS e IGD), use o script 2

Pergunta: Preciso desabilitar o Pwr do sript 1???
O 2.6.38-11 inicia uma a cada 5 ou 6 vezes. Encontrei a seguinte explicação abaixo:

"O modulo da sua GPU discreta (no nosso caso, considerando uma GPU AMD ATI, sera o modulo 'radeon') esta sendo carregado antes do modulo da sua GPU integrada, levando o sistema ao crash".

..... a soluçao é adicionar o modulo em questao a blacklist. Para faze-lo siga os seguintes passos:

Código:
$ sudo nano /etc/modprobe.d/blacklist.conf

adicione o seguinte conteúdo ao fim do arquivo
Código:
# Inativando modulo de video ATI
blacklist radeon

Assim, preciso saber exatamente como executar tal comando, tenho dúvidas.

"Apos isso, use a combinaçao de teclas crtl+O para salvar, aperte enter, e em seguida crtl+x para sair, ao reiniciar o problema a interface grafica deve funcionar normalmente."

"eu nao tenho nenhum drive restrito instalado,ate tentei instalar,mais se instalo ele so entra em modo texto.
Na verdade o que esta acontecendo e o seguinte:
ele estava dando o problema de tela preta,so que as vezes consigo logar,mais pra isso acontecer
preciso ficar ligando e desligando,as vezes ele entra as vezes raramente nao entra,e isso pode ocasionar um problema no meu hd..ainda ontem peguei os comandos que voce
tinha deixado aqui,que sao eles:"

$ sudo nano /etc/modprobe.d/blacklist.conf
# Inativando modulo de video ATI
blacklist radeon

digitei esses comandos no terminal,ate entao ele nao esta mais dando o problema de tela preta,mais te pergunto, ainda e preciso rodar o script?
porque se for preciso e igual eu te falei na resposta passada, ele da a seguinte mensagem:  "Unidade grafica atualmente em uso erro de leitura de estado"...Espero ter sido claro dessa vez
pois acredite sou totalmente leigo quando o assunto e "Linux", mais tenho força de vontade de aprender,gostei muito do sistema e por isso quero utiliza-lo,afinal na minha opiniao
no futuro so vai dar "Linux"....obrigado

"Fiz um teste e coloquei o modulo radeon na placklist (para não dar pau na inicialização) e no /etc/modules (para iniciar depois) ao mesmo tempo.
Deu certo! Quando executo "sudo cat /sys/kernel/debug/vgaswitcheroo/switch" ele responde normalmente, sem ter que subir o modulo manualmente, ele já subiu:
0:IGD:+:Pwr:0000:00:02.0
1:DIS: :Pwr:0000:01:00.0

Mas a DIS continua ligara! Será que existe uma forma de desliga-la e no boot com algum script?
E, existem uma forma de testar se ela está realmente desligada, tipo, não gastando energia? "

Comigo acontece que quando entra via 2.6.38-8 – apresenta a situação:
0:IGD:+:Pwr:0000:00:02.0
1:DIS: :Pwr:0000:01:00.0
E quando entra via 2.6.38-11 – apresenta a situação:
0:DIS: :Pwr:0000:01:00.0
1:IGD:+:Pwr:0000:00:02.0

"ja a forma de testar se esta ligada é muito facil, essa resposta que voce obtem no cat ja informa isso, ou seja, se estiver Pwr é por que esta ligada, quando desligada ela fica Off"

Essa é outra dúvida, preciso deixar a referencia do primeiro script off????

Adilsonlp

karlMarsx2006, achei uma falta de consideração ninguém ter respondido seu tópico, nem ao menos para dar uma força de incentivo para a solução do problema.
Portanto, mesmo não entendendo nada de grub quero te dizer que aprendi com seus post a respeito deste assunto, valeu!
Uso o Ubuntu 11.10 em dual boot com win7 home premium em um notebook da Dell, de vez em quando aqui o meu dá problema, o grub não inicia automaticamente o ubuntu, aquela ultima linha que cronometra o tempo para iniciar o sistema, simplesmente some, aí tenho que ir pelo previus version, descobri fuçando.
Penso que o grub2 ainda não está tão estável, problema que a turma da canonical ainda precisa verificar.
Mesmo assim estou muito satisfeito com o linux.
Um abraço.

phillipehugo

Evite uso de Wubi (só ferra o boot, além do linux ficar dentro do windows)

Particione o HD e faça uma instalação limpa, automaticamente aparecerá para escolher o sistema operacional quando ligar a máquina.