Filmadora

Iniciado por Nana132, 27 de Setembro de 2011, 18:15

tópico anterior - próximo tópico

Nana132

Ola pessoal , estou tentando capturar imagens da  minha filmadora e não estou conseguindo. Em outro post , mais antigo achei umas dicas, mas o topico para no mesmo problema q eu estou tento. Ja descobri pelo outro q a filmadora é reconhecida pelo sistema.
Espero que alguem possa me ajudar.
Agradeço desde ja.
Juliana

Creto

Olá Nana132,

Essa ainda não é uma reposta, mas pressupondo que você como você comentou que sua filmadora é reconhecida e seja conectada ao PC via USB.

E você não disse marca, modelo, etc. Espete sua filmadora no PC abra o terminal e digite lsusb copie a saida e cole o resultado aqui para o pessoal ter mais informações para poder lhe auxiliar no seu problema.

PS: No comando a primeira letra é o "L" minusculo, ficando lsusb.

T+ e boa sorte!

Nana132

Então , ela é reconhecida pelo USB, eu fiz um tal de sudo  . . . no terminal ( eu to aprendendo esse negocio de terminal pra tudo , não sou programadora) e ela aparece lá. So q qdo eu abri o Kino eu conecto pelo firewire, e la da a seguinte mensagem: warning:raw 1394 kernel module not loaded or failure to read/write/dev/raw1394!

Nana132

continuando : Bus 001 Device 023: ID 04da:231e Panasonic (Matsushita) DVC DV Stream Device

Nana132

Não funcionou! Mas obrigada pela dica.

Tota

Citação de: Nana132 online 27 de Setembro de 2011, 19:15warning:raw 1394 kernel module not loaded or failure to read/write/dev/raw1394!

Verifique se o modulo raw1394 foi inserido no kernelsudo modprobe raw1394se não mostrar nada, ele foi carregado, caso contrario um erro sera mostrado.

Depois do comando, se não der mensagem de erro, tente o kino novamente.

Ao desligar a maquina o modulo raw1394 (o driver para firewire) será descarregado.

Obs.: se sua camera for USB ela não irá funcionar no kino, pois este só aceita cameras com interface firewire. Tente outro pacote de captura como o camorama ou outro.

[]'s

Nana132

Então. fiz o lance do sudo modprobe raw1394 , nao apareceu mensagem ,mas no KINO continua a mesma mensagem de erro!

Nana132

Pode ser q a placa de captura não tenha sido reconhecida pelo Ubuntu? Como eu posso descobrir isso?

Tota

Placa de captura?

Voce não citou placa de captura anteriormente.

Então vamos do começo.

Sua cam é USB, não funciona no Kino, isto já sabemos, pois como já citei o kino só com cameras firewire.

Para testar, instale o pacote VLC

Escolha abrir dispositivo de captura com sua cam ajustada para exportar video.

[]'s

Nana132

Como assim a minha Cam é USB? Pq vc diz isso? Eu sempre usei ela com firewire qdo usa Windows. 
Realmente não tinha falado na placa de captura, é q eu achei obvio , ja que tinha citado firewire e "captar" imagens da filmadora,mas depois vi alguma coisa sobre placa em outro tópico e pensei q talvez isso não fosse tão obvio pra todos qto era pra mim.

Nana132

VLC instalad.  A resposta  q dá qdo eu entro em" dispositivo de captura VIDEO LINUX"  é :
A entrada não pode ser aberta:
O VLC não é capaz de abrir o MRL 'v4l2://'. Verifique o registro de erros para maiores detalhes.
A entrada não pode ser aberta:
O VLC não é capaz de abrir o MRL 'v4l://'. Verifique o registro de erros para maiores detalhes.

Em "VIDEO LINUX 2" : ele passa a exibir a imagem da camera  do momento no monitor da cam, mesmo estando em modo reprodução, mas no pc so vejo um contador , não ha imagem nenhuma,presumo q esteja registrando o audio sem salvar em qualquer pasta .

platao

Citação de: Tota online 27 de Setembro de 2011, 23:30
Citação de: Nana132 online 27 de Setembro de 2011, 19:15warning:raw 1394 kernel module not loaded or failure to read/write/dev/raw1394!

Verifique se o modulo raw1394 foi inserido no kernelsudo modprobe raw1394se não mostrar nada, ele foi carregado, caso contrario um erro sera mostrado.

Depois do comando, se não der mensagem de erro, tente o kino novamente.

Ao desligar a maquina o modulo raw1394 (o driver para firewire) será descarregado.

Obs.: se sua camera for USB ela não irá funcionar no kino, pois este só aceita cameras com interface firewire. Tente outro pacote de captura como o camorama ou outro.

[]'s

Ola amigos, ha bastante material disponivel sobre esse assunto, agregando ao que o tota reportou, Tota eu dei uma olhada e ha alguns modulos iee1394 blaklistados, talvez tenha que remover o modulo da black list, para funcionar.

O que tbm entendi é que estao la por uma questao de segurança, quem se enteressar, pode ir mais a fundo nesse assunto.

http://www.kinodv.org/
http://www.youtube.com/watch?v=vtpfS8ZVgWE
http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=KinoManualBasico
https://help.ubuntu.com/community/Firewire

achei tbm um interessante no manual do cinelerra, mas eu perdi o link, e so entrar no site do Cinelerra e dar uma procurada por la, quem sabe ajuda.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Nana132

Platao
eu fiz isso que estava uma das paginas q vc mandou

>>In a Terminal, enter 'gksu gedit /etc/modprobe.d/blacklist-firewire.conf'.
Uncomment (remove the #-character at the beginning of the line) ohci1394, sbp2, dv1394, raw1394, and video1394. Then, comment (add a #-character to the beginning of the line) out the firewire-ohci and firewire-sbp2 lines. Save and Quit gedit.
Next, run 'sudo update-initramfs -k all -u' and finally reboot.<<<

Não deu resultado.

As outras explicam como usa o fireware, mas o erro continua o mesmo , ou seja o programa (Kino) não reconhece a camera , alias, nem esse nem o VLC( ou VCL, me perdi).  Vc tem dica de programa de captura e edição alem do Kino?

Ah e pra explicar, a filmadora está plugada na placa de captura pelo fireware, existe possibilidade da placa nao esta reconhecida pelo sistema? Como eu descubro isso.

Pessoas, obrigada pela ajuda!

Tota

Ola

Conecte sua camera, já ajustada para saída de video seguindo o manual dela no computador.

Entre em terminal e digite sudo dmesg | tail -20

Poste aqui o resultado.

[]'s