Windows 8 pode bloquear Linux

Iniciado por Nelson Quintanilha, 21 de Setembro de 2011, 11:43

tópico anterior - próximo tópico

antoniodosantosor

Talvez neste mesmo forum, tomei conhecimento de comprador de PC que não aceitou o soft instalado e mais exigiu o desconto do valor do mesmo sobre o equipamento. É só pesquisar

Ioca100

Se o Linux aumentar o percentual de usuários, certamente, a MS entrará com ações judiciais, mas o tempo é o senhor da razão, vamos aguardar.
Usuário Linux- 449417

RonaldoRG

Os hackers quebram essa proteção com certeza. Faz medo isso não.

T+.
Ubuntu 12.04

kaito57

#18
pelo que eu vi por vídeos no youtube, ele parece bem complicadinho e confuso... a primeira vista prefiro continuar no 7 mesmo... pois adquirir win8 para depois configurar pra ficar igual ao 7 é meio esquisito... hahahaha

Holmes

#19
"Y, efectivamente, Windows 8 NO impedirá el arranque de Linux en los nuevos equipos"

para ler o texto sobre esse assunto aqui

https://ext4.wordpress.com/2011/09/23/y-efectivamente-windows-8-no-impedira-el-arranque-de-linux-en-los-nuevos-equipos/#more-4889

vlw fwi, Holmes :)
EeePC 1008ha - Chakra Linux (Edn) - KDE 4.7.4 - Kernel 3.1.
- Meu Blog: http://holmeslinux.blogspot.com/
- Fundador do Chakra Brasil: http://chakra-linux.com.br/forum

clodoaldops

Dou um mes p/ exiterem crakers e copias piratas no mercado .


linuser104

Citar...
Na teoria é lindo, mas na prática algumas questões começam a ser levantadas: será que obrigar o usuário comum a alterar uma opção da BIOS não é algo complexo demais? E, o mais importante, como convencer um usuário a instalar o Linux se para isso você precisa desligar uma opção que deixa seu computador mais "seguro"?

E não acaba aí: outra declaração de Steven também levantou pontos interessantes. Segundo ele, as empresas que desenvolvem os computadores terão liberdade de definir como esse recurso será habilitado ou desabilitado. Ou seja: algumas empresas podem tornar o processo mais simples. Outras podem simplesmente não incluir uma forma de desativar o boot seguro, tornando a instalação de outros sistemas operacionais impossível.

Se você comprou um computador da marca X, só poderá instalar outros sistemas operacionais nele através de alguma magia negra qualquer.

Muitos podem argumentar que isso só acontecerá em PCs montados de fábrica com sistemas OEM, mas... Responda com sinceridade, com os computadores e notebooks com preços cada vez mais baixos, quem além de usuários avançados ainda monta seu próprio computador?
...
fonte: http://tecnoblog.net/77911/windows-8-linux-instalacao/
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Creto

Citar, quem além de usuários avançados ainda monta seu próprio computador?

Monto computadores a 21 anos por profissão e não me sinto um usuário avançado, muito pelo contrário, depois que comecei usar o GNU/Linux Ubuntu é que estou realmente aprendendo; portanto montarei o meu se for para usar o GNU/Linux.

linuser104

#24
Creto avançado não é sinônimo de "sabe tudo", em algum momento de nossas vidas somos iniciantes em algo sim, mas é inquestionável que uma pessoa que há mais de vinte anos monta computadores e usa isso como profissão, conhece bem da questão ao contrário dos usuários comuns que pensam até que BIOS é uma sigla para: Bicho Ignorante Operando o Sistema, kkkk.

Muitos falaram que logo crakers ou hackers irão burlar isso. É verdade, mas com certeza uma próxima atualização via windows update deve fazer tal artifício deixar de funcionar, ficando neste jogo de gato e rato e para um usuário comum isso irá cansar e como diz a reportagem da qual apenas transcrevi um trecho, quem irá ter coragem (o usuário comum ok) de experimentar algo sabendo que para isso terá de desativar algo que tornará seu windows frágil e é esse que em princípio ele gosta mais para até quem sabe um dia se apaixonar pelo linux, mas como, se não terá coragem de testar?

Essa é a grande jogada daqueles que não querem ver o linux crescer com os usuários comuns. Uma ilegalidade travestida de legalidade, uma pseudo-legalidade em prol da segurança que de quebra dificulta o uso de outros SO no mesmo HD.

Sem falar que ficará nas mãos dos fabricantes a simplicidade ou dificuldade para desativar referido recurso e nós sabemos como os fabricantes agem, é só lembrar dos tipos de distribuições linux fornecidas nos PCs vendidos por eles, salvo pouquíssimas exceções.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

rjbgbo

o prolema vai ser os pcs montados de fábrica, que ficaram mais acessiveis e vantajosos do que os montados, mas eu mesmo a uns 3 anos atrás qdo comprei meu 1º notebook, procurei um c/ sistema linux, tirei a versão em si e coloquei o ubuntu e pronto. ainda há a possibilidade do uso da máquina virtual.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

jrkamil

Tá bom. Deixa eu ver se entendí direito. Uma empresa com cem computadores
com placas-mãe não UEFI que for migrar para o Win 8, terá que trocar as cem
placas-mães ?
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, Radeon R5 220,  ubuntu  24.04  gnome, ssd 240G, hd 500 G

jkmsjq

Citação de: jrkamil online 06 de Novembro de 2011, 20:26
Tá bom. Deixa eu ver se entendí direito. Uma empresa com cem computadores
com placas-mãe não UEFI que for migrar para o Win 8, terá que trocar as cem
placas-mães ?

Não!
Essa função só estará ativada se o computador já tiver o Win8 e o usuário quiser trocar o Win8 por outro S.O., por exemplo, Ubuntu no lugar do Win8, ou em dual boot e ainda assim a placa mãe precisa ter o recurso (placas mães que serão lançadas ainda).
No caso de uma atualização do Win7 para Win8 em hardware atual não será necessário trocar a placa mãe.

FONTE:http://pcworld.uol.com.br/reviews/2011/09/14/primeiras-impressoes-windows-8-developer-preview/
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

darksneasel

"Concordo com o Tota.
Assim como os Iphones tem este tipo de proteção... que foi quebrada.

Nada de assustador."

O PS3 também, só que levaram e anos pra quebrar a proteção, até lá seu pc já estaria defasado então ninguém faria a migração.
plus, isso variaria de modelo pra modelo de marca pra marca, não seria um jail break tão popular alguém ter o mesmo modelo e marca de computador que você pra ter feito o desbloqueio e te dar as instruções.
Pinguins dominaram o mundo!

Dionnatan

Também que não vai gerar muitos problemas, é só olhar para a realidade, um windows original com o passar do tempo, fica tão instavel
quanto um pirata, um windows que está em constante uso, precisa de uma boa formatação em média de 8 em 8 meses, se não for possível instalar
outro sistema operacional, isso vai irritar os usuários pode ter certeza, acho que eles conhecem o próprio produto e não fariam isso.
O ideal é que tudo fosse legalizado, mas sabemos que não bem essa a realidade, a maioria dos windows por ai usa um taṕa-olho.   :D