fontes do ubuntu no debian?

Iniciado por jopeu, 14 de Setembro de 2011, 15:43

tópico anterior - próximo tópico

jopeu

Gostaria de saber se alguem já usou ou sabe se é possivel usar os pacotes do ubuntu em um sistema debiam.

Se usaram, por favor dem a dica.

Obrigado

Tota

Ola jopeu

Não entendi bem o que deseja.

1) se deseja instalar um pacote compilado em .deb, não existe problemas, eles são compativeis nos dois.

2) se deseja utilizar os repositórios do Ubuntu no Debian voce terá problemas de dependencias e de versões.

O Ubuntu utiliza pacotes dos repositórios com nomes diferentes do Debian

Veja como exemplo o pacote samba (versão mais recente dos dois sistemas):

Ubuntu => samba (2:3.5.8~dfsg-1ubuntu2.3)
Debian => samba (2:3.5.6~dfsg-3squeeze5)

Logo, se é isto o pretendido, não é nada aconselhável, porém não impossivel se gosta de ter muito trabalho para acertar as coisas.

[]'s

jopeu

Ola Tota.

Claro que não quero trabalhar sem sentido. 8)

O que aontece é que decidi provar o Debiam e realmente o estavel ficou com pacotes muito antigos.

Quero mudar os pacotes e não encontrei os .deb (Libre office, firefox, etc)

O Debiam e o Ubuntu não tem muitas diferenças em sí, o Debiam é muito lento em algumas coisas e as atualizações ainda não entendi bem. O Ubuntu é muito bom em rapidez, e excelente nos pacotes novos. Somente estou aproveitando um tempo, pois achei que a última versão saiu verde. A que está em desemvolvimento não da para usar ainda e por isso estou provando.
Com respeito ao Ubuntu ou gnome, não sei, espero que sigam permitindo fazer modificações  no sistema visual.

Obrigado Tota.

Tota

Ola

Como pôde ser lido, estes links fazem referencia a utilizar o apt para mesclar as versões do Debian, mas não para mesclar outra distro, como o Ubuntu.

[]'s

jopeu

Veja no final do arquivo em ingles:

Mas realmente acho que fala de fontes relativas ao debiam.

Using Non-Debian Sources

If you're using non-Debian sources, you've got the same problem, only more so because there's no natural ordering as there is with Debian's stable -> testing -> unstable. Without explicitly listing them in /etc/apt/preferences, they're all at priority 500, so a package installed from one source can be replaced by a higher version supplied by a different source.

A partial fix for this is to pin each source at a different priority. Eg,

Package: *
Pin: origin www.debian-multimedia.org
Pin-Priority: 600

Pin: origin www.ibiblio.org
Pin-Priority: 610

Pin: origin www.argon.org
Pin-Priority: 620

These settings would mean that a package installed from www.argon.org wouldn't automatically be replaced with one from the other two, and one from www.ibiblio.org wouldn't be replaced with one from www.debian-multimedia.org.

Working in the other direction the packages would still be replaced, however: If you've installed a package from www.ibiblio.org and a newer version becomes available from www.argon.org, apt-get will upgrade to it. The only way I know of to prevent that is to explicitly pin the package to the source via /etc/apt/preferences.