Instalei uma nova versão do Ubuntu no meu PC e perdi todos os meus arquivos

Iniciado por sirnivass, 10 de Setembro de 2011, 17:47

tópico anterior - próximo tópico

sirnivass

Olá senhores.

Mais um problema para discutirmos aqui:
Recentemente eu instalei uma nova versão do Ubuntu(11.04)
O que sucede é o seguinte.
Eu rodo com Dual boot, win7 e ubuntu, e fiz como sugerem uma partição para os arquivos pessoais no ubuntu.
Deixei 120 GB para a pasta /home. e formatei somente a pasta de arquivos "/". Quando fiz isso pela 1ª vez foi no 10.04. porém querendo me atualizar migrei para o 11.04(o que me deixou perdidinho pela nova interface, mas isso é outro assunto).
Agora, quando acesso a pasta /home não consigo acessar meus antigos arquivos que ali estavam...
Sei que estão ali, pois tenho somente 12 GB de 120 GB disponível, só que o Ubuntu não consegue lê-los.
Será que tenho que retroceder ao 10.04? se tiver tnenho que baixá-la, e não acho as antigas versões para baixar...
Quero me livrar logo desse pesadelo(ruindows).

Aguardo respostas.

Obrigado desde já.
"O silêncio também fala, fala e muito! O silêncio pode falar mesmo quando as palavras falham"
Osho

RonaldoRG

Como você fez a atualização? Colocou o livecd do 11.04 e instalou ou você fez atualizou usando o terminal?

Especifique melhor esse "não consigo acessar". Você vê os arquivos mas não consegue abrir ou a partição home aparece vazia?

Tentou visualizar os arquivos ocultos?

A instalação do ubuntu só vai apagar uma partição se você marcou pra formatar.

T+.
Ubuntu 12.04

clodoaldops

Se vc não formatou a partição /home seus arkivos estão lá.
Tentou acessar pelo live-cd só p/ conferir?

xluisfernando

Se os arquivos estiverem vivos, por live cd você consegue resgatá-los...

Estava lendo no fórum e pesquisando em outros e li uma sugestão interessante para quem usa dual-boot:

Fazer a instalação com a /home separada e formatada como NTFS:

sda1 = Windows > 50GB
sda2 = Swap > (256 MB para Desktop ou 3GB para Notebook, por causa da função hibernar)
sda3 = /       > 50GB EXT4
sda4 = /home Com o resto do HD, em NTFS

Com a /home separada e em NTFS eles argumentam que evitaria uma perda de dados como essa, já que ela poderia ser acessada pelo windows
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Andreson Goveia

Citação de: xluisfernando online 10 de Setembro de 2011, 23:14
Se os arquivos estiverem vivos, por live cd você consegue resgatá-los...

Estava lendo no fórum e pesquisando em outros e li uma sugestão interessante para quem usa dual-boot:

Fazer a instalação com a /home separada e formatada como NTFS:

sda1 = Windows > 50GB
sda2 = Swap > (256 MB para Desktop ou 3GB para Notebook, por causa da função hibernar)
sda3 = /       > 50GB EXT4
sda4 = /home Com o resto do HD, em NTFS

Com a /home separada e em NTFS eles argumentam que evitaria uma perda de dados como essa, já que ela poderia ser acessada pelo windows
Eu nunca indicaria uma /home em outro tipo de arquivo se não o "oficial" do linux, no caso Ext4.

sirnivass

Nossa!, quantas respostas em tão curto tempo, vamos por parte:

RonaldoRG

Seguinte, formatei assim: Iniciei o live Cd e por lá fiz a formatação padrão do ubuntu.
Antes de fazer isso usava a 10.04.
Eu literalmente não consigo acessar os arquivos. eles estão lá, sei disso porque o tamanho da unidade está lotada.
Não os vejo, nem com "ver arquivos ocultos". não consigo ver nada. Aparece na pasta home as pastas padrão do Ubuntu e todas vazias, nenhuma tem os arquivos que outrora ali estavam.
Não, como falei eu não formatei a partição home, ela tem espaço ocupado(uns 98%), estão lá os arquivos...

clodoaldops:

Não eu não tive essa iniciativa de tentar visualizar pelo livecd. amanhã faço isso e posto aqui o resultado

xluisfernando:

Como faço para resgatá-los? São pelo menos 100 GB, quando(hipoteticamente) conseguir acessá-los, como faço para recuperá-los?

Andry

Porque não devo usar esse tipo de arquivo?

A todos obrigado pela atenção e me desculpe a ignorância(sou novo aqui...)
"O silêncio também fala, fala e muito! O silêncio pode falar mesmo quando as palavras falham"
Osho

Andreson Goveia

Este tipo de arquivo é para windows e funcionará melhor no windows e não no linux.

clodoaldops

meu hd tem 4 partições
sda1...ntfs...xp
sda2...ntfs...bkp
sda3...swap
sda4...ext4.../

optei por nao usar /home e salvo meus arkivos na sda2
desta forma de reinstalar win2 ou linux eles estão "salvos" na BKP

RonaldoRG

Você já vasculhou na raiz da partição home, ao invés de clicar no link do seu usuário no nautilus?

Pode ter acontecido o seguinte: Na hora que você instalou a versão nova, usou um nome de usuário diferente, assim o sistema criou uma outra pasta de usuário. Mas a pasta do usuário da versão antiga ainda continua na home.

T+.
Ubuntu 12.04