fontes do navegador diferentes das vistas no windows

Iniciado por filosofodebar, 10 de Setembro de 2011, 01:43

tópico anterior - próximo tópico

filosofodebar

Pessoal, estou com o seguinte problema: tenho o win7 (veio no pc) em dual-boot com o ubuntu 11.04, copiei as fontes .ttf da pasta do windows para a ~/.fonts e elas foram reconhecidas pelo sistema (tanto no office quanto pra selecionar nos navegadores). Copiei as configurações de fontes do google chrome (padrão e serif: times new roman, sans-serif: arial, largura pré-definida: courier new, tamanho 16, iso8859-1) e em alguns sites a visualização ficou idêntica a como seria se estivesse utilizando o windows. Só que em outros (notei no facebook e na wikipedia), o visual fica horrível, como se não seguisse o padrão especificado nas configurações do browser. Já testei o linuxmint 11 (baseado no ubuntu 11.04), bem como versões anteriores e o problema persiste. Gostaria, se possível, que alguém me ajudasse a resolver esse problema, pois não faço nem idéia do que seja necessário fazer pra resolver isso, visto que as fontes funcionam normalmente na maioria dos sites.

Grato pela atenção e ajuda de todos.

agente100gelo

Instale o pacote msttcorefonts que adiciona as fontes padrões do Windows.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

filosofodebar

amigo, eu uso as fontes do windows (copiados de windows\fonts) para a pasta a $Home\.fonts), e elas são reconhecidas pelo libreoffice e pelo navegador, mas alguns sites (google.com/ig, wikipedia, gmail, facebook e alguns outros) teimam em não usar as fontes especificadas. De toda forma, quando chegar em casa, instalarei o pacote recomendado. Grato pela resposta.

filosofodebar

Amigo, instalei o ttt-mscorefonts-installer, mas não resolveu o problema. Alguma nova sugestão?

agente100gelo

Citação de: filosofodebar online 11 de Setembro de 2011, 02:14
Amigo, instalei o ttt-mscorefonts-installer, mas não resolveu o problema. Alguma nova sugestão?

Tenta apagar os arquivos em ~/.fonts

wagner basílio

Olá!

acredito que não sejam as fontes, e sim os sites que vc visita. No R7, por exemplo, a fonte que eu vejo tanto no Chrome quanto no Firefox é a Tahoma. Nos dois navegadores,eu uso as fontes DejaVu LGC como principais. Sem falar que outros sites também exibem outras fontes além daquelas que vc especificou. O chrome é muito simplista em matéria de fontes, vc só escolhe fontes com serifa, sem serifa, monoespaçadas e codificação. No firefox vc escolhe grupos des escritas e vc pode especificar que o Firefox só use essas configurações.

Acredito que seja o CSS dos sites que fazem que as fontes fiquem assim. Se alguém tem mais informações a respeito do assunto pode te ajudar também.

até mais!

filosofodebar

Primeiramente, obrigado pela ajuda de todos. Segui as dicas acima e apaguei a pasta ~/.fonts, depois reinstalei o ttf-mscorefonts-installer. Não resolveu o problema. Acredito que realmente tenha algo a ver com o css dos sites, mas não entendo porque no windows os sites aparecem diferentes, mesmo eu tendo as mesmas fontes instaladas... Mais alguma dica?

agente100gelo

Eu creio que não tem relação com css, até porque acesso normalmente. Tentou outro navegador?

wagner basílio

Olá!

como eu falei na mensagem anterior, existem sites que mostram fontes diferentes da que vc especificou, como o R7 e a Wikipédia. eu prefiro o Firefox, nele a Wikipédia exibe as fontes q eu uso. Mas já naveguei por sites q exibiam fontes como Calibri, Verdana e Century Gothic. Repito: o Firefox é o melhor, na minha opinião, para renderização de fontes. Já tentou usar fontes q vem com o Ubuntu , só como teste?

espero q tenha te ajudado, até mais!