Vantagens 32bits e 64bits

Iniciado por chmeireles, 08 de Setembro de 2011, 17:29

tópico anterior - próximo tópico

chmeireles

Senhores,

Boa tarde. Eu estou passando por um dilena e gostaria dos mais entendidos de linux para me ajudar a decidir. Eu explico:

Eu já uso o Ubuntu a cerca de um ano para desenvolvimento de aplicações. Recentemente comprei um laptop em que a arquitetura é de 64bits. Diante disso, resolvi instalar o Ubuntu 11.04 versão 64bits (Óbvio). Está funcionando direitinho, sendo que estou encontrando alguns problemas de compilar alguns pacotes de 64bits, principalmente com o Lázarus. Estou há mais de 15 dias tentando compilar a IDE do Lázarus na versão 64 bits e não consigo. Talvez eu consiga resolver.

Que vantanges os senhores poderiam me listar dos ganhos que terei em manter meu SO em 64bits ou as perdas se eu desinstalar tudo e reinstalar a versão 32bits?

Conto com a ajuda de vocês para tomar essa decisão.

Um forte abraço a todos.

C Henrique M Corbo
Padre Miguel - RJ

asghan

Nunca usei 64bits, até onde sei, a versão 64 tem suporte para mais de 4G de ram, nunca vi ninguém falar em grandes mudanças no desempenho, agora no seu caso q é desenvolvedor não vou saber dizer.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

clodoaldops

Tenho um C2D+4gb/ram+500gb/hdno qual testi ubuntu 32 e 64 bits e não vi nenhuma diferença de desempenho.
Mas eu não uso programas pesados p/ edição imagens/audio/video/3d.

chmeireles

Eu também não programas pesado de processamento de imagens, no entanto, sempre ouvir falar que a versão 64bits utilizava melhor os recursos de hardware.

Diante disso, resolvi perguntar aqui no fórum.

Alguém mais poderia expor uma opinião sobre o assunto?
C Henrique M Corbo
Padre Miguel - RJ

larissartemis

Olá!
A principal vantagem de um sistema 64bits é a quantidade de informação com o qual ele pode lidar sem problemas. Você só notaria uma diferença significativa em servidores, por exemplo. Veja as principais diferenças que encontrei no Oficina da Net abaixo:
32 bits
Vantagens
    Facilidade em encontrar softwares para esta plataforma.
    É o mais indicado para maquinas com baixo desempenho.
    A versão 32bits em geral é mais barata.
Desvantagens
    Só trabalha com no máximo 4gb de memoria RAM.
    Se você decidir instalar um jogo que exige um pouco mais da máquina, o desempenho do sistema ficará comprometido.
    Com a nova plataforma a Microsoft pretende ‘aposentar’ a versão 32 bits.
64 bits
Vantagens
    Lida melhor com altas quantidades de memória RAM.
    Suporta até 128gb de memoria RAM.
    Pode processar o dobro de informações que um computador de 32 bits.
Desvantagens
    Necessita de uma maquina mais robusta para desfrutar de todas as vantagens.
    Versões 64 bits não funcionam em processadores com capacidade inferior.
    Incompatibilidade com alguns softwares.
Fonte: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/hardware/voce-sabe-a-diferenca-entre-32-e-64-bits

Espero ter ajudado :)

chmeireles

Cara Colega Larissa,

Muito obrigado por sua resposta. Ajudou-me muito.  ;)

At.
C Henrique M Corbo
Padre Miguel - RJ