Erro de fechar/salvar no BrOffice 3.3 para Ubuntu 11.04

Iniciado por sugestivo, 25 de Agosto de 2011, 12:50

tópico anterior - próximo tópico

sugestivo

Amigos,

Encontrei alguns tópicos falando disso, mas não exatamente do problema que eu estou vendo aqui.
Seguinte:
Tenho uma partição que acesso pelo Ubuntu 11.04, e enfim, trabalho com diversos documentos nela.
Sempre utilizei sem nenhum problema, mas recentemente, está havendo um problema muito irritante
no BrOffice.

Eu abro um documento (de qualquer tipo, planilha, texto), edito qualquer coisa nele,
clico em salvar (o documento já existia - não foi criado), e o BrOffice fecha o documento!
E aí tento abrir o documento novamente e ele pede para recuperar o documento. Algumas vezes
aparece um erro "entrada e saída", pedindo para escolher um local para salvar o documento. Algumas vezes ele
recupera "com sucesso". Porém, em ambos os casos, ele não recupera o que eu editei no documento! Muito menos o salva, antes de fechar
de maneira inesperada.
Já perdi um bom trabalho e não tem como não dizer que eu estou danado com isso... Não sei se é erro no java, no sei lá o que, mas sei que
o BrOffice tá com a funcionalidade comprometida, e é muito ruim ficar na mão por causa disso.

Por favor ajudem com alguma informação que possa sanar esse problema.

Agradeço a atenção...

Atenciosamente,

Adriano R.N.

Camarada, não tenho uma solução, porém não acredito que seja por conta das partições, aqui (só uso partições nativas) tive um problema de entrada e saída que destruiu uma apresentação que tinha 4mb e ficou com 1,5kb, estava com o 3.3.3. Passei o domingo preparando essa aula e perdi tudo na segunda-feira.

Achei que era porque tinha desligado o netbook direto no botão, como não lembro se a apresentação estava desligada pensei que tinha sido por isso.

Reinstalei o ubuntu 10.04 e estou com o kernel 2.6.32.28, com ele ainda consigo desligar o net normalmente. Instalei a versão do 3.4.2 do libreoffice e aparentemente está funcionando normalmente.

Uma possibilidade é você instalar outra versão do libre (3.3.2 / 3.3.3 / 3.3.4 / 3.4.1 / 3.4/2) e ver se continua o erro.
Se continuar o melhor é ficar com o open/br/office da oracle.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

sugestivo

Só atualizando o tópico:

Depois do que escrevi acima, já tentei desinstalar o BrOffice, incluindo as bibliotecas de arquivo.
Usei o GTK-Orphan e o Ubuntu Tweak para fazer isso. Reinstalei, e o problema continua o mesmo..
Já tentei mudar a extensão do arquivo (era .docx) para .odt, .doc e também nada...
Já tentei executar o BrOffice pelo terminal, para ver se aparecia algum erro na hora que ele fecha... E não aparece nada, erro nenhum.
Já copiei o documento da partição para a minha pasta pessoal (/home/meu_nome/documentos) e o erro continua o mesmo... ou seja, não é problema de permissão!

E curiosamente:
Instalei o Kword (pesado!) para tentar continuar trabalhando, e bizarramente, ele não abre esse documento
que estou usando! Ele diz que o documento não existe!

Não queria me render ao google docs, mas parece que vai ser a única maneira de continuar trabalhando agora...
Cheguei até a pensar que se eu tivesse dual-boot com o windows usaria o MS Office, mas infelizmente, não tenho instalado aqui.
Estou descontente com esse erro, que me fez perder meu trabalho e tempo... é uma pena...

sugestivo

Citação de: Adriano R.N. online 25 de Agosto de 2011, 13:53
Camarada, não tenho uma solução, porém não acredito que seja por conta das partições, aqui (só uso partições nativas) tive um problema de entrada e saída que destruiu uma apresentação que tinha 4mb e ficou com 1,5kb, estava com o 3.3.3. Passei o domingo preparando essa aula e perdi tudo na segunda-feira.

Achei que era porque tinha desligado o netbook direto no botão, como não lembro se a apresentação estava desligada pensei que tinha sido por isso.

Reinstalei o ubuntu 10.04 e estou com o kernel 2.6.32.28, com ele ainda consigo desligar o net normalmente. Instalei a versão do 3.4.2 do libreoffice e aparentemente está funcionando normalmente.

Uma possibilidade é você instalar outra versão do libre (3.3.2 / 3.3.3 / 3.3.4 / 3.4.1 / 3.4/2) e ver se continua o erro.
Se continuar o melhor é ficar com o open/br/office da oracle.

Adriano, obrigado pela dica!!
Cara, é muita frustração perder o trabalho assim né... pelo menos agora eu posso me consolar
sabendo que não fui o único!
Eu estou usando a versão 3.3.3! Uma pergunta bem noob: Como eu posso instalar outras versões?
A central de programas só tem disponível essa versão, 3.3.3. Dei uma olhada no Synaptic também, só ela.
Como eu poderia instalar a 3.3.4 ou 3.3.2??

Adriano R.N.

Para instalar a versão 3.4.2 entre neste site:
http://www.libreoffice.org/download/
1 - Baixe os 3 arquivos referentes a versão mencionada (tenha atenção em relação a numeração e ao .deb)
2 - Deixe os tres arquivos na pasta Download (tem que ser nesta pasta, do contrário o comando abaixo não funcionará)
3 - copie e cole o comando abaixo, acompanhe o processo de instalação, pois será necessário confirmações:

sudo apt-get remove --purge libreoffice*.* && cd Download && tar -vzxf LibO_3.*.*_Linux_x86_install-deb_en-US.tar.gz && cd LibO_3.*.*_Linux_x86_install-deb_en-US/DEBS && sudo dpkg -i *.deb && cd desktop-integration && sudo dpkg -i *.deb && cd ~/ && cd Download && tar -vzxf LibO_3.*.*_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR.tar.gz && cd LibO_3.*.*_Linux_x86_langpack-deb_pt-BR/DEBS && sudo dpkg -i *.deb && cd ~/ && cd Download && tar -vzxf LibO_3.*.*_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR.tar.gz && cd LibO_3.*.*_Linux_x86_helppack-deb_pt-BR/DEBS && sudo dpkg -i *.deb && exit
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

sugestivo

Uhuuuuu
Que massa! Funcionou!
Realmente, acho que esse erro era um problema na versão hein... com você também foi assim..

kdbin

Olá amigos,

Ocorreu este problema comigo. Então baixei a mais recente versão do libreoffice e instalei-o conforme instruções acima citadas. Até aqui tudo bem, sem bugs. Mas não consigo colocar atalho na barra lateral. Quando abro o write escolho a opção de manter o lançador na barra, ele fica na barra, mas não abre. Consigo abrir apenas via aplicativos >> escritório >> write, etc.

Saudações,

Kdbin

kdbin

Olá amigos,

Infelizmente, apesar de colocado a versão mais nova do libreoffice (3.4) o defeito voltou e não posso trabalhar no ubuntu com o broffice. Estou começando a pensar que o problema não é como o broffice mas sim com o próprio ubuntu (unity ou gnome). Porque o problema só acontece quando coloco material na área de transferência e vou colar no write ou no calc. Como uso mais estes programas o defeito aparece neles, mas é provável que pareça em outros também.

Saudações,

kdbin