Ubuntu 11.4 - Dúvidas

Iniciado por soononmoon, 21 de Agosto de 2011, 12:36

tópico anterior - próximo tópico

soononmoon

Olá pessoal,
Estou iniciando no Linux, não sei basicamente nada..
mexo com edição de imagens e preciso instalaro Suite da Adobe (PHotoshop, Illustrator entre outros.. )

1-Baixei o Aplicativo Wine, mas quando abro o instalar do Suite ele carrega e na hora de aparecer as opções de instalação, simplesmente fecha...
2-No Linux não consigo "Clicar e arrastar" Ex: Uma musica para lista de reprodução, um arquivo do programa de FTP para a area de trabalho..?
3- Qual a melhor maneira de instalar programas do Windows no Linux de maneira a atingir o melhor redimento possível? Como instalo Jogos?

No aguardo, muito obrigado.

bawlaw

Olá,
a primeira coisa que voce tem de entender é:
O Linux não é Windows, as aplicaçoes que funcionam perfeitamente em um podem nao funcionar no outro.

1 - O Wine é uma ferramente difícil de usar e requer muita cautela e experiencia
sugiro voce primeiro testar o windows em uma maquina virtual (Virtualbox). Caso voce queira usar o Wine sugiro instala-lo via Playonlinux.

2 - consegue sim.. faço isso o tempo todo  ;D

3 - a melhor maneira para mim é instalar em uma maquina virtual, só utilizo o Virtualbox. Quanto aos jogos aconselho comprar um videogame ou deixar o Windows em dual boot mesmo hehehe  ;)

clodoaldops

Se vc precisa de programas nativos do windows sem substitutos a altura no linux , instale o ubuntu em dual-boot e evite dores de cabeça e gambiarras.
Como dizem por aí: linux não é windows. windows não é linux. programas windows foram feitos p/ rodoar no winodws. o resto é gambiarra!

Tota

Ola soonnonmoon

Citação de: soononmoon online 21 de Agosto de 2011, 12:361-Baixei o Aplicativo Wine, mas quando abro o instalar do Suite ele carrega e na hora de aparecer as opções de instalação, simplesmente fecha...

Quando voce foi ao site do wine para conhecer o pacote e verificar a compatibilidade de programas windows rodando sob este pacote, viu que o nome W.I.N.E. é um acronimo de Wine Iis Not an Emulator.

Logo ele não é um emulador do sistema operacional Microsoft Windows. Ele é um pacote que implementa algumas API's do Windows e não vem com um "sistema" completo.

Citação de: soononmoon online 21 de Agosto de 2011, 12:362-No Linux não consigo "Clicar e arrastar" Ex: Uma musica para lista de reprodução, um arquivo do programa de FTP para a area de trabalho..?

O GNU/Linux é tão somente o seu Kernel e alguns outros componentes como o interpretador de comandos shell por exemplo.

A interface gráfica, bem como o ambiente gráfico não fazem parte do sistema.

algumas distribuições Linux ( uma coletânea de pacotes que incluem o kernel e seus acessorios ) incluem ambientes graficos os mais variados ( Gnome, KDE, LXDE, Enlightenment, Window Maker, XFCE, dentre outros ).

Cada um deles é desenvolvido de forma independente e podem ou não incluir a facilidade do "arrastar e soltar". Aliado a isto, existe a possibilidade também de que o pacote (programa ) de FTP (por exemplo) que é desenvolvido por um terceiro time, independente do kernel e do ambiente grafico ter implementado ou não o "arrastar e soltar" no código.

Para isto voce tem uma infinidade de combinações possiveis que lhe permite escolher o que mais lhe agrada no sistema, não deixando voce "preso" a uma configuração unica como no modelo de distribuição do Windows ( sim o windows é uma distribuição, porém proprietária e paga ).

Citação de: soononmoon online 21 de Agosto de 2011, 12:363- Qual a melhor maneira de instalar programas do Windows no Linux de maneira a atingir o melhor redimento possível? Como instalo Jogos?

A melhor maneira de instalar programas do Windows no Linux é não ter o Linux.

Programas de um sistema não foram pensados e projetados para rodar em outro sistema.

Pense de forma inversa: Como instalar programas do Linux no Windows.

Salvo raras excessões, isto nem é possivel.

Como o GNU/Linux é bem mais poderoso que o Windows, algo pode ser feito, como por exemplo o WINE, o winetricks, o playonlinux, etc. No Windows, ou voce compra ou ( Argggh!!!) pirateia coisa prontas e nem sempre de boa qualidade.

Para jogos o bawlaw já respondeu com propriedade no item 3 dele.

Paixões à parte, Seja Mac OsX, Unix, GNU/Linux ou Windows, etc., nenhum é melhor ou pior que o outro, são apenas sistemas. O que interessa é o que se deseja fazer com eles.

[]'s

mmms

Citação de: soononmoon online 21 de Agosto de 2011, 12:36
Olá pessoal,
Estou iniciando no Linux, não sei basicamente nada..
mexo com edição de imagens e preciso instalaro Suite da Adobe (PHotoshop, Illustrator entre outros.. )

1-Baixei o Aplicativo Wine, mas quando abro o instalar do Suite ele carrega e na hora de aparecer as opções de instalação, simplesmente fecha...
2-No Linux não consigo "Clicar e arrastar" Ex: Uma musica para lista de reprodução, um arquivo do programa de FTP para a area de trabalho..?
3- Qual a melhor maneira de instalar programas do Windows no Linux de maneira a atingir o melhor redimento possível? Como instalo Jogos?

No aguardo, muito obrigado.

Eu tive mesmos problemas que você, também sou novo no linux, só não tive problema de arrastar.
Wine roda muita coisa sim, ele é complicado mas roda, ex: wow eu consegui rodar pelo wine de boa, agora como meu notebook tem um hardware fraco, ficou sem efeito gráfico, mas rodou de boa.
Eu trabalho com design gráfico também, só ia migrar para linux se rodasse Photoshop, Premiere, Flash, 3D. Enfim eu tenho uma máquina Windows 7 e uma máquina linux, estou seguindo conselho de algumas pessoas que vejo aqui, melhor esquecer algumas ferramentas do Windows, por isso nem tentei nada dos softwares acima, estou usando no Windows mesmo no micro e linux notebook.
Creio eu que na minha ignorância melhor maneira é o Wine mesmo, de instalar coisas do windows.
Vou começar hoje uma experiência aqui com notebook, rodar exe portable pelo wine, outra coisa o wow eu não instalei não, puxei a pasta aberta do windows mesmo, no wine configurei o regedit.
Não sei se ajudei muito porque sou noob ainda no linux.
Obs. se der certo eu te aviso, se conseguir rodar portable pelo wine.
Uma dica boa é usar o repositório do próprio linux, ele é muito bom. (Ubuntu Software Center), fica no menu Applications.
Se for usar dual boot instala primeiro o windows e deixa uma partição livre com espaço para o linux, abraço.
Att,
Mateus Medeiros Mendes