Partições do Ubuntu: como adicionais mais GBs para o OS

Iniciado por Ricardo Ruas, 16 de Agosto de 2011, 14:50

tópico anterior - próximo tópico

Ricardo Ruas

Olá pessoal, boa tarde!

Iniciei no Ubuntu dia 14 de agosto de 2011, ou seja, a dois dias atrás. Me interessei bastante pelo sistema pelo fato dele ser gratuito e mais leve, e por ter menos erros que o Windows, além de ser imune aos vírus que atacam o OS do tio Gates.
Enfim, meus caros, gostaria de lhes mostrar o meu problema: Eu tenho um disco de 500 GB da Samsung. Quando eu instalei o Ubuntu, pedi que instalasse ao lado do W7, para que eu usasse-o se fosse preciso. Passaram-se dois dias e eu percebi que a maioria das funções do windows, estavam disponibilizadas no Ubuntu, e que eu raramente precisaria utilizar esse sistema. Então, pensei em reduzir o espaço que o windows está consumindo no meu disco (que é a metade dele), e deixa-lo somente com 80 gigas. Então, estava mexendo no gparted, e diminuindo o espaço do sistema. Até que eu fiquei com um espaço não alocado, no qual era necessário formatar. Tudo bem, formatei para ext4, , mas eu queria uni-la à partição do Ubuntu, para que não ficassem duas partições do mesmo OS separas. Teria como fazer isto?

Um abraço à todos!

Adriano R.N.

Vamos por partes:
1º Coloque o live cd do ubuntu e dê boot
2º com o gparted exclua a partição nova (essa ext4 que acabou de criar)
3º Redimencione a partição onde está o ubuntu. (o ideal é que o espaço não alocado esteja próximo da partição do ubuntu).

Obs:
1 - Faça backup dos seus dados, lembre-se que mexer com partições é uma operação arriscada.
2 - Não interrompa o processo do gparted quando estiver redimencionando. Se o fizer terás sérios problemas de perda de dados.
3 - Avalie com carinho se realmente é necessário fazer isso agora, lembre-se que você está conhecendo o Ubuntu e possivelmente terás problemas com algum acessório que não vai funcionar como deveria. (webcam, celular, impressora, filmadora... sempre tem um para nos apurrinhar)  ;)
4 se realmente resolver um dia usar só ubuntu em 99,99% do tempo, o melhor seria criar uma partição para o sistema / e outra para dados /home. Veja o meu caso no netbook (não tenho windows):

sda1 13gb / (onde fica o sistema)
sda2 213gb /home (onde ficam meus dados)
sda3 1gb Swap
sda4 7gb (uso para testar versões de línux)
Boa sorte e Muito AXÉ!!!