Como criar um usuário em um grupo já existente pelo terminal?

Iniciado por dgo08, 26 de Julho de 2006, 15:55

tópico anterior - próximo tópico

dgo08

É o seguinte,eu to com problemas,para criar um novo usuário,mas adicionando ao mesmo tempo ele em um grupo já existente no sistema,como que faço isso?To no Ubuntu Dapper Drake.
Eu preciso fazer isso com comandos,pq tenho que bolar um script de criação de novos usuários que verifica se o usuário já existe lá no passwd,e em seguida ele deve perguntar para quem está usando o script a qual grupo o usuário vai pertencer,mas pra ficar do jeito que eu preciso eu não posso criar um grupo novo (pois por padrão para cada usuário é criado um grupo casa ele não seja atribuido a outro grupo durante a criação).Eu tenho que adicionar o user a um grupo existente mesmo.
Lá na escola eu uso o Mandriva 2006,e pra isso basta colocar adduser -g seguido da ID do grupo,mas aqui no Ubuntu isso não funciona,daí meu trabalho não vai pra frente.

Lamego

sudo adduser test -g admin
Aqui no meu Dapper funcionou perfeitamente :)
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

dgo08

Citação de: Lamego online 26 de Julho de 2006, 16:27
sudo adduser test -g admin
Aqui no meu Dapper funcionou perfeitamente :)
ah cara já vi onde eu tava errando.
É que lá na escola é usado o Mandriva 2006,e nele usamos o adduser e esse não ta funcionando aqui dessa forma,se eu usar o adduser sem dizer o grupo ele cria o user sem problema mas criando um novo grupo para cada user.Agora que usei esse useradd funcionou perfeitamente,crio o user e especifico o grupo e funciona.
Valeu pela ajuda.