Erro - Servidor não inicia

Iniciado por ramonfmendes, 01 de Agosto de 2011, 02:58

tópico anterior - próximo tópico

ramonfmendes

Olá Pessoal!
Sou novo, por aqui e no uso do Ubuntu também...

Trabalho em uma empresa junior e a gente utiliza o Ubuntu como servidor para compartilhamento de arquivos.
Agora sou responsável pela TI lá e não sei nada de nada! hehehehe

O servidor não está iniciando, quando liga aparece uns erros como:

/dev/sda1: clean (numero grande) blocks
/dev/sda2: clean (numero grande) blocks
[...]
init: ureadahead-other main process terminated with status 4

(amanhã copio o erro todo aqui)

Já olhei com um técnico e ele disse que isso acontece porque estamos desligando o servidor no "dedão" (como ele não tem teclado e tela ligados a ele a gente só mandava o dedão no CPU).
Ele disse que o Ubuntu tenta corrigi esse erro tota vez que inicia mas como ele é repetido várias vezes chega a um ponto que ele não consegue corrigir sozinho.

Gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar a corrigir este erro.

Aviso que sou bem iniciante mesmo, mas podem falar ai o que tenho que fazer que pesquiso no google se for preciso... hehhehe

To querendo muito aprender! o/

Valew pessoal
;D

zekkerj

CitarAgora sou responsável pela TI lá e não sei nada de nada! hehehehe
Caramba... ::)

CitarJá olhei com um técnico e ele disse que isso acontece porque estamos desligando o servidor no "dedão" (como ele não tem teclado e tela ligados a ele a gente só mandava o dedão no CPU).
E ele tem toda a razão. Nenhum (nenhum!!!) sistema se desliga no dedão, nem o Windows.

CitarGostaria de saber se vocês poderiam me ajudar a corrigir este erro.
Eu poderia te sugerir alguns procedimentos pra corrigir o sistema de arquivos corrompido, mas provavelmente vocês vão corrompê-lo novamente, ou cometer outro erro grave, do tipo não ter backups regulares dos seus dados, ou não ter uma infra-estrutura elétrica segura, etc.

Vou te dar uma sugestão melhor... contrate alguém que entenda do que está fazendo. Sai mais barato do que reconstruir seu sistema do zero, quando acontecer a catástrofe (e ela vai acontecer).
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

ramonfmendes

valew pela dica zekkerj.

Mas o que acontece é que tava precisando  do sistema funcionando hoje.

A gente já tem uma empresa que nos auxilia nessa área, foram até os que criaram o nosso compartilhamento de arquivos.
Mas o problema mesmo é que não queríamos ficar dependendo deles para tudo. Porque cada vez que o técnico vem aqui é no minimo 100 reais e nos não temos esse dinheiro, principalmente agora.
O intuito era que eu, e mais dois da empresa, que estamos responsáveis por TI, aprendêssemos a resolver esses problemas (nem que seja na marra! hehehe)

Para o negocio de desligar direto no CPU já consegui uma solução (coloquei um teclado e agora só desligamos por atalho).
Aos poucos vamos aprendendo e nos adaptando para ter mais segurança e uma TI melhor... o/

se alguem puder me ajudar ai...
vlw

ramonfmendes

o erro é o seguinte:

Citarfsck de util-linux-ng 2.17.2
fsck de util-linux-ng 2.17.2
/dev/sda1: clean, 63415/3055616 files, 555043/12206848 blocks (verificar na montagem 5)
/dev/sda2: recuperando 'journal'
/dev/sda2: clean 30459/16424960 files, 5963909/65673728 blocks
init: ureadahead-other main process (721) terminated with status 4

alguem pode me ajudar? xD

vlw

zekkerj

CitarPara o negocio de desligar direto no CPU já consegui uma solução (coloquei um teclado e agora só desligamos por atalho).
Vc sabe que pode desligar a máquina por acesso remoto,  não?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

Citação de: ramonfmendes online 01 de Agosto de 2011, 14:54
o erro é o seguinte:

fsck de util-linux-ng 2.17.2
/dev/sda1: clean, 63415/3055616 files, 555043/12206848 blocks (verificar na montagem 5)
/dev/sda2: recuperando 'journal'
/dev/sda2: clean 30459/16424960 files, 5963909/65673728 blocks
init: ureadahead-other main process (721) terminated with status 4

alguem pode me ajudar? xD

vlw

Dê boot com o LiveCD de instalação e use o modo de recuperação pra verificar as partições do sistema.

ramonfmendes

Citação de: zekkerj online 01 de Agosto de 2011, 14:56
CitarPara o negocio de desligar direto no CPU já consegui uma solução (coloquei um teclado e agora só desligamos por atalho).
Vc sabe que pode desligar a máquina por acesso remoto,  não?

como assim desligar por acesso remoto? Desligar por outro computador? Não sabia não.
Valew, vou pesquisar isso...

e vou tentar a recuperação agora...

zekkerj

Citarcomo assim desligar por acesso remoto? Desligar por outro computador? Não sabia não.
Sim... basta ativar o acesso remoto (em modo texto: "sudo apt-get install ssh"), abrir a sessão de acesso remoto (novamente em modo texto, vc usa um programa como o PuTTY ou o Teraterm pra abrir o acesso remoto), e mandar o comando pra desligar a máquina (modo texto: "sudo halt").

ramonfmendes

Citação de: zekkerj online 01 de Agosto de 2011, 14:58
Dê boot com o LiveCD de instalação e use o modo de recuperação pra verificar as partições do sistema.

não consegui entrar pelo modo de recuperação, como faço?

E mais uma coisa, o meu servidor é Ubuntu 10.04 e o CD que tenho aqui é o do Ubuntu 11.04, tem problema?

Abraço

zekkerj

O ideal é que fosse da mesma versão, mas não vai chegar a te atrapalhar não. Atrapalharia mais se você usasse um LiveCD mais antigo, pq poderia pegar um sem suporte ao sistema de arquivos usado na partição.

Se não tem um modo de recuperação visível, você pode usar o boot normal do LiveCD ("Testar o ubuntu sem instalar nada"), abrir uma janela de comandos em modo root, e usar os comandos abaixo pra verificar suas partições:

fsck /dev/sda1

fsck /dev/sda2

ramonfmendes

Acho que não deu, pq apareceu:

Citarfsck.ext2: Permission denied while trying to open /dev/sda1
You must have r/w access to the filesystem or be root

apareceu a mesma coisa para os dois.

ramonfmendes

rodei o comando com sudo na frente e aparentemente deu.
mas continua dando o erro.

quer que copie aqui o que apareceu?

zekkerj

ramonfmendes

apareceu o seguinte:

e2fsck 1.41.14 (22-Dec-2010)
/dev/sda1: clean, 63418/3055616 files, 555526/12206848 blocks

e pro segundo:

e2fsck 1.41.14 (22-Dec-2010)
/dev/sda2: clean 30475/16424960 files, 5965789/65673728 blocks

tava: 'ubuntu@ubuntu:~$' e rodei com o comando 'sudo' na frente do que vc me passou.

ramonfmendes

tava seguindo umas dicas aqui e fiz esses procedimentos:
CitarA-1 - Mais simples de todas - Site Ubuntu/community/help

Inicialize pelo Live CD do Ubuntu 9.10.
Se esqueceu ou não sabe qual a partição do seu Ubuntu, entre no Terminal (Aplicativos > Acessórios > Terminal) e digite :
Código:
sudo fdisk -l

ubuntu@ubuntu-desktop:~$ sudo fdisk -l
password for ubuntu:
Disco /dev/sda: 160.0 GB, 160041885696 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 19457 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Identificador do disco: 0x7402e25b
Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        4649    37343061    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda2            4650        5683     8305605   83  Linux
/dev/sda3            5684       19457   110639655    f  Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/sda5            5749       19457   110117511    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda6            5684        5748      522049+  82  Linux swap / Solares

Monte a partição : (Troque sda2 pela partição do seu Ubuntu).
Código:
sudo mount /dev/sda2 /mnt

Reinstale o GRUB 2 :
Código:
sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda
Reinicie o computador.

Daí reiniciei e agora para em uma tela diferente da que tava.
Na tela tem um texto esplicativo em cima e em baixo só está escrito:
"grub>"

tá pior ainda do que já tava... e agora?
que que eu faço?
nuuu to perdidaço