Gnome 3 é a melhor opção gráfica?

Iniciado por issao, 29 de Julho de 2011, 21:46

tópico anterior - próximo tópico

issao

Olá a todos, comecei a utilizar o ubuntu a pouco tempo e tenho muitas dúvidas. Eu gostaria de saber melhor:

1) o que é o gnome.
2) se ele substitui outros ambientes gráficos quando instalado.
3) se é seguro e mais sofisticado do ponto de vista visual do que o originalmente instalado na distro.

Alguém pode me passar um link com um passo a passo seguro de instalação sem bug? (se isso existir é claro)

Ubuntu 11.04 32 bits  pae

core i7 2620
4Gb ram ddr 3
750 hd

agente100gelo

O Gnome é o padrão do Ubuntu. É um projeto com um conjunto de programas com um direcionamento gráfico (http://gnome.org).

Recentemente o Projeto Gnome seguiu um caminho gráfico (gnome-shell http://www.gnome.org/gnome-3/) enquanto o Ubuntu seguiu outro (Unity) mas ambos rodam sobre o Gnome.

A coisa e bem complicada, mas é por aí ;)

Até tentei instalar o Gnome-shell no Ubuntu mas não rodou legal.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

issao

Bom saber, eu estava pensando em instalar mas acho que vou passar por enquanto. Você sabe como melhorar o ambiente gráfico do ubuntu?

Como faço para aparecer aquela opção de extras na janela "preferências de aparência"? Só para constar eu já possuo o compizconfig.

E como faço para alterar a tela do login?

rafaelsarilho

Citação de: issao online 29 de Julho de 2011, 21:46
   Olá a todos, comecei a utilizar o ubuntu a pouco tempo e tenho muitas dúvidas. Eu gostaria de saber melhor:

1) o que é o gnome.
3) se é seguro e mais sofisticado do ponto de vista visual do que o originalmente instalado na distro.

Alguém pode me passar um link com um passo a passo seguro de instalação sem bug? (se isso existir é claro)

Ubuntu 11.04 32 bits  pae

core i7 2620
4Gb ram ddr 3
750 hd
Bom, se não estiver errado:
1) Gnome é um conjunto de aplicações e uma interface (atualmente o Gnome-Shell no Gnome 3)
2) Ele (o Gnome) vem por padrão no Ubuntu (mas sem o Shell), mas existem muitos outros ambientes gráficos, como o KDE, XFCE, LXDE, Enlightenment... Ambos fazem o mesmo, um conjunto de programas e uma interface. (eles podem ser instalados no Ubuntu)
3) O Gnome vem instalado por padrão no Ubuntu, mas com a interface Unity, para entrar no Gnome Classic você pode alterar na tela de logín, a questão de visual eu prefiro o KDE, mas isso é questão de gosto mesmo. Para saber qual você mais vai gostar é experimentando.
Isso é meio complicado de entender hehe.
OBS: Me corrijam se eu estiver errado em algum ponto.
Até Breve... :D

rruella

entendi que o Enlightenment pode ser instalado no ubuntu...? seria isso mesmo?

Citação de: rafaelsarilho online 29 de Julho de 2011, 22:20
Citação de: issao online 29 de Julho de 2011, 21:46

1) o que é o gnome.

Ubuntu 11.04 32 bits  pae

core i7 2620
4Gb ram ddr 3
750 hd
Bom, se não estiver errado:
1) Gnome é um conjunto de aplicações e uma interface (atualmente o Gnome-Shell no Gnome 3)
2) Ele (o Gnome) vem por padrão no Ubuntu (mas sem o Shell), mas existem muitos outros ambientes gráficos, como o KDE, XFCE, LXDE, Enlightenment... Ambos fazem o mesmo, um conjunto de programas e uma interface. (eles podem ser instalados no Ubuntu)
3) O Gnome vem instalado por padrão no Ubuntu, mas com a interface Unity, para entrar no Gnome Classic você pode alterar na tela de logín, a questão de visual eu prefiro o KDE, mas isso é questão de gosto mesmo. Para saber qual você mais vai gostar é experimentando.
Até Breve... :Da de logín, a questão de visual eu prefiro o KDE, mas isso é questão de gosto mesmo. Para saber qual você mais vai gostar é experimentando.
Até Breve... :D
Dar como resolvido, ou como solucionado um tópico seu:

http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

Paulo Correa

rruella acho que sim, como o KDE, xfce...

rruella

vou tentar primeiro numa virtual
obrigado paulo

Citação de: Paulo Correa online 30 de Julho de 2011, 07:49
rruella acho que sim, como o KDE, xfce...

rafaelsarilho

Citação de: rruella online 30 de Julho de 2011, 06:12
pode ser instalado sim, procure na central de programas por E17, mas recomendo você testar primeiro no virtualbox

issao

Como faço para aparecer aquela opção de extras na janela "preferências de aparência"? Só para constar eu já possuo o compizconfig.

E como faço para alterar a tela do login?

rruella

obrigado amigo rafaelsarilho,
já o tenho instalado, e agora vou customizar-lo a minha maneira para ver se compensa em relação ao bodhi.

Citação de: rafaelsarilho online 30 de Julho de 2011, 11:19
Citação de: rruella online 30 de Julho de 2011, 06:12
pode ser instalado sim, procure na central de programas por E17, mas recomendo você testar primeiro no virtualbox

Yaakov Bourne

Issao, para alterar a tela de login, de modo gráfico e mais facilmente, pode-se utilizar o "Ubuntu Tweak". Nele tem a opção "Configuração de Login" que te permite alterar a tela de fundo do login.
Yaakov Bourne.

issao

eu procurei esse "ubuntu tweaK" no synaptics e nos aplicativos mas não encontrei nada, alguém pode me dizer onde encontro esse pacote?

platao

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

xluisfernando

Testei o Gnome 3 no fedora. Considerando apenas a aparência, reparei que o estilo não combina muito com o ambiance do Ubuntu, especialmente porque nas janelas predomina a cor secundária (cinza). Além disso, é bem diferente do padrão de menus do 2.30. O jeitão dele lembra o Unity (ainda não me acostumei com o unity, mas achei bem prático o gnome shell)

Como testei no fedora, que aqui apresentou alguns bugs, não sei precisar se a eficiência dele no carregamento é melhor que a do 2.30. No Ubuntu 10.04 LTS, o Gnome 2.30 as vezes apresenta bug no carregamento do painel superior, ora duplicando o ícone de rede, ora duplicando a hora e o nome de usuário, escondendo o botão de desligar.

Agora, responder se é a melhor opção gráfica... É questão de gosto e de adaptação do usuário. Particularmente, prefiro o Gnome ao KDE, apesar de ter entrado no mundo Linux pelo Kurumin.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS