Qualcomm Mobile: Gobi1000 é suportado?

Iniciado por Eekhoorn, 28 de Julho de 2011, 11:28

tópico anterior - próximo tópico

Eekhoorn

Olá, gostaria de saber se o hardware WWAN Qualcomm Mobile: Gobi1000 é suportado de forma nativa pelo Ubuntu 11.04, isto é, ligar e usar.
Pergunto isso porque tenho um HP DV2 1120BR e queria usar Ubuntu nele, mas antes quero ter certeza de que no mínimo a Internet Móvel vai funcionar.

Att.

Tota

ola

a melhor forma de descobrir é baixando o ubuntu, gravando a imagem num cd e usando em modo live cd ( testar sem instalar) para saber

ou pesquisar no forum e na internet pelo modelo de seu notebook

[]'s

Eekhoorn

Citação de: Tota online 28 de Julho de 2011, 13:50[...] a melhor forma de descobrir é baixando o ubuntu, gravando a imagem num cd e usando em modo live cd [...]
Olá Tota, eu fiz isso agora pouco e ele fica me informando que esta usando 'Drivers restritos' ou algo assim e não encontra nenhum dispositivo WWAN (Gobi1000).

O que eu posso fazer? tem solução?
Att.

Tota

Entre com o live cd e use os comandos em terminal:lsusblspci

o usb para dispositivos usb e o pci para os dispositivos pci, já que não sabemos se esta placa usa barramento usb ou pci.

( se a maquina tiver chave liga/desliga para a placa de rede, esta deverá estar em "ligado" para os testes)

Vai aparecer algo parecido com:

CitarID 1234:1234 WWAN Qualcomm Mobile

Anote este numeo ID 1234:12324 que será unico para esta placa. Com isto um Linux + ID 1234:1234 no google pode te dar a resposta.

Lembre que este ID1234:1234 é ficticio, use o de sua placa.

Quanto a usar drivers restritos, verifique quais são eles em =>drivers de hardware

[]'s

Eekhoorn

Olá novamente!

Fiz tudo isso, mas não encontrei uma explicação clara sobre a solução do problema, mas descobri que o Gobi1000 é o famoso HP un2400 EV-DO/HSDPA. Existe na Internet bastante comentários sobre como usar esse dispositivo no Linux, mas em fim não consegui fazer com que funcionasse. Dizem que é possível... mas acho que é só teoria.

Att.

Tota

Citação de: Eekhoorn online 30 de Julho de 2011, 09:40Dizem que é possível... mas acho que é só teoria

Se voce está dizendo....

Normalmente, voce deveria colocar um chip de sua operadora, acionar a chave para ligar a placa ( pagina 3 do manual )

Isto feito, no GNU/linux voce pode tentar baixar e instalar o firmware dele => http://www.codon.org.uk/~mjg59/gobi_loader/

e depois seguir a dica de => http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-1008200.html

Mas se acha que é só teoria, boa sorte.

[]'s