Temperatura da Placa mãe

Iniciado por NanukeX, 25 de Julho de 2011, 09:01

tópico anterior - próximo tópico

NanukeX

Ola pessoal tenho uma Asus M4A785-M a temperatura dela depois de 1 hora ligado fica em torno de 43 a 45 C, gostaria de saber se esta temperatura e aceitavel ?

druidaobelix

Não vejo nenhum problema em a motherboard trabalhar nessa temperatura.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

NanukeX

Citação de: druidaobelix online 25 de Julho de 2011, 11:51
Não vejo nenhum problema em a motherboard trabalhar nessa temperatura.

Esta temperatura pode ser considerada aceitável então, com qual temperatura para placa mãe devo me preocupar ?

asghan

Cada placa mãe tem um valor aceitável, e alguns modelos não sei se é o caso da sua, possuem dispositivos de segurança caso a mabo ou até mesmo o processador atinjam uma temperatura limite, passe a desligar o pc desativando a fonte ! Entre na Bios da sua placa e verifique isso !
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

druidaobelix

Sem ver o projeto específico, pois que vai variar de um para outro, "cinquentinha" (50oC) é um bom número.

Um sistema razoável de circulação de ar não deveria deixar passar disso, mas veja que isso também é relativo, por exemplo, se o cidadão mora no deserto do Saara a temperatura ambiente já é muito alta. Na prática vejo sistemas trabalhando a 65oC e sem problemas.

A questão na verdade é de outra natureza.
O excesso de variação térmica (e não apenas o valor absoluto) em alguma medida reduz a vida dos componentes e no caso da base da placamãe, pela espécie de material com que é feita, pode ocasionar ressecamento que, por sua vez, tornando-se mais inelástico, pode ocasionar o rompimento do circuito impresso feito de cobre, embora o cobre possua um bom grau de maleabilidade (por exemplo, um fio de cobre não se rompe ao dobrarmos ele).

Outro componente que muito sofre com altas temperaturas são os capacitores, em tese é melhor que sejam sólidos.
Por exemplo, a fabricante Gigabyte diz que os seus "Japanese Solid Capacitors" possuem MTBF ("Mean Time Between Failures" ou período médio entre falhas) de 50.000 horas, o que corresponde a algo como 5 ou 6 anos ligados 24 horas por dia.

A regra geral, em abstrato, é que os sistemas de computadores (eletrônicos em geral) trabalham melhor em temperaturas mais baixas, porém isso é relativizado com a questão da rápida obsolescência dos equipamentos.

É possível construir um sistema, por um alto custo, que funcione, digamos, em temperatura constante de 20oC, e até menos se quiser, o que seria o paraíso eletrônico, aumentando substancialmente a vida útil do equipamento, apenas que não compensa economicamente fazer, pois que a longa vida conseguida pagando esse preço apenas resultará num equipamento tecnologicamente ultrapassado.
www.arredondar.org.br

druidaobelix

Por curiosidade fui verificar o manual dessa placa e lá consta:

"This motherboard should only be used in environments with ambient temperatures between 5oC (41oF) and 40oC (104oF)."

Ou seja, segundo o fabricante, o limite estaria em 40o.C, que coisa. :-(

Página 8 do manual em inglês (E4937_M4A785-M-manual.zip)

Editando:

Oops, li errado.
A frase acima está dizendo "ambient temperatures" e não a temperatura da placa em si, mantenho que 'cinquentinha' não frita.

Bem, de qualquer forma, à vista dessa especificação, dependendo do local em que o gabinete está instalado, com maior ou menor ventilação, veja se não é o caso de mudar o fan do gabinete para um de 100mm ou 120mm (normalmente é 80mm), se for possível, ou ainda adicionar um equipamento auxiliar de ventilação interna usando uma abertura normalmente destinada a uma placa pci (me refiro a algo como Cooler Exaustor Blower Fox Evercool). Tenho um desse num dos computadores mais "velhinhos" aqui, tem controle para duas velocidades, apenas que é um pouco barulhento.
www.arredondar.org.br