Notebook novo não instala o ubuntu e para no initramfs

Iniciado por Anderson Abreu, 23 de Julho de 2011, 10:24

tópico anterior - próximo tópico

Anderson Abreu

Olá Pessoal!

Sou usuário do ubuntu faz algum tempo. Já tive alguns problemas e consultando o fórum consegui resolve-los, mas a gora o bicho pegou.
Comprei um notebook dell inspiron com o processador i5, 6gb de ram, placa de vídeo dedicada amd e 500 gb de HD.
Eu tento instalar o ubuntu e o linix mint (que é quase a mesma coisa) e ele para no famigerado initramfs. Criei um CD com o10.04 e não foi. Criei um pendrive com o 10.04 e o 11.04 e nada, todos param no initramfs. O pior é que eu não consigo alternar para o modo texto, fico com aquela tela e com o tracinho. Nem me dá a possibilidade de dar um comando. Eu nem consigo instalar o ubuntu. Tenho o windows 7 que odeio e não queria instalar dentro dele.
Já procurei aqui no fórum uma solução e nenhuma funcionou.
Vocês podem me ajudar? Me dar um passo a passo?

Agradeço imensamente.

Anderson Abreu

Anderson Abreu

Vamos lá!

Antes de mais nada eu gostaria de agradecer muito!

Sobre o primeiro tópico sugerido: quando e como eu entro com os parâmetros sugeridos? Cara, ele não dá tela alguma, aparece a tela do ubuntu e vai parar no initramfs.

Quanto ao segundo tópico sugerido. Antes de baixar o alternate me diz porque esse funciona e os outros não? O alternate permite que eu faça instalação simples e limpa?

Grato e aguardo resposta.

Tota

Ola Anderson Abreu

Minha questão aqui é saber "como" gravou estes cd's.

Uma imagem .ISO é um arquivo comprimido. Deve ser gravado diretamente e descompactado pelo proprio programa de gravação, nunca com os winzip da vida.

Explique como fez as gravações da midia pelo seu windows, que programa usou, etc. uma vez que o programa gravador de cd's nativo do windows não se presta a criar midias a partir de uma imagem .ISO.

A velocidade de gravação é importante, logo gravar na velocidade mais baixa possivel por seu gravador ajuda a diminuir erros no disco.

Finalmente a qualidade da midia é fundamental. Midias ruins = copias pessimas.

O erro no inicio de não carregar "initramfs" ( Init Ram File System ) que traduzindo em miúdos significa que o kernel comprimido não foi descompactado para a memória no boot do sistema.

Isto sugere inicialmente erro na gravação da midia como exposto. O processo inciador do sistema (init) tenta mandar o kernel para a memoria ram mas ou não encontra memoria ou não encontra o kernel dando o erro.

Como sua memoria existe (tem aí o windows para comprovar) o pau é mesmo no kernel. Como o kernel existe (tem que haver no cd pois sem ele o sistema não existe como tal ) o problema é na midia, seguindo esta linha de raciocínio.

Teste este disco por erros, experimente em outra maquina ou refaça os passos de gravação da .ISO para ter certeza que o problema não é midia com defeito, para só depois verificar problemas na máquina.
Baixe uma nova .ISO e verifique o MD5SUM pois pode ser que baixou ISO's corrompidas.

Altere o local de onde está baixando as .Iso => https://launchpad.net/ubuntu/+cdmirrors

Baixe de um local proximo a voce.

Quando tudo correto e testado, entre na Bios de sua maquina e altere os parâmetros de energia, leitura de ram, etc. teste pois alguma trava pode existir.

Só depois disto é que parametros de inicialização devem ser tentados, pois só depois do sistema carregado na Ram isto será possível.

Pela minha ótica, seu problema está antes do Ubuntu ( Midia+ajuste de Bios )

[]'s

Anderson Abreu

Caras, Um milagre!

Fui fazer as verificações e resolvi gravar os CD's novamente pois eu tava tentando dar boot pelo pendrive, para minha surpresa deu tudo certo e iniciou pelo cd e deu tela. Acho que consigo instalar. Aí fui fazer a experiência com o linux mint (gosto pq é mais bonitinho, sem boiolagem por favor) e também deu certo.
Finalmente acho que vou me livrar do windows 7.
Agora quero esclarecer uma dúvida rápida. Meu notebook tem 6 gb de ram. Qual deve ser a solução? 64 bits? Ou 32 bits e depois instalo o kernel pae ou server?
O kernel pae enxerga os 6 gb de ram? Qual a melhor solução para aproveitar melhor o desempenho do pc.

Outra dúvida: qual o problema de usar pendrives para dar boot?

Agradeço imensamente.

Abraçaõ

Tota

Oba!!!

Então eu estava com a razão, era um pau antes do Ubuntu....

Quanto ao mint o melhor é o LXDE 11 mesmo em rc2 deve bootar em sua maquina nuns 15 segundos e desligar em 5.

O melhor mesmo é o 64 bits sem duvida. Quase tudo já foi portado para arquitetura 64

Usar o pae para seus gigas funciona, mas o sistema vai sempre ler blocos de 32 bits e voce tem mais poder de processamento aí para gerenciar blocos de 64 bits, log, usa o 64 sem discussão.

O problema em usar pendrives para dar boot são dois:

1) pendrive "chulé" , de marca duvidosa tem chip com um indice de leitura/gravação ruim e instável, corrompendo dados ( pen drive ruim é só para arquivos pequenos tipo .doc, .odt )

Se seu pen é de "boa familia", original ( Sansa{os melhores do mundo}, Kingston, etc. ) esqueça esta parte.

2) Um tremendo bug que ainda existe no unetbootin ( e no original do Ubuntu que usa o "engine" do unetbootin ) na parte do "persistent mode" ou modo persistente, fazendo que algumas gravações dêm pau.

Tenho um Sansa de 16 gigas, espaço de sobra, e às vezes não grava uma .ISO, tenho que repetir umas duas vezes até ele "digerir" os dados depois de alterar o "persistent mode", só aí a coisa funciona.

[]'s

Anderson Abreu

Apenas um último esclarecimento.

Meu processador é um i5 de 32 bits e tenho 6 gb de ram. A recomendação é de usar um sistema para 64 bits? É isso mesmo? Quero ter a certeza para fazer uma instalação limpa.
Vou instalar nesse domingo e posto o resultado aqui no fórum.
Depois que tiver resolvido eu tenho que alterar o título né?

Grato.

Abraço!

Paulo Correa

Isso mesmo para ajudar outros usuários que possam precisar do seu tópico para referência de pesquisa

O Tota também contribui nas artes cênicas http://www.youtube.com/watch?v=cW8isbYhR_M

No link mostra como fazer.

T+

Tota

Citação de: Anderson Abreu online 23 de Julho de 2011, 20:00

Meu processador é um i5 de 32 bits e tenho 6 gb de ram. A recomendação é de usar um sistema para 64 bits? É isso mesmo?

I5 de 32 bits? Então para quê 6 gigas de ram, se a arquitetura geral para 32 bits gerencia no maximo 4 gigas de ram?

Um i5 pode ter 32 nanometros de espessura, mas gerencia um barramento de 64 bits.

Tenho certeza que seu processador é de 64 bits.

[]'s

Andreson Goveia

Citação de: Tota online 23 de Julho de 2011, 23:50
Citação de: Anderson Abreu online 23 de Julho de 2011, 20:00

Meu processador é um i5 de 32 bits e tenho 6 gb de ram. A recomendação é de usar um sistema para 64 bits? É isso mesmo?

I5 de 32 bits? Então para quê 6 gigas de ram, se a arquitetura geral para 32 bits gerencia no maximo 4 gigas de ram?

Um i5 pode ter 32 nanometros de espessura, mas gerencia um barramento de 64 bits.

Tenho certeza que seu processador é de 64 bits.

[]'s

O meu é um Core I3 e é 64 bits quanto mais um I5.

Anderson Abreu

Meu caros!

Agradeço imensamente a ajuda. Sempre que procurei respostas nem precisei postar nada no fórum, mas dessa vez estava demorando demais de achá-la tive que recorrer a vocês.

Vamos em frente! Muito obrigado!

Abração!

Anderson Abreu

Valeu mesmo! O serviço que todos vocês prestam aqui é muito valioso e importante.
Quebra o maior galho!

Anderson Abreu

Tota, Meu caro.

Estou com problemas. Gostaria de saber se pode me ajudar. Si que aqui não é o local apropriado, se vc quiser pode ser em outro local.
Minha placa de vídeo é uma AMD Radeon™ HD 6470M 64-bit, 512MB e minha placa de wifi é uma Intel® Centrino® WiFi Advanced-N 1030 (802.11bgn/bt3) e não consigo fazer funcionar de jeito nenhum.
O vídeo até consegui instalar o drive de vídeo mas não consigo explorar o potencial da placa. Tenho o drive mas ele não funciona, não consigo utilizar o compiz.
Já a rede sem fio não vai nem a pau. O Bluetooth fimciona e instalou na boa, mas a rede sem fio nem da sinal de vida.
Tem como me ajudar?

Grato.

Anderson Abreu

Tota

Ola

Crie um novo topico, nas sessões correspondentes do forum para cada problema.

Fica mais fácil.

[]'s