Problemas com permissões de acesso no firebird no ubuntu 10.10

Iniciado por lucas_kaue, 15 de Julho de 2011, 17:03

tópico anterior - próximo tópico

lucas_kaue

Prezados,

Estou com o seguinte problema:

Preciso configurar um Banco de dados Firebird 1.5 no ubuntu 10.10, bom os passos de baixar os fontes e instalar deu certo, testei o acesso ao banco também deu certo. Agora eu preciso rodar um script para gerar uma base de dados na pasta que o banco foi instalado /opt/firebird/dados ai é que vem o problema. Quando tento rodar esse script surge a seguinte mensagem de erro:

$ sudo /opt/firebird/bin/./gbak  -C -P 4096 /opt/firebird/dados/tmp/freedom.fbk localhost:/opt/firebird/dados/freedom.fdb
gbak: ERROR: Your user name and password are not defined. Ask your database administrator to set up a Firebird login.
gbak: ERROR: failed to create database localhost:/opt/firebird/dados/freedom.fdb
gbak: Exiting before completion due to errors

Bom analisando o erro, o problema esta claro que é permissão de usuário ao grupo firebird, executei o comando para verificar qual o usuário o firebird está usando:

$ ps aux | grep firebird
root      1337  0.0  0.0   4084  1528 ?        S    09:32   0:00 /opt/firebird/bin/fbguard -f
root      1338  0.0  0.0  47680  3796 ?        Sl   09:32   0:00 /opt/firebird/bin/fbserver
1000      8056  0.0  0.0   8980   872 pts/0    S+   16:39   0:00 grep --color=auto firebird

Ok, o root é usuário com acesso... sendo assim procurei alterar o mesmo mas ai é quem o problema  pois executei dois comandos diferentes para alterar o acesso mas mesmo assim ao utilizar o comando acima o root ainda continua como usuário de acesso, logo não consigo gerar a base que preciso. Alguém tem alguma dica sobre isso?

segue os comandos que digitei para alterar as permissões de usuário:

$ sudo chown -R firebird: /opt/firebird/dados/ (executei esse comando mas o usuário não foi alterado)

Como não obtive sucesso executei o seguinte comando:

$ sudo chown firebird.firebird -R /opt/firebird ( bom aqui ao executar ls -l /diretório vi que havia mudado de root para firebird mas mesmo assim quando tento gerar a base aparece o erro citado no começo deste post.

Quem puder me ajudar ficaria grato.

Abraços.

irtigor

Você precisa especificar um usuário e senha válidos pra conectar ao firebird/db, ou seja, não é um problema de permissão.

lucas_kaue

Olá irtigor,

Mas o usuário e a senha são a padrão (sysdba/masterkey) eu não alterei.

Grato.

irtigor

Mas o firebird não vai advinhar isso, você precisa passar pra ele. Olha o manual que com certeza deve ser possível passar como parâmetro.

zekkerj

Concordo com o irtigor, vc está confundindo o usuário do banco de dados (sysdba/masterkey) com o usuário do linux (root), eles não têm nada a ver um com o outro.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

lucas_kaue

Obrigado meus Caros, realmente tinha que passar os parametros para o banco.
Deu certo.