Ubuntu, dificuldade para instalar em um "positivo mobile v43"

Iniciado por Muside, 11 de Julho de 2011, 23:23

tópico anterior - próximo tópico

Muside

Olá amigos,
Bem, venho ficando muito interessado em ubuntu esses dias e estou lendo bastante sobre o assunto. É animador saber que existe um suporte como o fórum pra quaisquer dúvidas.
Infelizmente tenho dito alguma dificuldade em achar qual versão se adequa bem ao meu notebook. Eu tenho um:
Positivo mobile v43
256 Mbytes de memória ddr2, disco rígido de 40 Gbytes e processador de 1,73 GHz.
Placa de vídeo VIA/S3G UniChrome Pro IGP,

Ele chegou aqui com vista, mas eu formatei e coloquei o XP. Desde alguns dias pra cá venho lendo procurando modos práticos de instalar o ubuntu. Eu tentei instalar o ubuntu no meu a6015br mas tive muitos problemas e acabei desistindo por agora. Então não quero desistir dessa vez. Minhas dúvidas são:
-Se eu instalar a versão 11.04, eu vou ter muitas dificuldades de hardware e drivers pelo visto. Qual é a versão do ubuntu mais indicada para instalar com interface gráfica que vá me dar menos trabalho?
-Caso eu tenha que instalar uma versão mais antiga, eu posso realizar as atualizações, ter os benefícios delas e mesmo assim manter tudo nos conformes?

Obrigado. Espero poder fazer parte da comunidade.

eliseu_carvalho

Sugiro a versão 10.04 LTS. É um pouco mais antiga, mas tem suporte de longo prazo - será possível mantê-la com os arquivos atualizados até abril de 2012, quando será lançada a versão 12.04 LTS. Sobre o chipset VIA, por enquanto o melhor a ser feito é usar o driver VESA que vem com o sistema, pois tanto a VIA quanto a SiS não possuem suporte total ao Linux (por motivo$ óbvio$, é claro).

Fabio-Arthur

olá, também tenho um positivo v43 com 512mb de ram e hd de 40 gb, tentei instalar o ubuntu 11.04 e deu erro, tinha o cd do ubuntu 9.10 instalei e rodou ok. fiu atualizando a versão até o 11.04 e quando reinicializou deu erro novamente. agora estou atualizando tudo de novo mas vou ficar na versão 10.10, a mais recente que funciona. Gostaria de saber o por quê da versão 11.04 não funcionar. existe alguma coisa que possamos mudar para que ela rode no v43? Obrigado.