Curso software livre e ubuntu

Iniciado por koheleth, 02 de Julho de 2011, 18:34

tópico anterior - próximo tópico

koheleth

Olá pessoal,

Tenho o portal com moodle, onde disponibilizo gratuitamente turmas para quem quiser fazer cursos on-line.

http://educacao.clubedoconhecimento.com/

Com o intuito de divulgar o Ubuntu, e o software livre, estou querendo montar cursos para usuários iniciantes a avançados.

Para tanto preciso do pessoal do fórum, com opiniões e sugestões, e também dedicando tempo.

Os cursos não terão custo nenhum para o instrutor ou alunos, caso veja a necessidade de algum valor isso poderá ser discutido.

O objetivo principal será divulgar o software livre, ajudar as pessoas que querem iniciar no software livre como o Ubuntu e afins.

Preciso e saber:

• Quais são as maiores dificuldades para o iniciantes;
  • O que podemos colocar num curso inicial até o avançado
  • Pessoas que possam ajudar a montar os cursos, e também ministrar alguns

Abri esse tópico também para amadurecer a ideia
Ubuntu 13.04
acesse: Guia LPI
Profº Marcos Aurélio

Paulo Correa

Olá amigo, acho que uma das principais duvidas do iniciante (já que ainda passo por algumas dessas duvidas) é na hora de instalar uma distro, se for instalar lado a lado a duvida fica por conta do particionamento correto, particionar manualmente e instalar o Linux sozinho parece fácil mas tenho certeza que para o iniciante ainda bata a cabeça umas duas ou três vezes antes de conseguir.

Para mim essas foram os principais motivos de ainda umas duas ou três vezes desistir do Linux.

Valeu e boa sorte na iniciativa, se no mundo tivesse mais uns koheleths. Ficaria um pouco melhor! 

koheleth

Ótimo,

Então, nome do primeiro curso:

Curso Básico Ubuntu

Módulos:

• Instalação Básica (Sugerido por Paulo Correa)
  • Instalação Manual (Sugerido por Paulo Correa)

Vamos decidir quais os módulos e os conteúdos
Ubuntu 13.04
Profº Marcos Aurélio

Tota

Ola

Movendo para a sessão café com Ubuntu

CitarNotícias
Coloque aqui as últimas notícias sobre o mundo do Ubuntu. São proibidas nesta seção mensagens não relacionadas ao Ubuntu.

[]'s

koheleth

Lembrando,

Esses cursos não terão custo para os usuários iniciantes que iram fazer.

Não cobro e não irei cobrar pela minha estrutura.

O objetivo é divulgar e ajudar os novos usuários no Ubuntu
Ubuntu 13.04
Profº Marcos Aurélio

irtigor

koheleth

Curso Básico Ubuntu

Módulos:

• Usando shell do linux (Sugerido por irtigor)

Lembrando que a ondem dos módulos podem mudar e ser acrescentado módulos antes ou depois.
Ubuntu 13.04
Profº Marcos Aurélio

rafaelsarilho

Citação de: koheleth online 02 de Julho de 2011, 18:58
Lembrando,

Esses cursos não terão custo para os usuários iniciantes que iram fazer.

Não cobro e não irei cobrar pela minha estrutura.

O objetivo é divulgar e ajudar os novos usuários no Ubuntu
Parabens!!!!

RonaldoRG

Primeiro deve começar com conceitos básicos:
O que é Software Livre, O que é um sistema operacional, O que é Linux, O que é kernel, O que é uma distribuição Linux, etc.

Claro que só conceitos básicos nada muito técnico.

Agora, como seu objetivo é divulgar o Ubuntu, então acho que não se deve aprofundar muito em conceitos técnicos como uso avançado do terminal, linhas de comandos, etc.

Faça como os cursos de windows informática. Aborde mais sobre a usabilidade mesmo, interface gráfica, usar os aplicativos que vem no ubuntu.

T+.
Ubuntu 12.04

Paulo Correa

Citação de: RonaldoRG online 03 de Julho de 2011, 13:46
O que é Software Livre, O que é um sistema operacional, O que é Linux, O que é kernel, O que é uma distribuição Linux, etc.

Agora, como seu objetivo é divulgar o Ubuntu, então acho que não se deve aprofundar muito em conceitos técnicos como uso avançado do terminal, linhas de comandos, etc.

Faça como os cursos de windows informática. Aborde mais sobre a usabilidade mesmo, interface gráfica, usar os aplicativos que vem no ubuntu.

T+.
Desculpe-me RonaldoRG, mas se mesmo eu sendo iniciante e chegasse a um curso Linux e visse que iam me ensinar apenas o que os "cursos de informática" me ensinaram nada eu agradeceria e botava o carro pra andar dali.

É apenas minha visão do fato, não é para levar a mal.

T+

RonaldoRG

Citação de: Paulo Correa online 03 de Julho de 2011, 16:43
Desculpe-me RonaldoRG, mas se mesmo eu sendo iniciante e chegasse a um curso Linux e visse que iam me ensinar apenas o que os "cursos de informática" me ensinaram nada eu agradeceria e botava o carro pra andar dali.

É apenas minha visão do fato, não é para levar a mal.

T+
Eu entendi e concordo inteiramente com você por isso que botei cursos de windows, que é o que eles ensinam na verdade.

Agora eu disse aquilo porque primeiro o objetivo do curso que o colega quer é pra divulgar o ubuntu e segundo porque infelizmente muitas pessoas não tem interesse de aprender nada. Eles querem é sentar no PC e entrar no orkut e msn. Não importando se o sistema tá cheios de virus ou se tá lento.

E é uma maneira também de mostrar que o linux atualmente não é como muitos janeleiros pensam, que pra usar linux é só terminal, tem que decorar comandos, tela preta, compilar kernel e muitas outras coisas.

Agora poderia sim propor uma etapa do curso avançado ensinando a parte técnica.

T+.
Ubuntu 12.04

koheleth

T+.

Acrescentando...

Curso Básico Ubuntu

Módulos:

• Conceitos Básicos Linux (Sugerido por Ronaldo)

Lembrando que a ondem dos módulos podem mudar e ser acrescentado módulos antes ou depois.
Ubuntu 13.04
Profº Marcos Aurélio

Andreson Goveia

Citação de: koheleth online 04 de Julho de 2011, 12:05

T+.

Acrescentando...

Curso Básico Ubuntu

Módulos:

• Conceitos Básicos Linux (Sugerido por Ronaldo)

Um bom material para ser usado é o guia FocaLinux, que tem um material excelente.

koheleth

Convite:

"Você está ansioso em por as mãos em curso GNU/Linux que vale a pena, e não só isso onde você pode contribuir e adaptar o curso de acordo com suas necessidades? Está sem um bom projeto onde possa  contribuir para que novos usuários aprendam a ser homens e usem um sistema operacional de verdade? Acha frustante quando você convida novos usuários e avançados, não tem um curso que satisfaçam suas necessidades e que seja livre? Então essa mensagem é exatamente pra você.

Estou trabalhando em um Curso Livre como também de Conhecimento Livre, e estou disponibilizando o meu portal Clube do Conhecimento para esse e outros cursos livres. Já coloquei cursos para a Universidade Federal e a Secretaria de Educação, e funcionou bem... A era do Conhecimento Livre está despertando para um passo maior..."

Prof. Marcos Aurélio Alcântara
(Baseado na ideia do software livre GNU/Linux)
Ubuntu 13.04
Profº Marcos Aurélio

koheleth

Citação de: Andry online 04 de Julho de 2011, 12:55
Um bom material para ser usado é o guia FocaLinux, que tem um material excelente.

Valeu Andry vou verificar o guia...

O material é muito bom, o que precisamos é de instrutores...

Eu sou já me candidatei...

Ubuntu 13.04
Profº Marcos Aurélio