Más notícias para o Flash no Linux!

Iniciado por galactus, 22 de Julho de 2006, 02:32

tópico anterior - próximo tópico

galactus

"Penguim.SWF ( http://blogs.adobe.com/penguin.swf/ ), o blog oficial da Adobe do projeto de players Flash em Linux amanheceu o dia com um texto bem desanimador: A equipe está enfrentando problemas e dificilmente teremos um player Flash 8 ou 9 para Linux. E não, não vão abrir o código-fonte, também.

A explicação é a velha reclamação dos desenvolvedores:

Há algumas chamadas padronizadas nas APIs do Windows e do Mac que o Linux simplesmente não tem. Na verdade, não é que o Linux não consiga fazer XYZ, e sim que há muitas maneiras diferentes de fazer XYZ

A falta de uma API unificada se mostra bem mais problemática quando o programa que a utilizaria é uma peça complexa de software como o player do Flash 9. Para piorar, parece que não entenderam o recado, pois embora haja um projeto de unificação e padronização, o Linux Standard Base, não é nada popular, só sendo realmente patrocinado E seguido pelos produtores de versões corporativas do Linux."

Fonte: Meio bit - http://www.meiobit.com/arq/008234.html
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Marcus VBP

Uma notícia muito ruim. o flash vai avançando, e nós vamos ficando para trás. eu mesmo já deixei de acessar vários sites de filmes pq eles usam o plugin do flash 8.

o soda é q em parte é culpa dos que criam distros, que não adotam padronizações.

outra coisa que ao meu ver, é errado é quererem fazer um player de flash open source. além de demorar muito (já q é feito via engenharia reversa), nós temos um substituto muito legal q é mal aproveitado, que é o SVG. é possivel fazer animações vetoriais com ele, além dele suportar javascript DOM em contrapartida ao action script.

todos os esforços do pessoal q ta fazendo o flash player open source poderia ser usado pra fazer um plugin concorrente para o flash. tanto o Opera qto o FF suportam o SVG. o problema é o Internet Explorer. existe inclusive um plugin pra SVG pra ele, mas quem é o criador do plugin? A Adobe, a dona do flash! quem aqui axa q esse plugin não vai mais pra frente levanta o braço.

o/

JeffersonX

Pra mim é má vontade da Adobe. Empresa com a grana e equipe que tem e o que já conseguiu fazer não pode dar essa desculpa furada. E se o problema segundo ela é falta de API padronizada, porque então não cria e disponbiliza junto com o plugin? O problema que acho que caímos na amardilha Flash... Padrão hoje é esse e mesmo com muitos esforços, vai demorar para os sites migrarem para SVG...
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Lamego

JeffersonX,
um API é um conjunto de funções disponibilizado por um sistema, é algo que você utiliza nesse sistema não é algo que você possa incluir no seu programa.
No caso do Linux a nível de programação existem dezenas e dezenas de formas de interagir com video/som, o lado bom é que os desenvolvedores têm muito por onde escolher, o lado mau é que a sua escolha pode funcionar numas distribuições/programas e não com outros, pela falta de padrão entre esses sistemas.

Eu não acredito que este "parar" seja algo definitivo, é apenas uma frustração de momento dos programadores de Adobe, se a Adobe desistir das versões flhash linux a longo prazo certamente vão perder mercado para as alternativas.
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

boi

Bobagem. O Linux nunca teve uma API unificada, e isso não impediu que as versões anteriores do flash fossem portadas. Isso é apenas uma desculpa esfarrapada. O problema é que quando o software é proprietário e fechado, você fica dependente da boa vontade de uma empresa. Boa vontade que a Macromedia não tem, ou deixou de ter quando foi adquirida pela Adobe. É por isso que há esse esforço em criar alternativas livres para esses softwares proprietários, para que não tenhamos que depender do humor ou dos interesses dessas empresas.

Marcus VBP

Citação de: JeffersonX online 22 de Julho de 2006, 07:26
vai demorar para os sites migrarem para SVG...

Nem tanto. com todo esse movimento de adoção dos padrões web, e sendo o próprio SVG um padrão web, ele seria muito bem vindo para toda a turma de desenvolvimento web.

E principalmente, pressionaria a Adobe, que para não ficar para trás teria q continuar a atualizar o player dela.

Alysson Neto

A Adobe vai cair do cavalo logo logo. Sempre tem um na comunidade de SL que solta um software melhor que ou igual ao software pago, logo logo sai um e ai a vai ser tarde para a Adobe perceber o mercado que perdeu. O numero de usuarios aumenta todo dia. Ou ela começa a soltar os aplicativos dela para linux ou vai acabar perdendo mercado cedo ou tarde.
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

AlexBR

Olha... Eu me recuso a usar Windows!!! Não é radicalismo. Apenas gosto mais do Linux e acho um absurdo usar dois sistemas operacionais em um mesmo micro. Então, no caso do Flash, quando encontrava um site em Flash que não se dava bem com a versão do flash para Linux, simplesmente, não acessava o site. Contudo, isso piorou agora que muitos sites estão adotando a versão 8 do Flash. Quer dizer... Agora, as coisas estão se invertendo, ou seja, os sites é que não me deixam entrar. Recebo uma mensagem bem grande falando para eu atualizar o Flash. :-( Uma solução paliativa foi instalar o Flash via Wine. Como segue.

1) Configurar o Wine corretamente;
2) Fazer download e instalar o Firefox para Windows.
3) Fazer download e instalar o plugin Flash para Windows (http://fpdownload.macromedia.com/get/flashplayer/current/install_flash_player.exe)
4) Quando encontrar um site problemático, executar wine /path/do/wine/Program\ Files/Mozilla\ Firefox/firefox.exe

Até agora, tem funcionado bem. Criei um ícone no meu desktop e ele sempre tem me salvado quando estou em apuros com o Flash.

P.S. Durante a instalação do Flash ele não detecta o diretório de plugins do Firefox. Daí.. é só você indica-lo manualmente. Ele fica em c:\Program files\Mozilla Firefox\plugins.

Lamego

boi,
A sua teoria da conspiração é que é esfarrapada, seguindo o seu pensamento, se nas versões anteriores a Adobe teve boa vontade porque é que agora que o Linux é mais popular no desktop e que pode mesmo ser utilizado em alguma empresas "a sério" esta ia ficar sem boa vontade, ainda mais sabendo que poderia ganhar algum dinheiro com isso ?
CitarBobagem. O Linux nunca teve uma API unificada, e isso não impediu que as versões anteriores do flash fossem portadas. Isso é apenas uma desculpa esfarrapada. O problema é que quando o software é proprietário e fechado, você fica dependente da boa vontade de uma empresa. Boa vontade que a Macromedia não tem, ou deixou de ter quando foi adquirida pela Adobe. É por isso que há esse esforço em criar alternativas livres para esses softwares proprietários, para que não tenhamos que depender do humor ou dos interesses dessas empresas.
O que mudou não foi a vontade da Adobe mas sim os requesitos e a complexidade das novas versões de flash player.

Nota: As empresas comerciais não têm  "boa vontade", a boa vontade é normalmente por parte dos desenvolvedores da empresa.

João Luís Marques Pinto

boi

Citação de: Lamego online 22 de Julho de 2006, 15:00
boi,
A sua teoria da conspiração é que é esfarrapada, seguindo o seu pensamento, se nas versões anteriores a Adobe teve boa vontade porque é que agora que o Linux é mais popular no desktop e que pode mesmo ser utilizado em alguma empresas "a sério" esta ia ficar sem boa vontade, ainda mais sabendo que poderia ganhar algum dinheiro com isso ?

O flash não foi desenvolvido pela Adobe, e sim pela Macromedia, mas aí:

CitarAdobe compra Macromedia por US$ 3,4 bilhões

da Folha Online

A californiana Adobe Systems, maior fabricante de softwares para design gráfico do mundo, anunciou hoje a compra da Macromedia por cerca de US$ 3,4 bilhões.

A Macromedia desenvolve softwares como o Flash, que faz animações para sites de internet, entre outras coisas.

O preço a ser pago pela Adobe representa um ágio de 25% sobre o valor das ações da Macromedia no fechamento da última sexta-feira.

A Adobe tem como principais produtos os softwares Acrobat, que permite criar e visualizar documentos de forma organizada, e o Photoshop, usado no tratamento e edição de imagens.

Com o negócio, a Adobe espera oferecer uma gama mais completa de produtos para consumidores de softwares de design gráfico.
fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u95409.shtml

A Macromedia sempre mantinha uma versão do plugin flash para Linux, embora geralmente defasada em relação a do Windows, mas parece que a Adobe tem outros planos. Quanto a essa história de ganhar dinheiro, que eu saiba esse plugin é distribuído gratuitamente.

RC2006

Em relação a Adobe, dificuldades estão presentes, mas falta também um pouco de boa vontade.
Lembrem que o adobe reader ficou congelado no linux na versão 5, no windows passou para a 6, por muito tempo até que programas concorrentes começaram a substitui-lo chegando até o openoffice gravar em pdf.
Resultando o lançamento da versão 7 para o linux pouco tempo depois do windows.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Lamego

boi,
1 - O Acrobat Reader tambem é da Adobe e que me lembre está disponível para Linux ainda antes do flash
2 - O plugin do flash não pode ser distribuido directamente sem autorização da macromedia/adobe, por isso é que não vem instalado de raíz com o firefox no Ubuntu, por isso sim, a adobe poderá ganhar dinheiro no futuro pela inclusão do plugin.
João Luís Marques Pinto

daskrs

A desculpa da padronização é muito furada, até pq em matéria de programação o linux disponibiliza recurços e facilidades que os usuarios do janelas nem sonham ( pra quem conhece a API do windows sabe muito bem o que eu to falando, se alguem chamar aquela confusão de padronização então pode interna que o cara ta loko ).

E colocar um CASE ou uns #define no fonte do flash player não iria alterar nada na parformance do programa no maximo iria aumentar em alguns bites o tamanho do player.

Citação de: Marcus VBP online 22 de Julho de 2006, 06:45
Uma notícia muito ruim. o flash vai avançando, e nós vamos ficando para trás. eu mesmo já deixei de acessar vários sites de filmes pq eles usam o plugin do flash 8.
Então tu deve concordar comigo que ja passou da hora da comunidade linux fazer algo mais rapido, melhor,leve e facil que o flash! Não to falando de uma copia do flash, mas algo OpenSource tão ou mais interativo que o flash!

Marcus VBP

Citação de: daskrs online 25 de Julho de 2006, 16:34
Então tu deve concordar comigo que ja passou da hora da comunidade linux fazer algo mais rapido, melhor,leve e facil que o flash! Não to falando de uma copia do flash, mas algo OpenSource tão ou mais interativo que o flash!

SVG cara. nada mais é que um arquivo XML. tem suporte a folhas de estilo em cascata, programação via javascript DOM. os navegadores de verdade já tem suporte. o negócio é criar um plugin funcional e sempre atualizado para o Internet Explorer, para não usar aquela trozoba incompleta de 2,5mb da Adobe.

tenho certeza absoluta que ele seria aprovado por toda a comunidade web standards.

As vezes o pessoal se prende muito a imitar as aplicações do windows e esquece de inovar.

gony64

Citação de: Marcus VBP online 26 de Julho de 2006, 08:19
Citação de: daskrs online 25 de Julho de 2006, 16:34

SVG cara. nada mais é que um arquivo XML. tem suporte a folhas de estilo em cascata, programação via javascript DOM. os navegadores de verdade já tem suporte. o negócio é criar um plugin funcional e sempre atualizado para o Internet Explorer, para não usar aquela trozoba incompleta de 2,5mb da Adobe.

tenho certeza absoluta que ele seria aprovado por toda a comunidade web standards.

As vezes o pessoal se prende muito a imitar as aplicações do windows e esquece de inovar.

concordo, esquece de fazer diferença e parte pro plágio, só pelo prazer de dizer "viu eu consigo fazer o que você faz" ao inves de dizer "viu eu criei um melhor".

mas... pareçe que eles vão fazer um 9.0 pra linux pelo que lí...