Complicação com apt-get install e senhas

Iniciado por neopaker, 29 de Junho de 2011, 19:54

tópico anterior - próximo tópico

neopaker

Olá pessoal, como sou novo no fórum e não encontrei seção de perguntas, creio que aqui é o local mais correto para isso.

Estou usando o Ubuntu Studio 11.04 e me deparei com um problema ao tentar desbloquear as opções da janela 'Configurações de Tela de Login'. Antes, quando eu usava o windows e o Ubuntu na mesma maquina, eu desbloqueava essa opção e aparecia uma tela para por a senha. Agora que eu so tenho o Ubuntu não so essa tela fica sem acontecer nada como tambem outras coisas que precisam de senha tambem nao funcionam - tirando o gerenciador de pacotes Synaptic. A instalação de plugins pedido pelo reprodutor de filmes, os pacotes .deb que eu tentei instalar pelo central de programas ubuntu, entre outros foram todos afetados. Para fugir disso tentei instalar pelo apt-get install (como ensinava um site) mas olha a mensagem que aparece:

E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11: Recurso temporariamente indisponível)
E: Não foi possível obter acesso exclusivo ao directório de administração (/var/lib/dpkg/), outro processo está a utilizá-lo?

Não sei se estes dois problemas tem alguma relação - espero que tenha para que eu não tenha duas complicações, mas apenas uma.

Andreson Goveia

Citação de: neopaker online 29 de Junho de 2011, 19:54
Olá pessoal, como sou novo no fórum e não encontrei seção de perguntas, creio que aqui é o local mais correto para isso.

Estou usando o Ubuntu Studio 11.04 e me deparei com um problema ao tentar desbloquear as opções da janela 'Configurações de Tela de Login'. Antes, quando eu usava o windows e o Ubuntu na mesma maquina, eu desbloqueava essa opção e aparecia uma tela para por a senha. Agora que eu so tenho o Ubuntu não so essa tela fica sem acontecer nada como tambem outras coisas que precisam de senha tambem nao funcionam - tirando o gerenciador de pacotes Synaptic. A instalação de plugins pedido pelo reprodutor de filmes, os pacotes .deb que eu tentei instalar pelo central de programas ubuntu, entre outros foram todos afetados. Para fugir disso tentei instalar pelo apt-get install (como ensinava um site) mas olha a mensagem que aparece:

E: Não foi possível obter trava /var/lib/dpkg/lock - open (11: Recurso temporariamente indisponível)
E: Não foi possível obter acesso exclusivo ao directório de administração (/var/lib/dpkg/), outro processo está a utilizá-lo?

Não sei se estes dois problemas tem alguma relação - espero que tenha para que eu não tenha duas complicações, mas apenas uma.

Tem haver sim, isso quer dizer que tem algum gerenciador de software ativo e "lockando" o dpkg.

Se tem certeza que não está usando nada (as vezes é o gerenciador de atualizações) tente ir no monitor de sistema e finalizar algum programa que você achar que esta usando ele (eu faço isso e dá certo).
ou remova o lock assim

$sudo rm /var/lib/dpkg/lock
mas esse ultimo eu nunca fiz, por matar o processo pelo monitor de sistema.

neopaker

Valeu cara, usei o comando e resolveu sobre o apt-get install. Porem a questão das outras opções nao responderem, continuou na mesma. obrigado pela parte resolvida.

neopaker

Então, o problema nao foi totalmente resolvido, mas hj eu encontrei uma outra via. O inves de eu instalar o plugin pela opção automatica que aparece no player eu olho o nome la do plugin mas pesquiso e instalo pelo Synaptic. Mas no caso de destravar as configurações da tela de login realmente fiquei na mão. Ela continua nao desbloqueando.

niquelnausea

veja se o synaptic esta configurado para procurar por atualizações automaticamente, se sim desabilite essa opção.