Deleto arquivo HTML do Desktop mas aparece sozinho de novo

Iniciado por teodoroo, 30 de Junho de 2011, 23:40

tópico anterior - próximo tópico

teodoroo

Criei um arquivo HTML pra exportar meus favoritos para o Opera, salvei o arquivo no desktop. Mas desde ontem, toda vez que excluo o arquivo (que se chama: favoritos_30_06_11.html) o mesmo some vai pra lixeira e depois de alguns minutos ele aparece de novo no desktop!! Já exclui ele 'pemanentemente' da lixeira, mas quando menos espero o arquivo está lá de novo no desktop!! Eu posso excluir e depois reiniciar o computador que ele aparce de novo. por favor, me ajudem, não sei mais o que fazer!

druidaobelix

Olá teodoroo,

Possivelmente há algum outro problema por detrás disso que não apenas não conseguir apagar o arquivo, porém sem outros detalhes não tenho idéia do que possa ser.

1) Uma primeira e evidente questão: isso ocorre apenas e tão somente com esse arquivo ou isso se repete com outros arquivos?
2) A partir somente do desktop ou de qualquer ponto do sistema?
2a)Com isso quero dizer: se pegar um outro arquivo e colocar no desktop e depois tentar deletar, ele deleta normalmente?
2b) Se pegar esse arquivo que v. criou e transferir para outra pasta (por exemplo /home) e tentar apagar lá, o que acontece?
3) Verificou as permissões desse arquivo? Como estão?
4) Como estão organizadas as partições no seu sistema? (use o comando fdisk -l  (sinal_de_menos;letra_ele))
5) Existe alguma ro (read only?)
6) Verifique o arquivo /etc/fstab  ---> use cat /etc/fstab
7) Verifique o arquivo /etc/mtab ---> use cat /etc/mtab

Enfim, o que quero dizer com isso é que precisa fazer uma análise mais ampla para tentar deduzir alguma coisa que possa estar ocorrendo como substrato do sintoma específico que apresenta, que é não conseguir apagar o arquivo.

Outro detalhe: seria interessante esclarecer como é exatamente que v. criou esse arquivo e o que há nele.

Bem, se quiser arriscar apenas apagá-lo, pode tentar pelo terminal (Ctrl+Alt+T para abrir um terminal).

1) Tentar apagar como usuário:

cd ~/Desktop --> te coloca dentro do desktop = /home/seu_nome_usuario/Desktop

eventualmente no seu sistema isso está como:

cd ~/"Área de Trabalho" que é igual a "/home/seu_nome_usuario/Área de Trabalho"

nota: onde houver espaços entre nomes para um nome de arquivo, precisa colocar entre "" (aspas)

ls  --> (ele+esse) para ver os nomes dos arquivos que lá se encontram

Para apagar:

rm nome_do_arquivo

nota: lembre-se, no Linux os nomes de arquivos são 'case sensitive', isto é, minúsculas são diferentes de maiúsculas.

2) apagar como root

Se o procedimento anterior não deu certo, tente apagar como root (=administrador)

sudo su  --> transforma em root --> o símbolo no prompt, no terminal, se transforma em #

mesma coisa:

rm nome_do_arquivo

exit      --> para sair da condição de root

Se ainda quiser examinar na lixeira para tirar a dúvida, a lixeira está neste caminho:

~/.local/share/Trash$

dentro existem dois diretórios

files  info

o que tem em files tem em info com a extensão .trashinfo
então, se o caso, apague em ambos.

3) Como último e quase derradeiro recurso (tem mais alguns) eu diria para fazer isso no terminal puro tty (Ctrl+Alt+F1)

4) idem terminal puro sem serviço de ambiente gráfico:

sudo service gdm stop

apague o arquivo

reinicie o serviço:

sudo service gdm start

5) vá para init 1 e apague o arquivo

6) O que vem depois disso é iniciar o sistema em modo texto, mas é prematuro explicar como fazer isso.

7) Inicie o sistema por um LiveCD/USB e apague o arquivo.

Se a unidade estiver ro não haverá como apagar esse arquivo, ou qualquer outro, sem antes corrigir esse problema.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.