Criei uma pasta no Ubuntu e não consigo encontra-lá mais!!!

Iniciado por doomello, 24 de Junho de 2011, 17:01

tópico anterior - próximo tópico

doomello

Oi, sou novo no linux.
Vou relatar o que fiz:

1. Tenho o Windows 7 instalado;

2. Instalei o Ubuntu no meu pc (marquei a opção de pasta criptografada);

3. Quando reiniciei não apareceu no boot a opção do Windows, apenas apareceu uma opção de recuperação, tentei recuperar e não deu certo;

4. Então iniciei com o Ubuntu criei uma pasta como o nome "Arquivos de C:" (com dois pontos), no que seria minha unidade D (sei disso pelo nome da unidade que apareceu como no windows), e recortei e colei todos os meus arquivos da unidade C para essa pasta;

5. Reinstalei o Windows e perdi o boot para Linux, então reinstalei o Ubuntu;

6. Agora não consigo mais encontrar a pasta que criei (nem no Windows , nem no Ubuntu), mas ela esta ocupando espaço no disco, visto que a "unidade D" tem 71,5GB de espaço ocupado, mas ao abrir a unidade e selecionar tudo nas propriedades tem 58,5GB (já tentei ver se tinha algum arquivo ou pasta oculta mas não tem).

Por favor me ajudem, tenho muita coisa importante nessa pasta.

Grato.

B.affonso

Amigo,
infelizmente, pelo o que entendi to seu texto, você deletou todos os seus arquivos ao reinstalar o Ubuntu.

Mas, de qualquer forma, inicialize pelo live cd do ubuntu, ou qualquer outra distro, e faça uma busca no seu HD.
Digite o nome de qualquer arquivo que você lembre de importante !

Sei lá !
Vamos tentando !
Abs !
Bruno Vieira Affonso

Paulo Correa

O título do seu tópico está em desacordo com as regras edite.

doomello

Oi B.affonso,

Valeu pela dica, vou tentar fazer uma busca pelo Ubuntu.

Tenho certeza que os arquivos e pastas estão no disco, porque não criei a pasta na unidade do sistema mas sim na unidade D e, como falei antes, os arquivos estão ocupando espaço (o mesmo espaço que ocupava antes).

Acredito que o nome da pasta com ":"(dois pontos) pode ter me causado esse problema.

fatecano

Sabe onde foi que o negócio encrencou mesmo? Foi no ítem 5, onde você perdeu o boot do Ubuntu ao instalar o Windows. Não era necessário instalar o Ubuntu de novo. Era para ter recuperado o GRUB, que é o gerenciador de boot do Ubuntu. Teria que ter seguido as orientações desse tópico aqui: Mil e uma maneiras de recuperar o GRUB2 e o GRUB.

Mas agora já foi ... então vamos lá ...

Quando instalou o Ubuntu, você deixou a pasta /home separada? Se não tiver feito isso, é bem provável que tenha apagado os arquivos.

Tenta iniciar o Ubuntu pelo Live CD, conforme foi sugerido pelo B.affonso. Se nem assim conseguir localizar os arquivos, talvez seja necessário usar um programa que recupere dados "perdidos" porque foram simplesmente apagados da lixeira ou até mesmo um disco formatado. Entenda que quando um arquivo é apagado, o HD recebe apenas uma marcação que aquele espaço está disponível para uso. Isso não quer dizer que ele foi realmente apagado! Ele simplesmente deixou o espaço que ele ocupa liberado para alguma outra gravação. Caso você não grave nada em cima desse local, é quase certo que o arquivo estará lá ainda.

A questão é que não é aconselhado usar o próprio HD que está sendo escaneado para salvar os dados recuperados, já que ele iria sobrescrever outros dados e inutilizá-los. Sugestão: faça isso a partir de um CD e salve esses arquivos recuperados num pendrive ou HD diferente do que você está escaneando.

Esse aplicativo poderá ser útil: Redo Backup and Recovery
Ele roda a partir de um CD bootável.

Boa sorte ai!  ;)

fatecano

CitarAcredito que o nome da pasta com ":"(dois pontos) pode ter me causado esse problema.

Não porque o Linux não usa o mesmo sistema de nomes que o Windows usa. Aqui não tem essa de letras C, D, E, etc.

doomello

Tenho esperanças de não ter apagado a pasta com os arquivos porque ainda estão ocupando espaço no disco.

Quando instalei o Ubuntu na primeira vez marquei a opção para deixar as pastas pessoais criptografadas. Pode ter sido isso??
Como faço para encontrar a pasta se estiver criptografada.

sigur

não sei se ajuda, mas não seria melhor, antes de qualquer coisa, colocar o seu HD em outro micro e acessar os seus arquivos, pra fazer cópia?

VictorDSoBom

A principio eu acho que você deve ter formatado o HD e apagado as pastas, mas como você diz que ainda está ocupando espaço aí, deve estar em algum lugar então...

Pois bem, inicie no Ubuntu e faça uma busca pela pasta no navegador de arquivos (clique na lupa e procure pelo nome dos arquivos)

Outra coisa, você colocou as pastas dentro da sua pasta pessoal? Se for, como você deixou criptografado, você não vai conseguir acessar assim normalmente pelo navegador de arquivos, terá de montá-la primeiro no terminal. Para montá-la não poderei ajudar, pq não sei como faria, mas acho que tem um arquivo com instruções na pasta onde ela está.

Já aconteceu comigo de por causa de um Bug não conseguir acessar o meu usuário, e ter que accessar a pasta pessoal por outro usuário, para montá-la eu usei o comando su nomedouser e depois coloquei a senha, mas não sei se isso servirá para você.

Boa sorte.

Tota

Citação de: doomello online 24 de Junho de 2011, 17:01
2. Instalei o Ubuntu no meu pc (marquei a opção de pasta criptografada)

Ola

Pastas criptografadas são bem dificeis de recuperar.

Reinstale o pacote de criptografia, e de uma pesquisada no google.

Aqui no forum tem um topico em que o usuario conseguiu recuperar os dados.

Voce não vai encontrar seus dados por outros metodos, seja live cd, seja pprogramas de recuperação. Só descriptografando ela.

[]'s

fatecano

CitarVoce não vai encontrar seus dados por outros metodos, seja live cd, seja pprogramas de recuperação. Só descriptografando ela.

É verdade ... nem tinha reparado isso.  :-\
Pretendo criptografar aqui também e isso aumenta ainda mais a necessidade de um backup bem feito.

doomello

Valeu pessoal consegui encontrar os arquivos com Recuva (recuperador de arquivos excluidos) pelo Windows.
Depois que recuperei os arquivos salvei em um pen drive e formatei a "unidade D" que ainda tinha um espaço sendo ocupado pelos arquivos que não conseguia ver.
Resultado: Consegui recuperar os arquivos, mas não consegui entender o que aconteceu.

_ubuntu_

tenta ir nas partiçoes atravez do terminal e usar o comando #find -iname *nomeDoArquivo*

em lugar de nomeDoArquivo utilizar o nome de algum arquivo que vc tenha...tente se lembrar de algo...ele vai achar e mostrar o caminho pra vc =]

qulquer coisa..tente..

man find

vlw..flw