Recomendação de smartphone

Iniciado por ionabi, 18 de Junho de 2011, 19:02

tópico anterior - próximo tópico

ionabi

Olá,

estou precisando de um smartphone com um bom app de agenda e uma ótima integração com Ubuntu, especialmente no que diz respeito a agenda/calendário. Li em algum lugar aqui no fórum que os celulares Sony Ericsson são bons em termos de reconhecimento no Ubuntu, por isso pensei no Xperia X8. Aceito, porém, recomendação de outras marcas e modelos, não muito caros, ah, e com um playerzinho de música razoável, que sem música não vai.

Muito obrigado

ionabi

Andreson Goveia

Tenho um Xperia x10 mini pro e gosto muito dele, é reconhecido pelo ubuntu facilmente, porém nunca tentei sincronizar agenda/calendario.

fatecano

Citação de: Andry online 18 de Junho de 2011, 22:48
Tenho um Xperia x10 mini pro e gosto muito dele, é reconhecido pelo ubuntu facilmente, porém nunca tentei sincronizar agenda/calendario.

Mas esse Xperia x10 mini está em qual versão do Android?
1.6 ou 2.1?
É que vi que estava sendo atualizado com bastante atraso e até saiu um tutorial para isso: Como atualizar o seu Xperia X10 para o Android 2.1
Então achei que seria mais prático comprar um que já viesse atualizado, ou melhor, menos desatualizado. Isso pesou na escolha do meu Motorola Spice.

Olha, o Spice é um modelo de entrada mas acho que o custo-benefício dele é bem interessante.

O porém dele no Ubuntu é que até agora a única forma que estou conseguindo reconhecer o cartão de memória é quando ele está no root temporário. Não sei se esse tipo de "problema" acontece com outros aparelhos, mas sugiro você se informar melhor isso, caso não queira rootear seu aparelho.

Sugiro essa leitura: Smartphone e Ubuntu

Nela você vai ver que sincronizar agenda e calendário depende da internet e não do sistema operacional que está usando. Ou seja, tanto faz se é Linux, Windows, Mac ou alguma outra plataforma. Lembre-se que essas agendas de contatos e calendários são sincronizadas pelos contatos do Gmail e o Google Calendar, respectivamente.

Editado

Aaah ... você falou do player de música, né? Entãaoo ... Na verdade o player de música nem importa, já que é só entrar na loja de aplicativos e baixar algum que te agrade. O problema na verdade vai ser se o aparelho tem um volume bom. Nesse caso, os aparelhos com Android rooteados podem ter o volume melhorado, assim como o consumo de bateria e outros.

Cara, vou te dar uma sugestão: dê preferência a aparelhos com câmera autofocus. Ela é super importante para pagamento de contas a partir da leitura do código de barras, você pode usar também o Google Goggles (esse é fantástico!), entre outros... Isso o Spice não tem!  :-\

ionabi

Obrigado pela dica e pela "luz": percebi que estou nas trevas em termos de saber o que devo considerar na compra de um smartphone. Estou garimpando e estudando o link sobre smartphones e Ubuntu. Até onde li, tive a impressão que a compatibilidade não é a que pensei. Só tenho internet no serviço, e minha decisão de compra vai se basear na possibilidade de eu integrar esses fatores: quero digitar um compromisso num programa do tipo thunderbird, estando offline em casa (no meu laptop que, por sinal, não tem bluetooth), e sincronizar com o smartphone para levar comigo.

Vi também que existe a questão Android 2.1 x 2.2. Alguém sabe algo sobre o LG Optimus ME?

Muito obrigado

ionabi

fatecano

A questão é que smartphone é feito para ser conectado mesmo. Não vejo sentido em gastar uma grana maior do que um celular comum se não houver essa conexão.

Você disse que só tem internet no trabalho, então que tal usar o smartphone como modem no seu Ubuntu? A TIM no pré-pago cobra R$ 0,50 por dia quando nos conectamos. É claro que há limitações e você teria que ler com calma o contrato da operadora para saber quais são. Dentre essas limitações podem incluir a queda de velocidade após ultrapassada uma cota diária e/ou mensal.

Atenção: cuidado se for usar o smartphone como modem em aparelhos pós pagos, pois a conta no final do mês pode ser exagerada!

Quando comprei esse meu smartphone, não tinha crédito que parasse nele. Ai fui pesquisar e descobri que mesmo quando a gente deixa a opção de sincronização desabilitada, ele se conecta mesmo assim à internet. Então tive que instalar um aplicativo que funcionasse como um "interruptor", ou seja, ele liga e desliga a conexão 3G. Assim o meu crédito parou de sumir!

Só para reforçar: a sincronia do Android depende da internet e não do sistema operacional do computador.

Acredito que exista forma de sincronizar via USB ou por bluetooth (você teria que comprar um adaptador e conectá-lo ao USB), mas acho que é um trabalho que nem compensa. Até porque você vai ser privado de recursos super interessantes no seu smartphone. Com o tempo você vai entender entender o que estou falando ...  ;)

Só mais uma observação: leia direitinho aquele tópico inteiro que você vai perceber que existem algumas falhas na sincronia do catálogo de endereços entre o Thunderbird e o Google. Nesse caso, poderia tentar usar o complemento Google Contacts. Não o testei, mas pode ser que funcione melhor que o Zindus.

Mais uma sugestão ...

Como você gosta de músicas, talvez seja legal você instalar um player no Android que tenha versão para Linux. Assim você pode sincronizar a biblioteca de músicas entre o pc e o smartphone. Você poderia ter uma lista de reprodução no seu Ubuntu e ter tudinho sincronizado no Android. Legal, né? Boomm, nesse caso eu não saberia te indicar o caminho porque ainda não fiz isso. Mas fica a dica ...  ;)

fatecano

Naquela leitura que sugeri tem um link para sincronizar o seu Ubuntu com o smartphone, mas como o texto é longo e o link pode passar desapercebido, achei melhor colocar diretamente aqui:

CitarO syncevolution sincroniza direto com o evolution, sem a necessidade de acessar qualquer serviço, como no windows.
Só precisa de um bluetooth.

Se quiser maiores informações, eu faço um passo a passo. Sincronizo diariamente com meu N95.

Fonte: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,53103.msg417561.html#msg417561

Mai ai é aquilo que falei, você teria que comprar um adaptador bluetooth para conectar ao USB do seu notebook.  ;)

Será que ele roda no Android? Parece que não ... vou dar uma conferida depois ... to um pouquinho apertado no tempo agora.

ionabi

Amigos, agradeço os toques e links, que abriram o caminho para a minha pesquisa. Estou entre o Samsung GT-I5500 Galaxy 5 e o LG Optimus ME. O que vocês acham?

Muito obrigado

ionabi

fatecano

CitarAmigos, agradeço os toques e links, que abriram o caminho para a minha pesquisa. Estou entre o Samsung GT-I5500 Galaxy 5 e o LG Optimus ME. O que vocês acham?

Eu daria preferência ao que tiver a versão menos desatualizada do Android. Acho que esse da LG está no 2.2 e o outro no 2.1, então acho que ficaria nesse LG mesmo.

Não penso em atualizar o meu por conta própria porque é difícil para um usuário final e não quero correr o risco de perder a garantia. Não espere atualizações oficiais porque você vai se estressar.

Não sei se isso interfere ou não na comunicação com o Ubuntu, mas imagino que o 2.2 não tenha esse tipo de problema que o 2.1 do Motorola Spice tem para reconhecer o cartão de memória no Ubuntu. Alguém que possua um modelo assim poderia te dar uma opinião melhor.