Montar partição EXT4 no boot.

Iniciado por tuta_rs, 17 de Junho de 2011, 15:13

tópico anterior - próximo tópico

tuta_rs

Seguinte, possuo duas partições no meu notebook:

1ª) Partição do Ubuntu 11.04 em EXT4.
2ª) Partição de Arquivos (músicas, vídeos, etc) em EXT4.

A partição do Ubuntu monta corretamente ao iniciar o sistema (óbvio).
Gostaria que a 2a partição montasse no boot também.

Vejam o que eu tentei fazer:
Citartuta@tuta-notebook:~$ ls -alh /dev/disk/by-uuid/*
lrwxrwxrwx 1 root root 10 2011-06-17 14:54 /dev/disk/by-uuid/5150A9D352A028E0 -> ../../sda2
lrwxrwxrwx 1 root root 10 2011-06-17 14:54 /dev/disk/by-uuid/af94c131-8ccf-4293-946f-c66681ab33bb -> ../../sda1

O sda1 é onde está meu Ubuntu e o sda2 é onde estão meus arquivos. Logo, fui lá e taquei um:
Citartuta@tuta-notebook:~$ gedit /etc/fstab

E aqui está meu fstab:
Citar# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid -o value -s UUID' to print the universally unique identifier
# for a device; this may be used with UUID= as a more robust way to name
# devices that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    nodev,noexec,nosuid 0       0
# / was on /dev/sda1 during installation
UUID=af94c131-8ccf-4293-946f-c66681ab33bb /               ext4    errors=remount-ro 0       1
UUID=5150A9D352A028E0           /media/Arquivos ext4     defaults          0       2

As configurações (defaults, 0, 2) pro HD dos Arquivos eu peguei em outro lugar, não lembro onde.  ???

Acontece que a cada boot, o Ubuntu para o boot e diz que não conseguiu montar uma partição, e eu posso escolher entre ignorar, montar manualmente ou outra opção.  :-\

Portanto, gostaria de saber qual linha devo adicionar no fstab para montar meu HD no boot.

Abraço!

tuta_rs

Formatei a partição pelo Gparted e aí consegui um UUID decente pra partição de backup.

Acontece que recém formatada ela fica com 22Gb ocupados! Muito estranho...

Alguém sabe o que é isso?

galactus

Qual o tamanho dessa partição?

Resumidamente o que ocorre é o seguinte, se você simplesmente usou o particionamento padrão, seja do instalador do Ubuntu ou o Gparted, ele vai usar este espaço "aparentemente vazio" para 4 coisas:

1- Área do Journal - Máximo de 400MB dentro de sua própria partição! O journal é a área responsável por não moer os seus dados após uma queda de energia ou desligamento incorreto do sistema!
2- Alocação dos blocos - tamanho ocupado varia bastante de acordo com o tamanho disco, por padrão isso é feito na formatação inicial e já deixa esses blocos "fixados" no começo do disco, você pode fazer alocação variável dos blocos, mas para um usuário comum isso é desnecessário devido a complicação disso!
3- Alocação dos Inodes - também varia  o seu tamanho de acordo com o tamanho do disco e não pode ser alterado depois da formatação!
4- Reserva de espaço para o root do sistema - o padrão é de 5% do total da partição!  Ou seja, se o seu disco tiver cerca de 1TB isso pode corresponder a 50GB!!!! Você pode alterar essa porcentagem deixada para o root, baixar isso para 1% por exemplo, mas isso só é recomendado em partições onde você só vai colocar seus dados, como a /home!

Portanto agora você já sabe que esses 22GB "ocupados" não são muito estranhos!!!  ;D

É como se você construísse um grande armazém!  Você consegue ocupar 100% de sua área útil só com a mercadoria? Claro que não! Você vai ter que colocar as prateleiras ou estantes para guardar tudo de maneira organizada, criar um sistema de registro para não perder tudo o que você colocar e tirar lá de dentro, espaço para o pessoal manobrar tudo o que está lá dentro além do próprio espaço ocupado pela equipe de logística para poder colocar e tirar as coisas de dentro do armazém!!!

Essa comparação foi meio "grosseira", mas dá uma idéia boa do que ocorre!!! Passou o cartão?

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

tuta_rs

galactus

Valeu pela explicação. Eu achei engraçado os 22Gb pois quando uso FAT32 ou NTFS o espaço ocupado é de menos de 100mb.

Então peço uma opinião rápida: para um partição onde ficarão arquivos tipo músicas e vídeos, você recomenda deixar em qual sistema de arquivos?

galactus

Citação de: tuta_rs online 20 de Junho de 2011, 23:09
galactus

Valeu pela explicação. Eu achei engraçado os 22Gb pois quando uso FAT32 ou NTFS o espaço ocupado é de menos de 100mb.

Então peço uma opinião rápida: para um partição onde ficarão arquivos tipo músicas e vídeos, você recomenda deixar em qual sistema de arquivos?

Rapaz esse espaço ocupado de menos de 100MB só se for mesmo no FAT32 pois no NTFS o "esquema" que eu falei logo acima do ext4 é parecido!  O NTFS perde uma média 8% com journal, MFT e alocação dos blocos também!  Dependendo do tamanho do HD isso pode chegar a 15%! Você compra um HD de 1.5TB, que na verdade são 1.33TB, e depois de formatar em NTFS descobre que só pode usar 994GB!!!!

O FAT32 não "perde" tanto espaço assim pois ele não possui os recursos que salvam os seus dados como o NTFS e o ext4!  É muito fácil corromper dados com FAT32!!!

Eu só uso FAT32 no Pen Drive que coloco músicas para ouvir no carro já que o bendito Pioneer só reconhece FAT32!!! De resto ou eu uso ext4 e JFS (para máquinas do arco da velha) no Linux e NTFS no Windows!  

Cada sistema de arquivos tem suas vantagens e desvantagens!  Se for para ficar com um sistema em DualBoot, você praticamente vai se ver obrigado a ter uma partição em NTFS! O NTFS funciona de maneira lenta no Linux devido ao NTFS-3G! É melhor usar sistema de arquivos Linux no Linux!

No meu PC eu tenho 5 HDs, 1 com NTFS e ext4 e os outros 4 todos com ext4! No servidor Linux é tudo ext4!!!  
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.