Dell Inspiron Mini 10 - Problemas com a saída HDMI

Iniciado por fernandommir, 16 de Junho de 2011, 01:00

tópico anterior - próximo tópico

fernandommir

Olá Senhores,

sou um usuário novo do Ubuntu, e estou tendo alguns probleminhas. Se alguém puder me dar alguma luz, eu ficaria muito grato.

Tenho um Netbook Dell Inspiron Mini 10 - Modelo PP195S, que veio originalmente com Windows 7, mas resolvi mudar para o Ubuntu 10.04 Netbook, para que ficasse um pouco mais leve.

Realmeente funcionou, tudo foi instalado normalmente e meu netbook ficou muito rápido, porém, ele possui uma saída HDMI (ao invés da comum VGA), e esta não foi instalada, e não consigo encontrar o driver específico.

Alguém sabe me dizer onde devo procurar este driver, se é que é um problema de driver mesmo. Eu já rodei o "Drivers de Hardware" e também o teste de Hardwares para verificar mas o HDMI não foi sequer encontrado pelo Sistema.

Caso precisem de mais informações para responderem minha pergunta, por favor postar... como eu disse, sou um tanto leigo com o Ubuntu.

fernandommir

Depois de batalhar um tanto, eu encontrei o seguinte:

1) adicione o endereço do repositorio
# add-apt-repository ppa:gma500/ppa

2) limpe a lista de repositorios do sistema
# apt-get clean

3) atualize a nova lista do repositorio
# apt-get update

4) instale o pacote do driver
# apt-get install poulsbo-driver-2d poulsbo-driver-3d poulsbo-config libtool-doc autoconf gfortran gcj diffutils-doc java-gcj-compat


Isso fez com que instalasse uma parte, porém, o tutorial manda eu fazer o seguinte:

5) editar o arq "xorg.conf" e alterar os dados do novo driver
# vim /etc/X11/xorg.conf

==================

Section "Device"
        Identifier      "GMA500"
        Driver          "psb"
        Option          "IgnoreACPI" "true"
        Option          "MigrationHeuristic" "greedy"
EndSection

Section "DRI"
        Mode    0666
EndSection

============================

6) salvar o arquivo "xorg.conf"
:x

7) reinicie o netbook
# reboot


Porém quando eu faço a etapa 5, dá um erro dizendo: command not found

Como eu faço para configurar este bendito xorg?

Tota

ola

Qualquer arquivo fora de sua pasta /home exige privilégios de root.

sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

Acredito que utilizando então o comado sudo para editar o arquivo xorg.conf tudo funcione

caso estaja usando o root, e tenha dificuldades com o vim

sudo vim /etc/X11/xorg.conf

voce pode usar o comando man vim ou vim --help para ver seus comandos, ou mesmo um google  para vim retorna => http://aurelio.net/vim/vim-basico.txt

Dentre outros varios resutados.

No exemplo que citei inicialmente, roquei o vim pelo editor de textos do Gnome, o gedit, com interface grafica mais amigável "à la" editor de textos do Windows.

Caso não goste do gedit ou do vim, voce ainda tem a opção do uso de outro editor de sua preferencia, como o emacs por exemplo.

No caso de estar usando o root(sudo), conheça o vim e ainda esteja com problemas, verifique se não errou na sintaxe ( Linux é "case sensitive" ) diferenciando maiusculas de minusculas

é comum aqui no forum, usuarios trocarem X11 por x11 o que em linuxês não é o mesmo comando


[]'s

fernandommir

Obrigado pela resposta,

eu fiz todos os passos usando o root (sudo), e editei o arquivo "xorg.conf" usando o "sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

Alterei tudo conforme o outro tutorial ensinava, e entáo reiniciei meu computador, e ele simplesmente fica com a tela em branco... Não aparece nada...

Há alguma maneira de eu desfazer tudo o q foi feito? como eu posso entrar denovo no meu computador?

gostei muito do Ubuntu, mas se eu não conseguir alterar as config, acho q vou ter q formatar e voltar para o lixo do Windows7.. =/


Tota

Ola

A maneira mais fácil é entrar com um live cd, escolher testar sem instalar

Localize o hd, monte e navegue até a pasta /etc/X11

Como anteriormente, edite o xorg.conf e retorne a condição original ( deve existir na pasta um xorg.conf.back ou algo assim e voce pode renomear para testes.)

CitarListagem de código 3.2: Gerando um arquivo xorg.conf

# Xorg -configure

Certifique-se de ler as últimas linhas impressas na sua tela quando o Xorg terminar de inspecionar seu hardware. Se ele disser que falhou em algum ponto, você será forçado a escrever um arquivo xorg.conf manulmente. Presumindo que ele não falhou, ele dirá para você ele escreveu o /root/xorg.conf.new pronto para você testar. Então, vamos testar :)

Listagem de código 3.3: Testando o arquivo xorg.conf.new

# X -config /root/xorg.conf.new

Se tudo for bem, você deve ver um simples padrão de branco e preto. Verifique se seu mouse funciona corretamente e se a resolução é boa. Você pode não ser capaz de deduzir a resolução exata, mas você deve ser capaz de dizer se é muito baixa. Você pode sair a qualquer momento apertando Ctrl-Alt-Backspace.

Alternativa: Geração semi-automática do xorg.conf

O Xorg fornece uma ferramenta chamada xorgconfig que irá pedir várias informações para você sobre seu sistema (adaptador gráfico, teclado, ...). Com base em sua entrada, ele irá criar um arquivo de xorg.conf.

Listagem de código 3.4: Geração semi-automática do xorg.conf

# xorgconfig

Outra ferramenta, também fornecida pelo Xorg, é o xorgcfg, que primeiro tenta rodar Xorg -configure e depois iniciar o servidor de X para mais ajustes finais.

Listagem de código 3.5: Usando o xorgcfg

# xorgcfg
(Caso o X tiver problemas ou a configuração falhar, tente:)
# xorgcfg -textmode

Copiando o xorg.conf

Vamos copiar o arquivo xorg.conf.new para /etc/X11/xorg.conf agora, para não termos que continuamente rodar X -config -- digitar só X ou startx é bem mais fácil :)

Listagem de código 3.6: Copiando o xorg.conf

# cp /root/xorg.conf.new /etc/X11/xorg.conf
http://www.gentoo.org/doc/pt_br/xorg-config.xml

[]'s

fernandommir

Olá Tota, valew pela força... Acabei não conseguindo fazer exatamente tudo o que você mandou.. acabei achando um tutorial falando como instalar no Ubuntu 10.10 (http://hudsonss.blogspot.com/2010/10/intel-gma500-no-repositorio-para-ubuntu.html)

Apenas usei um live CD para entrar e recuperar meus arquivos... ahi formatei novamente meu netbook e instalei o Ubuntu 10.10 Maverick...

rodei o script q coloquei o link e tudo tah funcionando perto do perfeito... =)

Fico feliz de não ter que usar o Windows 7, o meu netbook agora tah rodando muito melhor...

Soh tem uma coisinha q ele poderia ficar melhor, eu não consegui configurar muito bem para sair a resolução máxima na minha TV (AOC 1080p). Toh rodando na resolução 800x600, e acho q dá pra ficar maior, até tem a opção de colocar 1280 x 720, mas aí já passa do máximo e fica fora da tela da TV.. Tem alguma luz?

Tota

Citação de: fernandommir online 17 de Junho de 2011, 03:20Soh tem uma coisinha q ele poderia ficar melhor, eu não consegui configurar muito bem para sair a resolução máxima na minha TV (AOC 1080p). Toh rodando na resolução 800x600, e acho q dá pra ficar maior, até tem a opção de colocar 1280 x 720, mas aí já passa do máximo e fica fora da tela da TV.. Tem alguma luz?

Infelizmente a "luz" é editar o xorg.conf

Desta vez, faça um back up do xorg.conf original, caso algo dê errado, com o live cd voce devolve ele para a pasta e tudo volta a funcionar como antes.

Infelizmente estes erros fazem parte de qualquer aprendizado.

[]'s