Migração de servidor samba

Iniciado por rwarstat, 16 de Junho de 2011, 21:59

tópico anterior - próximo tópico

rwarstat

Pessoal,

Vou migrar um servidor samba PDC que hoje roda em um CentOS para o Ubuntu e estou com algumas dúvidas:

• qual versão do ubuntu utilizo: a 10 ou a 11?
  • como faço para migrar o servidor samba sem que tenha que reinserir todas as máquinas no domínio novamente?
  • gostaria de quando migrar o servidor começar a usar com ldap, sendo que via estar tudo em uma máquina só. Como faço essa mudança?

Abraço,
Roberto

clcampos

- Eu estou usando uma versão do 10.04 em um server samba assim, pois a versão é de longo suporte (LTS) tendo assim 5 anos de suporte, enquanto a 10.10, ou 11.04 tem suporte de apenas 18 meses.

- Eu copiaria o smb.conf e as demais configurações (IP e etc), porém essa resposta fica invalidada devido a terceira pergunta.

- Se você vai usar ldap acho que fica impossível não mexer em todas as estações.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

zekkerj

Olá rwarstat,

Realmente mudando de formato da base de usuários não tem como não recadastrar as máquinas. Quantas máquinas são? E quantos usuários?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

rwarstat

Zekkerj,

São 6 máquinas e 6 usuários. O quê eu não queria era ter que recadastrar em razão de ter que criar os perfis nas máquinas novamente e ajustes nos perfis. Mas se não tem como, vou deixar assim por enquanto.

Abraço,
Roberto

clcampos

São muito poucas as máquinas e os usuários.

Eu tinha uns mais de 200 usuários e umas 100 máquinas na rede (apenas umas 60 autenticando no samba) e recadastrei tudo. Tudo bem que sabia que iria cair drasticamente o número de usuários e o fiz para isso mesmo. Se você quer usar ldap não vejo porque não recomeçar.

Eu sei pelo pouco que estudei do ldap que seria mais fácil com ele, mas minha rede é somente samba, pois domino mais e sei que em produção você tem ter mais garantias.

Se for só mudar o server, mas manter as mesmas tecnologias acho que não vai ter problemas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

zekkerj

Campos, eu já precisei fazer uma migração de domínio Samba, e te digo: nunca mais implemento um domínio pra produção sem já começar com LDAP. Foi um parto pra fazer a migração, e no final eu tive que fazer uma tremenda gambiarra pra forçar os usuários criados no domínio novo ficarem com o mesmo SID do domínio antigo (assim eu pude aproveitar o perfil móvel deles). Levei meses nisso, literalmente.

Se tivesse começado com LDAP (pior que eu comecei depois larguei, achei mto complicado ) teria sido só questão de colocar o servidor novo como BDC, deixar ele sincronizar, e depois desativar o servidor antigo...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D