Como manter o terminal aberto?

Iniciado por guspzim, 07 de Junho de 2011, 01:44

tópico anterior - próximo tópico

guspzim

Criei um lançador para executar um programa no terminal, mas o terminal fecha logo em seguida. O programa continua em execução, porém eu queria que o terminal ficasse aberto pra eu ver que ele está em execução. Eu sei que pode ser besta isso, se e for possivel, por que não?

EdvaldoSCruz

Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

druidaobelix

Olá guspzim.

E se clicar com o botão direito do mouse no terminal aberto na barra superior dele e assinalar "Sempre no espaço de trabalho visível", seria isso que v. quer?

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

guspzim

Citação de: EdvaldoSCruz online 07 de Junho de 2011, 04:37
Veja se esse link ajuda você: http://wiki.ubuntu-br.org/Terminal

Abraço

Ja li esse link, inclusive os comandos basicos, e não achei

Citação de: druidaobelix online 07 de Junho de 2011, 05:32
Olá guspzim.

E se clicar com o botão direito do mouse no terminal aberto na barra superior dele e assinalar "Sempre no espaço de trabalho visível", seria isso que v. quer?

[]'s

Não. Eu criei um lançador para executar um aplicativo no terminal, só que ele executa e fecha o terminal. Teria que ficar aberto.

druidaobelix

Olá guspzim,

Continuo com alguma dificuldade de entender mais exatamente o que v. precisa, talvez v. possa reproduzir detalhadamente os passos do que fez para se possa tentar replicar e, quem sabe, melhor entendendo, encontrar uma solução.

O funcionamento geral do Unity, nesse aspecto do launcher, é esse:

Ícone no painel lateral (launcher ou lançador)

Quando se abre algum programa, o seu ícone deve aparecer no painel lateral que é o lançador de aplicativos.

Assim, se desejar manter um ícone de um programa no painel lateral:

-  clicar no ícone, com o botão direito do mouse, e escolher "Manter no lançador"

Se quiser retirar o ícone do lançador

-  clicar no ícone, com o botão direito do mouse, e desmarcar "Manter no lançador". Ele desaparecerá.

Quando aciono o ícone no launcher abre-se a janela do programa correspondente, a qual fica aberta da forma que abriu até que eu mande fechar ou minimizar ou expandir-reduzir, clicando nos clássicos indicadores circulares correspondentes no canto esquerdo da janela (X, traço e quadrado), nenhuma janela fecha por si só, a menos que seja comandada, ela torna-se ativa ou inativa, dependendo de clicar ou não em outras janelas, por padrão é isso, mas isso é sobreposição e não fechamento, podendo-se alternar entre elas, janelas abertas, seja clicando diretamente em qualquer delas que se queira ativa, seja usando AlT+Tab para a escolha.

Parece-me que o que estamos falando é sobre o gerenciamento de janela, já que o terminal (shell) nada mais é do que uma janela, que nada tem de especial exceto pelo fato de permitir o CLI, mas ainda assim é apenas uma janela.

Em regra o comportamento das janelas é idêntico para todas as janelas, isto é, trata-se de uma característica geral do sistema e não de uma janela em particular, portanto, uma alteração iria repercutir no todo e não apenas naquele específico programa.

Há alguma coisa nessa questão que v. coloca que não estou conseguindo entender.

De toda forma, veja isso:

Acione as teclas Alt+F2 para abrir a caixa de "Executar um comando";
Digite gconf-editor (Editor de configurações);
Localize a entrada apps/gnome-terminal/profiles/Default
Localize a chave exit_action

A chave permite dois valores quando do término do processo filho: close (padrão) e restart.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.