após atualização Ubuntu não incia mais

Iniciado por vallard, 03 de Junho de 2011, 03:54

tópico anterior - próximo tópico

vallard

Instalei o Ubuntu 11.04 normalmente. E o atualizei, mas agora ele não incia, na tela ficam vários Enabling Starting, Stopping, e um tal de fsck(ou algo assim).

Estou postando isso pelo express gate, é um pouco urgente, pois tenho vários trabalhos para entregar, alguém pode ajudar? =/
Pelo recovery mode, digito startx e não vai, e fui ver se existiam pacotes defeituoso, mas não havia nenhum. Me pergunto porque desse erro, sendo que só atualizei normalmente... bom, daqui pra frente vou tentar evitar atualizações....

@Edit
Tive que logar de outro computador, pra postar um pouco mais sobre o erro.
Ele é parecido com o: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1744749 que achei enquanto pesquisava.

E como ele, minha GPU também é ATI(pode ter alguma coorrelação)

druidaobelix

Olá vallard ,

Vi que v. está online, espere um pouco que vou responder com uma sugestão.

Editando:

O que está estranho é a menção que v. faz ao fsck aparecer executando.
Esse programa é usado na inicialização para verificar o estado dos discos.

Bem, como v. refere urgência e ainda que sua placa é uma ATI, sem uma análise maior o que pode tentar é inicializar por LiveCD/USB, entrar no disco em que está instalado o seu 11.04 e renomear o arquivo "xorg.conf" para "xorg.conf.old", após o que reinicie o sistema.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

druidaobelix

Se a sugestão acima funcionar, permitindo algum acesso ao sistema, porém ainda existirem problemas, então tente esse procedimento:

A ATI tem se constituído um problema. :-(
Se o caso, vá pelo modo de recuperação ou mesmo a entrada de kernel anterior, se existir.

A idéia inicial é limpar o driver fglrx decorrente de desinstalações anteriores incompletas, o que pode ocasionar conflitos nas ATI, e ver o que acontece.

1) Purgar o -fglrx

sudo apt-get remove --purge xorg-driver-fglrx fglrx*

sudo apt-get install --reinstall libgl1-mesa-glx libgl1-mesa-dri fglrx-modaliases

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Para que se tenha efeitos desktop (Compiz ou KDE) ainda é necessário:

sudo apt-get install --reinstall xserver-xorg-core

Reinicie para ver o que acontece

Caso isso não resolva, tente o passo 2 a seguir:

2) Remoção completa do -fglrx

É um procedimento "mais agressivo".

sudo /usr/share/ati/fglrx-uninstall.sh  # (se existir)

sudo apt-get remove --purge fglrx*

sudo apt-get remove --purge xserver-xorg-video-ati xserver-xorg-video-radeon

sudo apt-get install xserver-xorg-video-ati

sudo apt-get install --reinstall libgl1-mesa-glx libgl1-mesa-dri xserver-xorg-core

Talvez seja necessário acrescentar isso (aqui foi preciso):

sudo apt-get install fglrx-modaliases

[]'s
www.arredondar.org.br

vallard

Citação de: druidaobelix online 03 de Junho de 2011, 05:49
Se a sugestão acima funcionar, permitindo algum acesso ao sistema, porém ainda existirem problemas, então tente esse procedimento:

A ATI tem se constituído um problema. :-(
Se o caso, vá pelo modo de recuperação ou mesmo a entrada de kernel anterior, se existir.

A idéia inicial é limpar o driver fglrx decorrente de desinstalações anteriores incompletas, o que pode ocasionar conflitos nas ATI, e ver o que acontece.

1) Purgar o -fglrx

sudo apt-get remove --purge xorg-driver-fglrx fglrx*

sudo apt-get install --reinstall libgl1-mesa-glx libgl1-mesa-dri fglrx-modaliases

Para que se tenha efeitos desktop (Compiz ou KDE) ainda é necessário:

sudo apt-get install --reinstall xserver-xorg-core

Reinicie para ver o que acontece

Caso isso não resolva, tente o passo 2 a seguir:

2) Remoção completa do -fglrx

É um procedimento "mais agressivo".

sudo /usr/share/ati/fglrx-uninstall.sh  # (se existir)

sudo apt-get remove --purge fglrx*

sudo apt-get remove --purge xserver-xorg-video-ati xserver-xorg-video-radeon

sudo apt-get install xserver-xorg-video-ati

sudo apt-get install --reinstall libgl1-mesa-glx libgl1-mesa-dri xserver-xorg-core

Talvez seja necessário acrescentar isso (aqui foi preciso):

sudo apt-get install fglrx-modaliases

[]'s

Obrigado pela resposta mesmo sendo num horário de pouco movimento.
Tentarei o que disse e postarei os resultados

Infelizmente não tenho nenhum liveCD no momento... mas tentarei assim mesmo(o outro passo)

druidaobelix

Olá vallard, de novo

Como você referiu ter visto algo sobre fsck, se a primeira medida não funcionar (ou seja, não ser um simples problema de vídeo), tome cuidado para salvar os seus arquivos importantes fazendo um backup.

Ainda pelo liveCD/USB, no terminal:

sudo fdisk -l  (sinal_de_menos;letra_ele)

Isso vai permitir identificar suas partições.
Verifique se existem mensagens de erros de arquivos.

sudo blkid          (bê+ele+ka+i_de_irmão+dê)

Vai permitir identificar a formatação das partições.

Havendo erros de arquivos e identificando qual é a partição Linux em que se encontra o Ubuntu, e como é que ela está formatada (provavelmente ext4) pode executar um comando para verificar tentar corrigir tais erros, restabelecendo a integridade dos discos, porém, dependendo do problema, isso pode fazer com que haja perda dos dados da partição.

Supondo (apenas um exemplo) que sua partição Ubuntu seja a sda3 (troque pelo caso concreto, sda1, sda2, sdb5, enfim, o que constatar como sendo a partição Ubuntu) e conforme o tipo de formatação, execute o comando correspondente:

Para ext4:
sudo fsck.ext4 /dev/sda3

Para ext3:
sudo fsck.ext3 /dev/sda3

Para ext2 (pouco provável):
sudo e2fsck -b 8193 /dev/sda3

Lembre-se que isso pode por a perder os dados que v. tem na partição, então é imprescindível um backup caso existam dados importantes nela.

www.arredondar.org.br

vallard

Citação de: druidaobelix online 03 de Junho de 2011, 06:17
Olá vallard, de novo

Como você referiu ter visto algo sobre fsck, se a primeira medida não funcionar (ou seja, não ser um simples problema de vídeo), tome cuidado para salvar os seus arquivos importantes fazendo um backup.

Ainda pelo liveCD/USB, no terminal:

sudo fdisk -l  (sinal_de_menos;letra_ele)

Isso vai permitir identificar suas partições.
Verifique se existem mensagens de erros de arquivos.

sudo blkid          (bê+ele+ka+i_de_irmão+dê)

Vai permitir identificar a formatação das partições.

Havendo erros de arquivos e identificando qual é a partição Linux em que se encontra o Ubuntu, e como é que ela está formatada (provavelmente ext4) pode executar um comando para verificar tentar corrigir tais erros, restabelecendo a integridade dos discos, porém, dependendo do problema, isso pode fazer com que haja perda dos dados da partição.

Supondo (apenas um exemplo) que sua partição Ubuntu seja a sda3 (troque pelo caso concreto, sda1, sda2, sdb5, enfim, o que constatar como sendo a partição Ubuntu) e conforme o tipo de formatação, execute o comando correspondente:

Para ext4:
sudo fsck.ext4 /dev/sda3

Para ext3:
sudo fsck.ext3 /dev/sda3

Para ext2 (pouco provável):
sudo e2fsck -b 8193 /dev/sda3

Lembre-se que isso pode por a perder os dados que v. tem na partição, então é imprescindível um backup caso existam dados importantes nela.

Olá. Pelo desculpas por não ter respondido antes, realmente estava com um pouco de pressa e na pressa a gente só faz besteira, por isso fui a casa de um amigo e terminei os trabalhos lá.

Agora, focando no problema e explando mais sobre o mesmo.

CREIO eu que seja somente algo com os gráficos, asism que instalei o Ubuntu 11.04 recebi uma tela de erro com o jockey-gtk parando de funcionar. Com isso minha tela ficou lenta, como uma spécia de slowdown gráfica. Instalei o driver da ATI(pelo Aditional Drivers) e não deu certo, baixei o driver da ATI pelo site e também não deu certo. Decidi então usar assim mesmo e com o tempo(e à que eu ganhar mais xperiência) arrumar. Então atualizei o sistema. E no relauch, essas telas começaram exatamente como citado no tópico que eu linkei.

Eu tenho acesso ao terminal pelo ctrl+alt+f1 nessa tela de fsck, então posso fazer mudanças e tudo mais(pois sou o root). O problema é que eu estou sem acesso a liveCD no momento... e eu realmente não sou um usuário expert para fazer tudo pelo terminal ainda(por isso vim pedir ajuda).

Quando eu tentava dar startx pelo terminal antes, o PC dizia que não conseguia se conectar com o X e desistia.

Bom, agora o que eu tentei, seguindo o que você disse.

Tentei fazer o passo 1, mas não consegui, deu pruge no flgrx, mas na hora do reinstall meu sistema disse que não encontrou o flgrx-modaliases, e disse que o dkpg-reconfigure não é um comando válido.
Não me lembro exatamente mas quando fui reinstalar o xrog-core também eu um erro, mas não lembro qual.

Com o problema mais detalhado, acho que pode ficar mais fácil de acharmos uma solução.
Só pra constar, as especificações do meu PC(pode ser que ajude, não sei)
4TB HD
6GB ram
5850HD Black Edition
i7 930

Obrigado pela atenção.

druidaobelix

Olá vallard,

Mais imediatamente, para tentar ao menos recuperar o ambiente gráfico:

No modo texto puro (tty): Ctrl+Alt+F1

sudo apt-get install unity-2d-default-settings

sudo service gdm restart

www.arredondar.org.br

vallard

Citação de: druidaobelix online 05 de Junho de 2011, 02:41
Olá vallard,

Mais imediatamente, para tentar ao menos recuperar o ambiente gráfico:

No modo texto puro (tty): Ctrl+Alt+F1

sudo apt-get install unity-2d-default-settings

sudo service gdm restart

Olá, realmente agradeço TODO o suporte que me vem dado. Obrigado.

Consegui recuperar o modo gráfico. Tentei instalar o Unity, mas ele acusou a falta do fglrx, e quando eu tentava instalá-lo, dava conflito com 2 arquivos já existentes, os removi e consegui instalar o fglrx e o unity2d, então foi só dar um reboot e tudo voltou ao normal.
Recuperando o modo gráfico vi que o problema do jockey-gtk ainda não foi resolvido. O sistema está lento(graficamente falando). Checando nos drivers adicionais, vejo que o driver da ATI está instalado, vou tentar resintalá-lo.
Irei checar se em outros modos essa lentidão acontece, tentar instalar uma outra UI pra fazer esse teste. Mas sou novo no mundo linux, não sei ainda o que pode estar causando esse conflito.

Teria ideia do que possa ser?

Mais uma vez, muito obrigado!

@edit

O erro que o jockey-gtk dá é esse:
/usr/lib/python2.7/dist-packages/gi/types.py:44: Warning: g_object_set_qdata: assertion `G_IS_OBJECT (object)' failed
 return info.invoke(*args)

@edit2

Consegui arrumar a lentidão gráfica desabilitando o Sync to Vblank no menu do Compiz.
Vou procurar a solução pro erro(que não foi resolvida ainda, mas amenizada), mas como desvia muito do assunto do tópico, não comentarei sobre ele aqui, criei um tópico na área de hardware posteriormente.
Mais uma vez agradeço o druidaobelix por todo o suporte. Acho que podem fechar o tópico se assim acharem necessário.

druidaobelix

Oi vallard,

Evidente isso é só um alerta e não um erro, porém nem creio que isso seja o ponto principal.

Parece-me que v. precisa começar a sistematizar a análise, sem o que vai ficar pingando pra lá e pra cá sem de fato resolver nada.

Deu-me a impressão que v. domina o idioma inglês, até vi um post que creio ser seu em outro fórum em inglês, então fica muito mais fácil e mais amplo começar a consultar a documentação relacionada à ATI.

Lá na página do RandeonDriver está assinalando que a RadeonHD 5850 tem compatibilidade e bom resultado, como talvez v. já tenha visto.

https://help.ubuntu.com/community/RadeonDriver

Esses casos não tem fórmula mágica, precisa ser metódico e sistematizar a análise, mesmo porque precisaria ter um equipamento idêntico ao seu para poder testar, o que não é o caso.

Talvez compense começar uma instalação zerada e ir desenvolvendo os raciocínios de forma planejada, um a um, incluindo os "Tweaking The Driver" e vou mais longe, incluindo os "cheat codes" na command line do grub, pois que aqui e ali vi alguns diretamente relacionados à radeon, porém para tudo isso precisa ser metódico, de forma errática é muito difícil.

O fato da RadeonHD 5850 estar lá assinalada dá uma boa perspectiva de bom resultado, creio eu.

[]'s

www.arredondar.org.br

vallard

Citação de: druidaobelix online 06 de Junho de 2011, 07:21
Oi vallard,

Evidente isso é só um alerta e não um erro, porém nem creio que isso seja o ponto principal.

Parece-me que v. precisa começar a sistematizar a análise, sem o que vai ficar pingando pra lá e pra cá sem de fato resolver nada.

Deu-me a impressão que v. domina o idioma inglês, até vi um post que creio ser seu em outro fórum em inglês, então fica muito mais fácil e mais amplo começar a consultar a documentação relacionada à ATI.

Lá na página do RandeonDriver está assinalando que a RadeonHD 5850 tem compatibilidade e bom resultado, como talvez v. já tenha visto.

https://help.ubuntu.com/community/RadeonDriver

Esses casos não tem fórmula mágica, precisa ser metódico e sistematizar a análise, mesmo porque precisaria ter um equipamento idêntico ao seu para poder testar, o que não é o caso.

Talvez compense começar uma instalação zerada e ir desenvolvendo os raciocínios de forma planejada, um a um, incluindo os "Tweaking The Driver" e vou mais longe, incluindo os "cheat codes" na command line do grub, pois que aqui e ali vi alguns diretamente relacionados à radeon, porém para tudo isso precisa ser metódico, de forma errática é muito difícil.

O fato da RadeonHD 5850 estar lá assinalada dá uma boa perspectiva de bom resultado, creio eu.

[]'s

Olá. Agradeço mais uma vez pela resposta.
Sim, tenho mais facilidade até mesmo com o inglês do que com o português(até mesmo utilizo o sistema em inglês).

Sim, neste momento estava lendo justamente essa página, vendo mais sobre as placas da ATI e a compatibilidade Ubuntu. Procurarei e estudarei mais sobre isso, e consequentemente, tentar resolvê-lo!
Seguir aprendendo!

diogo1982

Bom dia!

Sou novo no Fórum, gostaria de uma ajuda dos demais colegas, o tópico que mais chegou próximo do meu problema foi este.

Tenho um Notebook com HD de 500G instalado Windows 7 e Ubuntu 11.04, tudo funcionando perfeitamente, já reinstalei o Ubuntu "N" nunca tive problema, abaixo segue as partições de sistema:

/dev/sda8  *Partição Linux Ubuntu 11.04
/dev/sda2  *Partição Windows 7
/dev/sda1  *Partção Windows 7 (sistema)

Do nada o Windows não sobe mais, durante o boot o grub sobe, consigo acessar o Ubuntu sem problema, visualizo a partição Windows sem problema verifico a integridade dos arquivos, porém não consigo subir o sistema operacional Windows 7, durante o boot é exibido o erro abaixo:

erro: no such device: c4c25e38c25e...
erro: no such disk.

Pressione qualquer tecla para continuar...

------------------------------------------------------

Eu tentei inclusive reinstalar o Ubuntu para que o Grub jogasse a partição Windows novamente no boot, porém na instalação o Ubuntu não enxerga mais a partição Linux ele enxerga apenas o disco de 500G.

O problema está relacionado a MBR porém não sei como resolver este, alguém pode me ajudar?
Diogo Alves Cavalcante