Criar ramdisk bootavel para rodar direto do HD

Iniciado por sboorbou, 30 de Maio de 2011, 11:25

tópico anterior - próximo tópico

sboorbou

Opa, moderação caso o topico esteja no local errado desloca ele pra mim, pliss  ;D

Pessoal, to tentando aprender sobre ramdisk... queria subir o sistema operacional direto com ele, como se fosse um liveCD, mas preciso que seja no HD isso....

os pcs terão 2 HD's ( um solido e outro HD mesmo )
Estamos tentando criar uma imagem bootavel para colocar nas máquinas e que não possa ser alterada, essa imagem vai no HD solido.
montamos as partições tipo /var/log  e /home no outro HD, estes podem ser alterados e podem até receber arquivos etc...

alguem tem ideia de como proceder nesse caso?
poderiam me dar uma ideia???

Valeu galera!!!!!!!!
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Tota

Ola

Não entendi. Desculpe.

Ramdisk roda em memoria ram.

Discos rigidos ( mesmo que ssd) usam formatação (FAT, EXT, etc.), e não podem ser usados como ram ( exceto swap, que usa formatação propria )

CitarEstamos tentando criar uma imagem bootavel...

Voce quer criar uma distro comprimida (.ISO), e ao descomprimir ela crie um ramdisk, rode e se instale no ramdisk? Ao desligar o sistema ira para dev>>null ou seja, será destruido.

Imagem (comprimida) bootável, não irá armazenar os dados de usuario e da pasta /var como deseja. Voce tera que criar um script a ser rodado na instalação para apontar para o endereço de /var para copiar os arquivos para lá, e depois do boot outro script para recriar permissões e identificação da /home. Ao criar novos usuarios devera refazer o script e recriar a imagem comprimida.

(Se é o que entendi que voce deseja)

O mais fácil é o convencional:

Formate os HD's Ssd em ext2 ( sem journaling ) formate os Hd's convencionais em ext4 criando espaço para as pastas /var, /home e swap neles.

Instale o sistema nos SSD, declare o /home na instalação.

Depois de instalado mova a pasta /var e declare ela no arquivo fstab para o sistema encontrar.

Crie os usuários da /home sem privilégios de root e ninguém consegue mexer no sistema ( só voce, o root)

Hoje em dia, ssd é quase tão rápido quanto a ram, logo eu posso não ter entendido nada mesmo.

[]'s

sboorbou

Citação de: Tota online 30 de Maio de 2011, 11:49
Ola

Não entendi. Desculpe.

Ramdisk roda em memoria ram.

Discos rigidos ( mesmo que ssd) usam formatação (FAT, EXT, etc.), e não podem ser usados como ram ( exceto swap, que usa formatação propria )

CitarEstamos tentando criar uma imagem bootavel...

Voce quer criar uma distro comprimida (.ISO), e ao descomprimir ela crie um ramdisk, rode e se instale no ramdisk? Ao desligar o sistema ira para dev>>null ou seja, será destruido.

Imagem (comprimida) bootável, não irá armazenar os dados de usuario e da pasta /var como deseja. Voce tera que criar um script a ser rodado na instalação para apontar para o endereço de /var para copiar os arquivos para lá, e depois do boot outro script para recriar permissões e identificação da /home. Ao criar novos usuarios devera refazer o script e recriar a imagem comprimida.

(Se é o que entendi que voce deseja)

O mais fácil é o convencional:

Formate os HD's Ssd em ext2 ( sem journaling ) formate os Hd's convencionais em ext4 criando espaço para as pastas /var, /home e swap neles.

Instale o sistema nos SSD, declare o /home na instalação.

Depois de instalado mova a pasta /var e declare ela no arquivo fstab para o sistema encontrar.

Crie os usuários da /home sem privilégios de root e ninguém consegue mexer no sistema ( só voce, o root)

Hoje em dia, ssd é quase tão rápido quanto a ram, logo eu posso não ter entendido nada mesmo.

[]'s

opa tota, desculpe as frases desconexas...

ok, deixa ver se com um exemplo deixo claro...

imagina o livecd do ubuntu... ele inicia e da pra usar o sistema quase sem saber que ele ta rodando do CD, correto?

blz, quero isso, só que direto do HD, sacou?
quero uma imagem do sistema operacional que seja inalteravel no HD e que boot como se fosse um LiveCD, usando o ramdisk

porem quero guardar os logs em /var/logs e esses eu não posso perder... no caso do /home/$usuário seria apenas para guardar fotos, planilhas etc, arquivos que não apaguem ao desligar a máquina....

ficou claro?
caso não, posso tentar passar o que já pesquisei e onde quero chegar... quero criar tipo um appliance que enviaremos para nossos usuários.. chegando lá é só ligar a máquina e pronto...e independente de quanto tempo passe, o usuário ( e os tecnicos locais ) nunca vão alterar nada.......
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

irtigor

Use o fstab pra criar o ramdisk e o aufs pra unir as duas partes como se fossem uma só "coisa".

sboorbou

Citação de: irtigor online 30 de Maio de 2011, 14:20
Use o fstab pra criar o ramdisk e o aufs pra unir as duas partes como se fossem uma só "coisa".

vou procurar sobre isso... só uma duvida.. o fstab não precisa "ser lido" por um sistema já em funcionamento?
tipo ele subiria um sistema read and write e depois de ler o fstab ele criaria a ramdisk?
num tem como ele subir direto em ramdisk?
como um live cd?

druidaobelix

Olá sboorbou.

Se bem entendi a questão, a primeira parte do problema, que é rodar a imagem .iso do SO diretamente de um HD (vamos chamar de LiveHD, por analogia) instalado no sistema, é a parte fácil, funciona bem.

Confira aqui no Forum o seguinte post do usuário 'pintinho':

Tópico: Instalação do Ubuntu sem CD ou Pen-Drive

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,66202.0.html

Se for para rodar a versão 11.04, a qual requer umas pequenas alterações de parâmetros, basicamente referentes à inclusão da UUID, fiz um teste recente e funcionou tranquilo, conforme está descrito no post #38 dessa thread acima.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.