Pharaoh rodando em Ubuntu 10.04 com wine e PlayOnLinux (Resolvido)

Iniciado por xluisfernando, 27 de Maio de 2011, 22:09

tópico anterior - próximo tópico

xluisfernando

Depois de várias tentativas (perdi a cota de quantas foram), consegui instalar com êxito o jogo Faraó (que é uma versão com tema egípcio do Caesar 3) com o compiz e os efeitos extra do gnome ativados. No entanto, está acontecendo uma coisa muito estranha.

Para tanto, na última tentativa, removi tudo o que existia do wine e instalei o wine 1.2, winetricks e playonlinux, além das bibliotecas. Depois de tudo instalado, executei o winetricks e selecionei para instalar praticamente todas as opções de dll. Depois, instalei o jogo pelo playolinux.

Pelo menu do PalyOnLinux aparece o ícone do jogo instalado e as opções de configuração. No processo de instalação, o playonlinux baixou uma versão antiga do wine e a instalou junto com o jogo.

Ocorre que quando tento abrir o jogo pelo playonlinux nada acontece. Pelo auto run do CD não aparece a opção de jogar (só instalar) e pelo atalho criado pelo mesmo playonlinux, também nada acontece.

Mas, se eu navegar pelas pastas e chamar o jogo diretamente por dois cliques no executável, ele funciona perfeitamente.

Então, pensei: é só criar um atalho com comando e localização. Mas... pelo atalho criado, o wine inicia e fecha em seguida. Tentei então fazer um comando completo, chamando primeiro a referência do wine da versão antiga e depois a localização, mas também não funcionou. Tentei criar um link para o executável, mas percebi que o link só funciona dentro da pasta do executável e se estiver fora, no desktop, acontece a mesma coisa.

Não entendo porque isso está acontecendo. Embora seja muito chato ter que navegar pelas pastas para abrir o jogo é mais irritante ainda não entender porque isso está acontecendo (nem sei qual versão do wine está sendo realmente usada pelo jogo, mas desconfio que seja a antiga 1.1.29)
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS


xluisfernando

#2
Valeu Platão.

Problema resolvido com esse macete, que aliás é bem útil para resolver outros problemas em que o wine exija que a pessoa execute o aplicativo pelo exe da pasta de instalação, sem atalhos.

Bastou escrever o script:
Citar#!/bin/bash
cd /home/$USER/.PlayOnLinux/wineprefix/Pharaoh/drive_c/SIERRA/Faraó
wine Pharaoh.exe

Salvá-lo com um nome sugestivo dentro de /bin e depois executar:
Citarsudo chmod a+x /bin/nome_do_script.sh

Por fim, chamá-lo no lançador do menu de aplicativos.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS