Após a data prevista de suporte, Ubuntu 10.04LTS não recebera mais atualizações?

Iniciado por Léooo, 25 de Maio de 2011, 11:51

tópico anterior - próximo tópico

Léooo

Oi, sou novo usuário deste fórum e iniciante em Linux e estou com duvidas. Pretendo instalar Linux no meu PC em todo o HD ou em partição separada (ainda vou decidir), a versão que tenho e Ubuntu 10.04 LTS. A questão e se eu instalar e não atualizar para ultima versão oque acontece? Recebo suporte ate uma data especifica e depois? OBS.: tenho conexão com internet muito lenta.
>> Agradeço as respostas, mas foi isso que eu quis dizer com a pergunta anterior: Após a data de suporte e atualizações prevista para o Ubuntu 10.04 LTS o sistema fica sem atualizações e suporte da desenvolvedora permanentemente? Ou eu posso não atualizar para ultima versão disponível e mesmo assim receberei atualizações de segurança permanentemente?

Ioca100

Não tem problema algum, essa versão 10.04 é de longo suporte(LTS) a nova sairá em abril de 2012, será a 12.04.
Usuário Linux- 449417

Tota

Ola

Minha opinião:

Se voce usa sua maquina por algumas horas por dia, desliga e vai dormir, nunca precisa atualizar.

Mesmo com "brechas de segurança" ( todo sistema tem ) o GNU/Linux é muito mais seguro. Pela sua arquitetura e pelo fato de ter uma base instalada pequena em maquinas pessoais.

Demora muito para um invasor entrar numa maquina, e o que é que voce tem de tão importante em seu sistema que faria um cracker invadir seu desktop? Qual a chance, dentre milhões de computadores conectados na rede, de um invasor escolher justamente o seu para invadir se o nome da maquina não é Bradesco, Receita Federal, FBI, etc?

Se deseja editar filmes, administrar sites, etc., voce tem que estar atualizado, pois os programas também evoluem, as maquinas evoluem e é necessário estar "em cima da onda".

Se voce usa um servidor, com milhares de usuarios acessando ele, compartilhado e ligado 24 horas por dia, aí, sim, atualize sempre que surgirem atualizações de segurança.

Instale o 10.04 e nunca atualize se o sistema rodar sem problemas. Ajuste ele a seu gosto e desabilite as atualizações. Esqueça a "neura" Windows, atualizar=> anti virus=> formatar=> atualizar=> antivirus=> formatar => versão nova => maquina lenta.

Use até sua maquina ficar uma "carroça" de tão velhinha. Um dia, se desejar, baixe uma versão mais nova e faça tudo de novo.

Tenho uma maquina com Ubuntu 8 e está uma beleza. Por ser do forum, tenho outras, com outras versões pois preciso conhecer as mudanças implementadas em novos lançamentos. Mas a 8 está ali, quietinha e funcionando.

[]'s

velox256

Pô, Tota, fiquei "entotado" agora... :)

Citação de: Tota online 25 de Maio de 2011, 12:11
Ola

Minha opinião:

Se voce usa sua maquina por algumas horas por dia, desliga e vai dormir, nunca precisa atualizar.

Mesmo com "brechas de segurança" ( todo sistema tem ) o GNU/Linux é muito mais seguro. Pela sua arquitetura e pelo fato de ter uma base instalada pequena em maquinas pessoais.

Demora muito para um invasor entrar numa maquina, e o que é que voce tem de tão importante em seu sistema que faria um cracker invadir seu desktop? Qual a chance, dentre milhões de computadores conectados na rede, de um invasor escolher justamente o seu para invadir se o nome da maquina não é Bradesco, Receita Federal, FBI, etc?

Se deseja editar filmes, administrar sites, etc., voce tem que estar atualizado, pois os programas também evoluem, as maquinas evoluem e é necessário estar "em cima da onda".

Se voce usa um servidor, com milhares de usuarios acessando ele, compartilhado e ligado 24 horas por dia, aí, sim, atualize sempre que surgirem atualizações de segurança.

Instale o 10.04 e nunca atualize se o sistema rodar sem problemas. Ajuste ele a seu gosto e desabilite as atualizações. Esqueça a "neura" Windows, atualizar=> anti virus=> formatar=> atualizar=> antivirus=> formatar => versão nova => maquina lenta.

Use até sua maquina ficar uma "carroça" de tão velhinha. Um dia, se desejar, baixe uma versão mais nova e faça tudo de novo.

Tenho uma maquina com Ubuntu 8 e está uma beleza. Por ser do forum, tenho outras, com outras versões pois preciso conhecer as mudanças implementadas em novos lançamentos. Mas a 8 está ali, quietinha e funcionando.

[]'s
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

clodoaldops

Tota

Citação de: velox256 online 25 de Maio de 2011, 12:47
Pô, Tota, fiquei "entotado" agora... :)

Mesmo com "brechas de segurança"

e pelo fato de ter uma base instalada pequena em maquinas pessoais.

Se não existissem brechas, não haveria atulizações de segurança. E elas existem em todos os sistemas. Unica diferença é nos equipamentos da Apple. Eles nunca reconhecem isto, criam atualizações e não dizem o porque. Pelo menos no Linux, no Unix e no windows isto é divulgado.

Quanto a base instalada pequena em desktops, dizem por aí que o windows é utilizado em 90% das maquinas domésticas ( já ouvi até em 98%). Já em servidores e roteadores de internet, isto muda muito de figura, como sabemos.

"desentote", amigo.   ;D

[]'s

jubuntux

Ola

Minha opinião:

[]'s

Muito interessante este ponto de vista e que me ajuda a ter uma maior noção de certos procedimentos a ter com um S.O. neste caso concreto o ubuntu!
O primeiro LTS que usei (também o 1º ubuntu) foi o 10.04, confesso que a experiência não foi muito boa, estava na fase do "a e i o u" do linux, muito imaturamente fui desenhando por lá um percurso marcado por coisas interessantes mas também muitas asneiras devido à ignorância a que o windows XP da vida nos submete e onde para lá desse patamar o que possa existir se dirija exclusivamente aos gurus dos computadores. No 10.10, a experiência assumiu outros contornos ainda que surgissem pelo caminho alguns problemas, mas nada de extraordinário e quando surgiu o 11.04 a vontade de mudar para este não foi muita! No entanto o desafio falou mais alto e cá estou no Natty. Peço desculpa por me alongar nesta parte...

A questão de fundo que queria colocar é acerca das actualizações. As opiniões que tenho lido são muito diversas, colocar todas as actualizações que surjam, sem distinção, ou fazer uma selecção das mesmas e quais? No meu caso e talvez da maioria, o mais fácil seria determinar que grupos de actualizações deixaríamos em canal aberto como as de segurança, aqui penso que a importância é óbvia e indiscutível, já outros grupos se poderiam considerar dispensáveis se o sistema não reclamasse as suas presenças, até aqui parece simples; apenas parece porque à medida que utilizamos o SO e notamos algumas irregularidades, reportamos muitas dessas para a falta dessas actualizações, mas como poderemos identificar os elementos em falta na lista que o gestor de actualizações apresenta, fazendo uma separação entre o que achamos ser importante e o que eventualmente não seja necessário?
Até ao momento identificá-los, na sua maioria é para mim um desafio, daí que tenho dado preferência à selecção completa correndo por vezes o risco de alguns componentes virem a criar conflitos no que já se encontra instalado.
Se possível Tota, agradecia uma opinião acerca disto. Obrigado.

jkmsjq

Citação de: jubuntux online 25 de Maio de 2011, 22:01
Ola

Minha opinião:

[]'s

Muito interessante este ponto de vista e que me ajuda a ter uma maior noção de certos procedimentos a ter com um S.O. neste caso concreto o ubuntu!
O primeiro LTS que usei (também o 1º ubuntu) foi o 10.04, confesso que a experiência não foi muito boa, estava na fase do "a e i o u" do linux, muito imaturamente fui desenhando por lá um percurso marcado por coisas interessantes mas também muitas asneiras devido à ignorância a que o windows XP da vida nos submete e onde para lá desse patamar o que possa existir se dirija exclusivamente aos gurus dos computadores. No 10.10, a experiência assumiu outros contornos ainda que surgissem pelo caminho alguns problemas, mas nada de extraordinário e quando surgiu o 11.04 a vontade de mudar para este não foi muita! No entanto o desafio falou mais alto e cá estou no Natty. Peço desculpa por me alongar nesta parte...

A questão de fundo que queria colocar é acerca das actualizações. As opiniões que tenho lido são muito diversas, colocar todas as actualizações que surjam, sem distinção, ou fazer uma selecção das mesmas e quais? No meu caso e talvez da maioria, o mais fácil seria determinar que grupos de actualizações deixaríamos em canal aberto como as de segurança, aqui penso que a importância é óbvia e indiscutível, já outros grupos se poderiam considerar dispensáveis se o sistema não reclamasse as suas presenças, até aqui parece simples; apenas parece porque à medida que utilizamos o SO e notamos algumas irregularidades, reportamos muitas dessas para a falta dessas actualizações, mas como poderemos identificar os elementos em falta na lista que o gestor de actualizações apresenta, fazendo uma separação entre o que achamos ser importante e o que eventualmente não seja necessário?
Até ao momento identificá-los, na sua maioria é para mim um desafio, daí que tenho dado preferência à selecção completa correndo por vezes o risco de alguns componentes virem a criar conflitos no que já se encontra instalado.

Eu mesmo tenho instalado no meu computador a versão 10.04 LTS e tenho habilitado nos Canais de Software --> na aba Atualizações as opções de atualização apenas em atualizações de segurança importante e atualizações recomendadas as demais deixo desmarcadas. E sempre quando aparece alguma atualização eu a faço automaticamente...!!!

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

jubuntux

É pena que não esteja a usar neste momento o meu ubuntu para verificar como estão definidos esses parâmetros no Centro de software..., apenas tenho uma ideia muito vaga que esses 2 grupos devem estar seleccionados! Mas não posso confirmar. A sugestão do Tota pareceu-me ser mais restritiva dando a entender que muito do que introduzimos no sistema por esta via tem uma importância relativa. Obrigado, mas gostava também que o Tota se pronunciasse acerca do que abordou e talvez o faça mais tarde (aqui 02H34 :P).

Tota

Citação de: jubuntux online 25 de Maio de 2011, 22:01

Ola

Todo e qualquer pacote de atualizações no GNU/Linux é seguido de um comentário.

No gestor de atualizações, na aba inferior é possivel ler estes comentários um a um.

Num caso hipotético, ele informa: este pacote corrige um erro " run time blá blá blá em chipsets nvidia 123", bem, se meu chipset é Intel eu deveria mesmo atualizar?

Ou linux-headers-4.28.437 (ficticio) => esta atualização fornece suporte a placas de captura h1234 de alta definição... Eu não tenho placas de captura, meu kernel funciona perfeitamente, para quê vou atualizar?

Até as de segurança. "esta atualização corrige entradas TCP com mais de 256 caracteres (ainda ficticio) que podem congelar o sistema." Ora, isto serve para meu notebook, que nunca travou no uso da internet? Não!

Com honestidade, muito poucas vezes encontrei um fato concreto para atualizar algo. Suporte a IPV6, Html5, ok, isto justifica, são evoluções.

Grub2 com suporte a formato GPT merece atualização. Logo teremos hd's com 5 terabytes ou mais. E eu vou querer ter um destes.

Meu ponto de vista também se apoia ao motivo de que meu hardware não evolui. Mesma mboard, mesmo processador, mesma quantidade de ram.

Devo atualizar, perder desempenho, suporte a drivers se funciona bem? Com maquinas cada vez mais potentes e com preço menor que quando adquiri a minha?

No encontro validade em fazer nada disto.

Somos consumistas, vivemos muito em função da midia, de novidades, e da noção comum propagada pelos "grandes" do hardware e software, de que precisamos mais, e de que mais é melhor.

Mas eu quero navegar na internet, escrever meus textos e ouvir alguma radio web. Um 386/486 com certeza não fará isto, mas um Centrino primeira geração com 512 de ram o faz.

Roda um windows7? Não. Roda bem um ubuntu 11? Não. Mas roda bem mesmo um ubuntu 8, ou um XP.

E daí que o suporte a XP e 8 acabou. Existem peças de reposição para esta maquina? (Sony Vaio BGN-88C ), não, não existe mais.

E como é o custo/benefício desta maquina. A cada dia funcionando, menor seu custo, e maior o benefício. Com um ubuntu 11 eu possivelmente a teria abandonado. (e a bateria deste note ainda dura meia hora, incrivel)

Estas são razões para não atualizar. Ja para um servidor de missão crítica, são outros bons tostões.

O debate é bom neste campo.

[]'s e desculpem o texto longo.

jubuntux

O "texto longo" ainda que algo genérico, poderá de alguma forma servir de dica no que toca às breves explicações de cada actualização.
O maior problema no meu caso é claramente o ainda fraco domínio em muita linguagem técnica e abreviada que é bastante presente nestes casos. Certamente haverão muitos itens em que será difícil perceber a sua utilidade, só mesmo com o tempo poderei melhorar.
Obrigado_

Tota

Ola

Uma análise profunda, iria exigir estudo pacote a pacote.

Veja aqui => http://www.ubuntu.com/usn

Toda atualização de segurança é postada e comentada em detalhes.

Como estudo é bem interessante.

Tese:

Veja => http://www.ubuntu.com/usn/usn-1127-1/

Aqui, um usuario local poderia desmontar uma midia erradamente.

Hipótese:

Quantos usuarios usam a maquina; quais as possiveis habilidades destes inumeros usuarios; qual a frequencia de uso/dia do pacote usb-disk-creator; qual o prejuizo advindo da desmontagem de um volume (o hd em curso do sistema exige que root faça isto); quantos usuarios têm privilégios de root.

Após análise, questiona-se:

Vale a pena esta atualização no sistema?

Ainda creio desnecessário a análise a um usuario comum, para administradores obrigatório.

Para estudos, sempre.

[]'s

jkmsjq

Tota... para simplificar essa questão (não sei se é tão simples assim...!!!), não é mais prático e, porque não dizer mais fácil também, uma pessoa instalar o Ubuntu Server 10.04 LTS, instala um ambiente gráfico, Gnome ou KDE, por exemplo, e utiliza as atualizações disponibilizadas pela Canonical durante 5 anos, apenas as de segurança e as recomendadas...???

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Tota

Ola

Todas são rotuladas de recomendadas.

5 anos é o prazo de troca de sua maquina?

Então faça só as de segurança, mas valem a pena? Você é quem terá a decisão.

Realmente não é simples, então a um usuario comum eu não vejo porquê.

Atualizações visam o futuro, seu intel i128 com 1 tera de ram de silicio amórfico e sua placa de video holográfica exigirão isto, mas o dinossauro que voce comprou hoje com 4 nucleos penso que não.

[]'s

jubuntux

A menos que por algum motivo forte tenha que reinstalar o ubuntu e aí tentar fazer uma selecção dentro do possível mais criteriosa na lista de actualizações, será uma oportunidade para fazê-lo, ainda que tentar perceber a função e utilidade uma por uma da lista, demonstre alguma dificuldade; recordo no entanto que o grupo das actualizações de segurança não era grande comparado com o extenso grupo das recomendadas que apresenta um esforço maior!