Unity...painel superior bloqueado

Iniciado por cello73, 22 de Maio de 2011, 20:48

tópico anterior - próximo tópico

cello73

bom pessoal...fiz vários testes no unity e pesquisas (que não encontrei respostas) sobre adicionar complementos no painel superior...

E nada....me parece que o painel superior é bloqueado e não dá pra mexer nele.

Sinceramente acho isso um total retrocesso se no ubuntu clássico isso é possível de ser feito, pq no unity não se consegue ?

Bom...para alguns que como eu se desesperou com isso...vale aqui uma dica...

No login do ubuntu basta selecionar "ubuntu classico" e o velho painel superior aparece sem problemas.

Isso é  bom pois não é preciso voltar para a versão antiga o que é ruim em termos de atualização do sw.

Agora se alguem descobriu uma forma de destravar o unity e principalmente colocar os complementos que conseguimos fazer no velho painel superior agradeceria bastante.

Sérgio Rabelo

Também achei a Unity desnecessária,
que foi que achou que navegar pelo menu da Unity é mais fácil que pelo gnome?
sem falar que é pesado e tem um visual desagradável, uma boa docky como a AWN lucida ganha em disparado em desempenho, funcionalidade e aparência.

jubuntux

O Unity..., tanta controvérsia tem criado!
Quem escreve também ainda não sabe até que ponto este novo formato de apresentação/produtividade corresponderá ao tão desejado lado prático das versões anteriores do ubuntu; lançou o desafio a si próprio de dar ao novo ambiente de trabalho o benefício da dúvida, sim, porque não? Ainda que tente, não esquece que tem a possibilidade de o alterar poupando-se à forma imposta pelo novíssimo ubuntu, ainda assim, encara isto como um teste à forma como naturalmente lida com determinadas surpresas aparentemente negativas, no entanto acredita que muito do que hoje é difícil e irritante, amanhã estará ultrapassado e até seja motivo de riso... ;D
Uma sugestão: se tanto incomoda o facto do painel superior não ser costumizável, tendo a possibilidade de optar pela versão clássica eventualmente mais democrática, porque não fazê-lo durante um tempo até que a inevitável mudança surja de forma mais espontânea e quiçá vista com outro olhar?  :)

Sérgio Rabelo

Citação de: jubuntux online 22 de Maio de 2011, 22:41
O Unity..., tanta controvérsia tem criado!
Quem escreve também ainda não sabe até que ponto este novo formato de apresentação/produtividade corresponderá ao tão desejado lado prático das versões anteriores do ubuntu; lançou o desafio a si próprio de dar ao novo ambiente de trabalho o benefício da dúvida, sim, porque não? Ainda que tente, não esquece que tem a possibilidade de o alterar poupando-se à forma imposta pelo novíssimo ubuntu, ainda assim, encara isto como um teste à forma como naturalmente lida com determinadas surpresas aparentemente negativas, no entanto acredita que muito do que hoje é difícil e irritante, amanhã estará ultrapassado e até seja motivo de riso... ;D
Uma sugestão: se tanto incomoda o facto do painel superior não ser costumizável, tendo a possibilidade de optar pela versão clássica eventualmente mais democrática, porque não fazê-lo durante um tempo até que a inevitável mudança surja de forma mais espontânea e quiçá vista com outro olhar?  :)

Até tentei usar o ubuntu com a Unity, mas essa nova versão não dá suporte a minha placa de vídeo Ati Radeon HD 4350, sem placa gráfica instalada fica como se estivesse rodando do cd, com a placa instalada o lag é tanto que parece que o fps cai pra 20 ¬¬
Minha placa funciona perfeitamente no 10.10, mas como não quero ficar com um sistema do ano passado migrei pro KDE.

jubuntux

Não tentou fazendo antes um upgrade dessa placa para que reunisse as características necessárias para lidar com o Unity?

Sérgio Rabelo

Citação de: jubuntux online 22 de Maio de 2011, 22:58
Não tentou fazendo antes um upgrade dessa placa para que reunisse as características necessárias para lidar com o Unity?

Usei a ultima versão do driver, do dia 9/5

E pra mim a interface kde está bem melhor que a Unity também.

clodoaldops

Unity não é gnome 2.x.
Unity é outra interface grafica com suas peculiaridades.
Primeiro temos que saber se temos hardware p/ roda-la:
http://andregondim.eti.br/ubuntu/wiki-do-hardware-necessario-do-unity/
Depois temos que nos habituar a ela ou usar outra: ubuntu classico, xfce ou kde.
Eu fikei com ubuntu classico no meu desktop e c/ xubuntu no notebook que num tem placa-video 3D.

jubuntux

Confesso que ainda não usei a versão KDE e é difícil dizer algo acerca dessa mudança. Desde o início sempre estive no gnome! Só uma dúvida que aproveito para que me esclareça, quando se refere a placa de vídeo refere-se à placa gráfica, certo? As minhas são da nvidia e parecem até ao momento funcionar.

Sérgio Rabelo

Citação de: jubuntux online 22 de Maio de 2011, 23:10
Confesso que ainda não usei a versão KDE e é difícil dizer algo acerca dessa mudança. Desde o início sempre estive no gnome! Só uma dúvida que aproveito para que me esclareça, quando se refere a placa de vídeo refere-se à placa gráfica, certo? As minhas são da nvidia e parecem até ao momento funcionar.

Sim, placa gráfica.

Sérgio Rabelo

Para quem só usou gnome como você, vai estranhar o KDE, eu estranhei, a principio ele é mais bonito, mas não é tão simples de se configurar como o gnome, mas com o tempo se pega o jeito, eu demorei muito até me acostumar.

jubuntux

Como eu sei se meu GPU roda o Unity?
Existe um programa para teste no Natty para isso. Rode o comando:

/usr/lib/nux/unity_support_test -p

Isso irá dizer se seu sistema tem o requisito mínimo capaz para o Unity.

Estive a ler isto e irei experimentar depois, tentou fazer isto antes da mudança?

Sérgio Rabelo

Citação de: jubuntux online 22 de Maio de 2011, 23:40
Como eu sei se meu GPU roda o Unity?
Existe um programa para teste no Natty para isso. Rode o comando:

/usr/lib/nux/unity_support_test -p

Isso irá dizer se seu sistema tem o requisito mínimo capaz para o Unity.

Estive a ler isto e irei experimentar depois, tentou fazer isto antes da mudança?
OpenGL vendor string:   ATI Technologies Inc.
OpenGL renderer string: ATI Radeon HD 4300/4500 Series       
OpenGL version string:  3.3.10750 Compatibility Profile Context

Not software rendered:    yes
Not blacklisted:          yes
GLX fbconfig:             yes
GLX texture from pixmap:  yes
GL npot or rect textures: yes
GL vertex program:        yes
GL fragment program:      yes
GL vertex buffer object:  yes
GL framebuffer object:    yes
GL version is 1.4+:       yes

Unity supported:          yes

jubuntux

Sérgio Rabelo

Pois é, mas mesmo assim estou com um lag tremendo, o qual eu não tinha antes de instalar a placa gráfica.

jubuntux

Será preocupante se assim se mantiver, o que pode não acontecer!
É, sem que aparentemente tenha razão de queixa até agora, estou desejoso para fazer este teste em casa.  :)