Ajustes Iniciais Ubuntu 11.4

Iniciado por cello73, 20 de Maio de 2011, 11:38

tópico anterior - próximo tópico

cello73

Pessoal,

Sou um profissional de TI que sempre tentou em casa migrar para o linux, mas sempre me debatia com alguma dificuldade (isso desde os tempos do velho mandrake, conectiva e outros...), e me considero uma pessoa persistente e fuçadora, mas sempre chegava em um ponto onde não tinha mais jeito...

Bom, agora estou novamente, "tentando migrar" experimentando o Ubuntu 11.4, mas, como sempre, estou esbarrando em algumas dificuldades e gostaria da ajudas do pessoal deste fórum.

Apenas para esclarecer, tenho em casa 2 notes (hp e dell) e 1 desktop todos com w7 instalado e licenciado.

As pendências são

1)Isso é uma antiga....porque as fontes linux são tão diferentes das fontes windows ? Exemplo, se você lê o mesmo site w7 e linux o site em linux mostra as fontes em bold e menores do que as fontes em linux.Há alguma forma de deixar as fontes do ubuntu mais semelhantes ao w7 ? Ou melhorar o conforto visual de alguma forma ?

2)Admito (e que não admitir que atire a primeira pedra :-) ) que gosto de baixar videos da internet e assisti-los no computador, porém percebi que para videos rmvb nem mesmo o realplayer para ubuntu é igual ao do w7....o meu player quando expandido tela cheia não fica em formato wide screen em linux, mas em w7 isso é padrão...Alguém conhece um player além do próprio real que seja de qualidade e que toque rmvb e avi com a mesma qualidade do que um player do w7 ? Tentei usar o VLC e a imagem até que pareceu boa...mas o som saiu sem sincronia.

3)Ainda sobre o tema de vídeos...quando eu conecto o computador na televisão via RGB a tela não fica com um foco razoável (em linux, w7 é normal) e olha que já mexi naqueles ajustes de telas...alguém tem alguma dica ou um sw que gerencie melhor esta comunicação ?

Bom...essas são as questões de momento....

Como disse sou um amante da ideologia linux mas, infelizmente tenho que voltar e usar o velho windows por problemas de incompatibilidade....mas acredito que hoje temos uma plataforma mais desenvolvida e uma comunidade atuante (como vi aqui no fórum) e tenho confiança que isso será contornado...

BrunoCarvalho

Primeiramente se vc quer migrar tenha mente aberta, Linux não é windows e vice-versa.

1 - Sobre as fontes, vc poderia instalar as fontes do windows no Ubuntu, so copiar as fontes da pasta do windows para a pasta do ubuntu e mudar nas opções de fonte.

2 - Siga o tutorial multimidia. e instale todos os codecs http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-11-04-natty-narwhal
Para o player o totem, nativo do ubuntu é uma boa opção, mas tem outras opções MPlayer, Gnome Mplayer e por ai vai, vai testando um por um ate achar um que te agrade so procurar por player de video aqui no forum que vc acha bastante coisa

3 - Sob o Dual View nunca testei no ubuntu, então não posso informar.

Tenha paciencia, demorei bastante para deixar o sistema redondo, leva tempo, muito tempo de pesquisa, testei varias versões, varias distros, ate que consegui, tenha persistecia e não deixe que problemas pequenos te impeça de usar o sistema.

deki

Também estou iniciando no Ubuntu e tive problemas com fontes em alguns sites. Geralmente eles fazem com a "family-font: Arial, Helvetica, Verdana" e acabam esquecendo de colocar sans-serif, ou outras opções para quem não usa essas fonts. E com isso acabava vendo os sites feitos para fonts sem serifa, com fonts serifadas.

Como o Ubuntu não tem algumas fonts que vêm com Windows ou Mac, o jeito é instalar essas fontes mesmo.
Pelo próprio Ubuntu você pode instalar um pacote com as fontes do Windows. Instale procurando o pacote pelo nome MSCOREFONTS.

Você também pode configurar as fonts pelo SO. Mas geralmente sites não pensados para navegabilidade em browsers e sistemas operacionais diferentes, sempre vão apresentar diferenças.

E as outras dúvidas não sei te responder, pois ainda nem cheguei nesse ponto.

agente100gelo

Existe um pacote chamado ubuntu-restricted-extras que instala programas protegidos por patentes.
Entre eles estão as fontes declaradas nos sites e o suporte à maioria dos formatos de áudio e vídeo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

cello73

Citação de: BrunoCarvalho online 20 de Maio de 2011, 12:10
Primeiramente se vc quer migrar tenha mente aberta, Linux não é windows e vice-versa.

1 - Sobre as fontes, vc poderia instalar as fontes do windows no Ubuntu, so copiar as fontes da pasta do windows para a pasta do ubuntu e mudar nas opções de fonte.

2 - Siga o tutorial multimidia. e instale todos os codecs http://ubuntued.info/multimedia-no-ubuntu-11-04-natty-narwhal
Para o player o totem, nativo do ubuntu é uma boa opção, mas tem outras opções MPlayer, Gnome Mplayer e por ai vai, vai testando um por um ate achar um que te agrade so procurar por player de video aqui no forum que vc acha bastante coisa

3 - Sob o Dual View nunca testei no ubuntu, então não posso informar.

Tenha paciencia, demorei bastante para deixar o sistema redondo, leva tempo, muito tempo de pesquisa, testei varias versões, varias distros, ate que consegui, tenha persistecia e não deixe que problemas pequenos te impeça de usar o sistema.

Então, usei a sua dica 2, porém não funfiou...segui tudo, passo a passo e no final veio o seguinte erro

E: Impossível encontrar o pacote non-free-codecs
E: O pacote 'libdvdcss2' não tem candidato para instalação
cello@titan:~$ sudo apt-get install non-free-codecs libdvdcss2
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
O pacote libdvdcss2 não está disponível, mas é referenciado por outro pacote.
Isto pode significar que o pacote está faltando, ficou obsoleto ou
está disponível somente a partir de outra fonte

Sabe o que pode estar ocorrendo ?

Ioca100

Aqui nunca tive problemas com fontes e , atualmente, as fontes da família Ubuntu são bonitas e legíveis, veja em configurações do sistema>aparência>fontes>suavisação de subpixel(LCD), outra coisa, marquei para fontes de aplicativos a Ubuntu Medium, no Firefox uso Ubuntu como fonte padrão e sem serifa uso sans-serif e monoespaçada  Courier New.
Para instalar fontes MS use na central de programas o pacote Ubuntu Restricted Extras, só pesquisar e mandar aplicar.
Boa sorte!

Usuário Linux- 449417

Altair Julião

Olá Cello bem vindo ao Ubuntu, quanto aos pacotes de áudio e vídeo tenta o seguinte:

sudo apt-get -y install w32codecs non-free-codecs ubuntu-restricted-extras

obs.: uso a versão 10.04.
Não importa a distro desde que seja GNU/Linux. Viva o Linux e o open source!
Ubuntu 12.10 user
Jundiá - AL

cello73

Bom pessoal, realmente o problema encontrado é porque a maioria dos updates de pacotes eram para a versão 10.4, porém depois de fuçar pela NET bastante acabei dando sorte...

Encontrei um link (abaixo) que é um roteiro passo a passo do que deve ser instalado após você instalar a versão 11.4 do ubuntu, é completíssimo com os codes de video e várias e várias aplicações....recomendo a todos pois é excelente !!!!

Mas vejam bem....é para a versão 11.4 apenas.

Baixei a maioria e agora tudo funciona perfeitamente !!!!

Segue o link e espero que ajudem os demais.

http://ubuntu-install.blogspot.com/2011/05/ubuntu-114-installation-tips.html

Agora fico mais confiante em largar o windows.

Abraços a todos.

filosofodebar

sofro do mesmo problema das fontes. Copiei minha as fontes .ttf do windows 7 (original e licenciado, claro) para a pasta ~/.fonts. As mesmas funcionam normais no broffice, no amsn e em tantos outros programas, mas ao tentar configurar os navegadores, seja o firefox ou o chrome, as fontes até são exibidas na lista de opções, mas seleciona-las não surte nenhum efeito. Alguém tem alguma sugestão?