Mozilla Firefox 1.5

Iniciado por Manoca, 17 de Julho de 2006, 23:26

tópico anterior - próximo tópico

Manoca

Então.... acabei de entrar no fórum porque eu estou quase pirando... Há alguns (váaaaaaaarios) minutos eu estou quebrando a cabeça para conseguir instalar o novo Mozilla (um adendo! eu naum tinha o velho...)

Pois é, eu cheguei até aqui:
manoela@ubuntu: ~/firefox$

Ao meu ver, eu teclarei algo do tipo: ./firefox-installer , só que não tem nenhum diretorio ou arquivo deste tipo... help me!!!! =)

Yarwinish

Qual a sua versão do Ubuntu ?
Caso seja o Breezy você pode baixar o firefox no próprio site, descompactá-lo em /opt/firefox por exemplo e criar atalhos para ele no menu, porque o firefox disponível nos repositórios para o Breezy é meio velho (1.0.8).

Agora se você estiver usando o dapper, basta instalá-lo via apt-get
sudo apt-get install firefox
Os repositórios do Dapper possuem a versão 1.5.0.4, logo vai instalar tudo direitinho, inclusive configurando automagicamente os atalhos.

Manoca

Rsrsrs... olha... vc está falando com uma leiga em linux.. mas eu sei que o meu é breeze.... só não entendi o que é para fazer!

Muito Obrigada de qualquer forma!

arsolto

#3
Ei, Manoca, se você ainda não tem experiência em ambiente GNU/Linux, sugiro a leitura sobre FAQ criado nesta sessão.

Para que você possa instalar programas com facilidade e rapidez em seu sistema operacional, atualize a sua lista de repositórios. Siga o tutorial do administrador LedStyle, clique aqui.

Tenho certeza que após a instrução que lhe dei você não terá mais dificuldades em instalar o que deseja. Agora, que tal fazer uma experiência com o Galeon e esquecer um pouco o Firefox. Dos navegadores WEB citados, o primeiro é melhor integrado ao Gnome, isso o torna mais rápido, acredito.

Se as dúvidas persistirem, volte a postar aqui!

Manoca

 ??? aaa.... poxa vida... agora eu viajei mesmo... acho q vou dormir pq minha cabeça tá fervendo...  :-\ Deixo para tentar mais tarde


arsolto

#5
Quer ir direto ao assunto, é isso? Quer uma resposta imediata e satisfatória? Tudo bem! Então, siga as instruções abaixo sem pensar duas vezes. Abra o Terminal e digite todos os comandos em negrito:

sudo gedit /etc/apt/sources.list

Agora, apague o conteúdo do arquivo que irá se abrir e substitua por este:

# Automatically generated sources.list
# http://www.ubuntulinux.nl/source-o-matic
#
# If you get errors about missing keys, lookup the key in this file
# and run these commands (replace KEY with the key number)
#
# gpg --keyserver subkeys.pgp.net --recv KEY
# gpg --export --armor KEY | sudo apt-key add -

# Ubuntu supported packages (packages, GPG key: 437D05B5)
deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu breezy main restricted
deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu breezy-updates main restricted
deb http://security.ubuntu.com/ubuntu breezy-security main restricted

# Ubuntu supported packages (sources, GPG key: 437D05B5)
deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu breezy main restricted
deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu breezy-updates main restricted
deb-src http://security.ubuntu.com/ubuntu breezy-security main restricted

# Ubuntu community supported packages (packages, GPG key: 437D05B5)
deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu breezy universe multiverse
deb http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu breezy-updates universe multiverse
deb http://security.ubuntu.com/ubuntu breezy-security universe multiverse

# Ubuntu community supported packages (sources, GPG key: 437D05B5)
deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu breezy universe multiverse
deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu breezy-updates universe multiverse
deb-src http://security.ubuntu.com/ubuntu breezy-security universe multiverse

# Cipherfunk multimedia packages (packages, GPG key: 33BAC1B3)
deb ftp://cipherfunk.org/pub/packages/ubuntu/ breezy main

# Cipherfunk multimedia packages (sources, GPG key: 33BAC1B3)
deb-src ftp://cipherfunk.org/pub/packages/ubuntu breezy main

# OpenOffice.org 2 final packages (packages)
deb http://people.ubuntu.com/~doko/OOo2/ ./

# The Opera browser (packages)
deb http://deb.opera.com/opera etch non-free


Salve e feche o arquivo que foi aberto no comando anterior e digite no Terminal os que estão logo abaixo:

sudo apt-get update

sudo apt-get install mozilla-firefox

sudo apt-get install galeon

Volto a dizer, se as dúvidas persistirem, não exite em postar no fórum Ubuntu.

bayco

é realmente lamentavel a resposta do nosso colega arsolto, dizendo num forum, onde as trocas de informaçoes tao indispensavel para o uso dificil do sistema linux, a um usuario iniciante, Onde tento usar o sistema aberto, mas acho cada vez mais dificil, não por causa dos comandos, mas que cada distro tem o seu jeito de se usar, e faz com que o linux fique sem duvida em segundo plano, e que usuarios iniciantes desistam facilmente em opera-los. E que pra que serve um forum se não para troca de informaçoes e conhecimento, e lembre-se que ninguem nasceu sabendo, e que a minha duvida de hoje foi a sua duvida um dia.

Yarwinish

#7
Citação de: Manoca online 18 de Julho de 2006, 00:59
??? aaa.... poxa vida... agora eu viajei mesmo... acho q vou dormir pq minha cabeça tá fervendo...  :-\ Deixo para tentar mais tarde


Desculpe. Vou tentar explicar com mais calma.
Antes de se aventurar mais pelo mundo GNU / Linux, deveria entender o conceito de repositório. O que é um repositório ? Nada mais que uma lista de programas pré-selecionados para você escolher e instalar no Ubuntu (ou Debian, ou Kurumin, etc). Para um programa estar nos repositórios, ele deve ser bom. Não é como no Windows aonde programas de qualidade duvidosa inundam a internet. Nas distribuições linux baseadas no Debian (o ubuntu é uma delas), existe um sistema de gerenciamento de pacotes chamado APT, para baixar os programas dos tais repositórios.. Como ele funciona ? Simples : na pasta /etc/apt do seu sistema operacional existe um arquivo chamado sources.list. Qual o conteúdo desse arquivo ? Mirrors para os repositórios Debian, com dezenas de milhares de programas disponíveis para serem baixados. Então, você simplesmente pega uma lista atualizada (um sources.list) e usa o comando apt-get para instalar, desinstalar e atualizar programas. O que o arsolto disse para você fazer ao colar esse código foi simplesmente para alterar o conteúdo do seu arquivo /etc/apt/sources.list

Ao fazer isso, o firefox estará disponível através do comando em terminal (Aplicações / Acessórios / Terminal)
sudo apt-get install firefox
Para que serve o comando sudo ?
Para realizar a ação como usuário root.
apt-get é o programa que você utiliza para baixar outros programas e instalá-los
install é o parâmetro do apt-get

O problema é que o Breezy é uma versão desatualizada do Ubuntu. E os repositórios do Breezy ainda possuem o firefox 1.0.8, que não é do seu interesse. Então, o que eu sugeri você de fazer foi baixar o firefox do próprio site (getfirefox.com), em sua versão para linux e descompactá-lo (dá para fazer isso pela própria interface gráfica, sem o uso do terminal) dentro da pasta /opt/firefox.

/opt é a pasta do sistema aonde se localizam as aplicações instaladas manualmente, que não fazem parte do sistema operacional.

Lembrando que ao fazer isso, você estará instalando um programa de fora dos repositórios (na verdade o firefox está presente, mas você estará instalando uma versão diferente da qual é recomendada para a sua versão do Ubuntu).

Como você irá criar uma pasta para o firefox, além disso deverá criar links para acessar o programa. compreendeu ? Qualquer dúvida basta perguntar. O objetivo do fórum é postar suas dúvidas para alguma pessoa responder.

Lamego

bayco,
o arsolto deu as instruções mais correctas para um iniciante, ler, e deixou os links bem certinhos, para alem disso ainda deu instruções directas para quem não quer ler !
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

arsolto

#9
Ei, bayco, pelo modo como você escreve, diria que tem muita deficiência em transcrever seus pensamentos. E, com certeza, também interpreta mal o que ler.

Seu comentário está muito confuso. Pior: está fora de contexto.

O máximo que posso fazer ao ler teu comentário é suspeitar do você está se referindo. Se você deu uma resposta ao que falei no tópico Que o Terminal seja abolido, saiba que cometeu inúmeros equívocos.

Eu, ao entrar no fórum Ubuntu ou em comunidades de Linux, me condicionei a fazer quase tudo pelo Terminal. Sempre quando criava um tópico solicitando ajuda ou fazia pesquisa através dos iniciados aqui, me instruia dos comandos e parâmetros frequentemente utilizados pelos usuários da ferramenta. Então, entenda que um alimenta o outro e pra mudar essa cultura, bayco, não vai ser fácil.

Hoje, posso lhe afirmar que estou familiarizado com Terminal. Faço instalações e remoções de programas por meio dele, movimento e copio arquivos de um diretório para o outro, altero a senha root, etc. Não sou avesso a esta ferramenta.

Quando criei o tópico Que o Terminal seja abolido, minha intenção era fazer o público do fórum refletir sobre as vantagens e desvantagens do Terminal para o usuário final ou inicante. Para isso, fiz-me um tanto radical quanto sensato no debate para poder gerar o interesse pela defesa a idéia contrária a minha e despertar a preocupação dos membros do fórum Ubuntu em prover meios mais fáceis ou intuitivos para solução de problemas.

Acho que a maioria entendeu o espírito daquele tópico, especialmente, aqueles que conhecem o meu histórico aqui.

Manoca

Queridos,

Eu não queria causar tanto rebuliço! O que eu estava tentando dizer é que eu tenho lido tudo que posso sobre o Linux (eu tenho um livro e ainda baixei um manual no meu computador), só que eu nunca fui uma expert em computadores.
O linux foi instalado em meu computador pelo meu tio, juntamente com o Windows. Ele é programador, e me ensinaria tudo sobre software livre (sempre tive curiosidade), enquanto isso eu continuaria usando o XP (tanto é que sua memória é maior..). No entanto tiveram alguns contratempos que nos afastaram por tempo indeterminado, além de ter havido um problema com o Windows (ele não enxerga a rede).  Portanto me vi deparada com um desafio (se é que podemos chamá-lo assim) de aprender a usar o Linux sozinha, sem nenhum conhecimento forte de computadores.
Resolvi entrar nesse fórum para ver se minhas tentativas de aprender a mexer no Ubuntu deixassem de ser fustradas. Ora, eu fui mimada durante anos pelo Windows!!

Espero que vocês não usem mais esse fórum para discutir picuinhas de vocês... e agradeço MUITO (muito mesmo..) a paciência que vocês estão tendo comigo...

Até breve!

Magneto

Tem que ter muita paciencia mesmo, uma pergunta simples merece uma resposta simples a agora um tópico normal vira um monólogo, vamos nos respeitar!!!!!!!

Magneto

Manoca, conseguiu instalar o firefox?

Manoca

Orange...

Não! Rsrsrs... gente, eu sou muito ignorante!  :D
Eu entendi o que o Yarwinish (?!?!?!) falou, eu já fucei e vi... tá tudo certinho... mas como se cria um link para o programa funcionar se eu só tenho é uma pasta cheia de coisas bizarras?!?!?!?! Hahahahah!!!!

Magneto

Muito simples, clica com o direito do mouse na área de trabalho e seleciona Criar Lançador, na janela que abrir coloque um nome para o aplicativo, no teu caso Firefox, logo após vá até comando, clique no botão navegar e escolha a pasta do firefox que tu extraiu anteriormente, deve estar nomeada como firefox mesmo, dentro desta pasta clique no arquivo nomeado como firefox, para ter uma ideía,logo abaixo deve ter um outro arquivo nomeado como firefox.bin, isso é só para te localizar, clica em ok e depois é só abrir como qualquer outro aplicativo.