Transformar notebook ou netbook em roteador [Resolvido]

Iniciado por Fabio94, 09 de Maio de 2011, 17:39

tópico anterior - próximo tópico

Fabio94

Olá, pessoal! Certo dia vi, numa reportagem eletrônica, que, com o Windows, é possível transformar qualquer dispositivo com antena WIFI (notebooks, netbooks, e alguns PCs) em um verdadeiro roteador. Atualmente possuo um netbook e um celular com suporte a WIFI e, não possuo "tempo"(tempo=dinheiro) para comprar um roteador. Tem como fazer isso no Ubuntu 11.04 (na última vez que instalei Windows >:( no meu netbook, ele não durou 2 meses e deu tela azul...foi uma luta para salvá-lo :P)? ???

zekkerj

Não depende do windows, depende do dispositivo, que precisa ser capaz de trabalhar em modo "master". Nem todos são.

Esclarecendo, os modos normais de trabalho de um adaptador são "managed" (para conectar a um roteador ou access point) e "ad-hoc" (pra conectar a outra estação no mesmo modo, sem AP/roteador).

No frigir dos ovos, não vale a pena. Compre um porquinho cofre, e vá engordando ele. Logo vc vai ter o suficiente pra comprar um roteador wireless BBB. ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

brunnux

Tambem estou muito interessado em realisar exatamente esta tarefa.
Se não me engano eu tambem vi esta mesma reportagem. Fiz os passos da reportagem, que compartilhava a internet q chegava por cabo e era compartilhada sem fio no windows. Duas placas de rede, uma cabeada e outra wireless. Funcionou perfeitamente. Pude conectar meu notebook nesta rede sem fio criada no windows em outro notebook e ainda usar a internet.

No windows o que acontece é que é criada uma conexão de ponte, onde se criava uma conexão adhoc wireless e depois selecionava as duas conexões de rede (sem fio e com fio), clicava com o botão direito e aparecia conexão de ponte. Dai criava uma nova conexão com o icone de um roteador. Eu so precisava conectar na rede wireless criada no inicio.

Será que é possível fazer exatamente o mesmo no ubuntu?

Tota

Citação de: brunnux online 11 de Maio de 2011, 22:20
Tambem estou muito interessado em realisar exatamente esta tarefa.
Será que é possível fazer exatamente o mesmo no ubuntu?

Ola

Dá para fazer, mas dá trabalho e convenhamos, como já dito, um roteador de 50 paus faz o serviço.

Porém se quer aprender como fazer, dê um google para => duas placas de rede linux

Existe bastante informação para aprendizado.

[]'s

zekkerj

Vc disse "conexão ad-hoc"? Isso não é um "verdadeiro roteador"... um verdadeiro roteador trabalha em modo "Master".

Se for pra fazer em modo ad-hoc, são três tostões, é só conectar e compartilhar.

Vcs têm o link desse material?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

zekkerj

É... infelizmente eles prometeram mesmo o tal "verdadeiro roteador"... e ainda se dizem "imprensa especializada".

velox256

Acho que os caras quiseram dizer com 'verdadeiro roteador' a função básica do aparelho de distribuir internet, que é o que a maioria das pessoas acham. Aí fica o dito pelo não dito... Mas o bagulho funciona, mesmo sendo um roteador caro pra caramba se usar um note ou pc desse jeito, hehehehe...

Citação de: zekkerj online 13 de Maio de 2011, 12:13
É... infelizmente eles prometeram mesmo o tal "verdadeiro roteador"... e ainda se dizem "imprensa especializada".
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

brunnux

Pois é. Mais e aí, da pra fazer este mesmo bagulho no Ubuntu?
Como faz?

zekkerj

brunnux

Hahahhahaha, eu tava tentando fazer de forma errada.
Fui la e criei atraves do menu criar nova rede sem fio e compartilhei e funcionou.

marcos_linux

Citação de: brunnux online 16 de Maio de 2011, 00:00
Hahahhahaha, eu tava tentando fazer de forma errada.
Fui la e criei atraves do menu criar nova rede sem fio e compartilhei e funcionou.

Eu tentei aqui mas não estou conseguindo.
Podem colocar um passo a passo?
Estou tentando conectar meu celular a internet por meio do notebook mas não estou conseguindo :(

brunnux

marcos_linux, vc precisa de 2 placas de rede, uma para receber a conexão e outra para compartilhar. Se não me engano muitos celulares também n suportam conexão adhoc, que é a que eu criei nessa situação.

HerrSchafer

Eu lembro de ter lido num artigo sobre uma distro minimalista que o camarada instalou num pc velho e, com várias placas de rede, o pc funcionava como roteador+firewall. É um aprendizado interessante, mas nada como ir à lojinha e pagar 50 pilas num roteador pronto. rsrs
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)