Instalação de Arquivos .bin / tar.gz no ubuntu

Iniciado por Gustavofoxx, 08 de Maio de 2011, 02:41

tópico anterior - próximo tópico

Gustavofoxx

o que mais eu li foi topicos sobre isso, mais em todos os topicos ninguem respondeu com clareza , falando passo-a-passo
alguns so vinham para falar que ja tinham topicos iguais, mais esses topicos NAO  sao CLAROS e diretos
por favor se alguem souber como instalar arquivos .bin .rpm .tar .tar.gz   so poste , e a duvida de muitos, faz assim

de .RPM para .DEB
terminal> blablablabla

de TAR para .DEB
balblalbal 

ALGUEM CONSEGUE NOS ESCLARECER?

cet.junior

Citação de: Gustavofoxx online 08 de Maio de 2011, 02:41
o que mais eu li foi topicos sobre isso, mais em todos os topicos ninguem respondeu com clareza , falando passo-a-passo
alguns so vinham para falar que ja tinham topicos iguais, mais esses topicos NAO  sao CLAROS e diretos
por favor se alguem souber como instalar arquivos .bin .rpm .tar .tar.gz   so poste , e a duvida de muitos, faz assim

de .RPM para .DEB
terminal> blablablabla

de TAR para .DEB
balblalbal  

ALGUEM CONSEGUE NOS ESCLARECER?

Gustavofoxx,

Arquivos DEB são arquivos de pacote nativos do Debian (e hoje também do Ubuntu e variantes desses dois). Você instala-os, atualmente, simplesmente dando dois cliques (na interface gráfica) ou, via terminal, com os comandos "dpkg -i nomedopacote-versao.deb" (esse não resolve a dependência dos pacotes) ou "apt-get install nomedopacote" (lembrando que no Ubuntu esses comandos devem ser precedidos do "sudo"). Além disso, via interface gráfica, você também tem o "Synaptic" e a "Central de programas" (ambos são interfaces para o "apt-get" e seus programas).

Arquivos RPM são originados da RedHat e atualmente são utilizados por distribuições como Mandriva/Mageia, openSUSE, RedHat (Enterprise), CentOS e outras. A instalação desses pacotes depende do sistema (pois o gerenciador de pacotes varia, diferentemente do "apt-get"), mas se não me engano, é "rpm -ivh nomedopacote-versao.rpm" (deve ser rodado como root).

Poucas pessoas sabem, mas também é possível instalar pacotes RPM nos derivados do Debian através do comando "alien". Ele converte o pacote RPM para um pacote DEB, tornando possível assim sua instalação. A sintaxe do comando é "alien --to-deb nomedopacote-versao.rpm". Entretanto, esse procedimento não é recomendável, pois a estrutura de sistemas RedHat e Debian são diferentes.

Pacotes BIN são binários pré-compilados e devem ser, simplesmente, executados. Para isso, é necessário que o arquivo esteja com permissão de execução. Para isso: via interface gráfica, vá nas propriedades do arquivo e ajuste a permissão para execução; via terminal, navegue até o arquivo e utilize o comando "chmod +x nomedopacote.bin"; dependendo do sistema, você também pode executá-lo (se for um shell script - normalmente um arquivo SH) com os comandos "sh nomedoarquivo.sh" ou "./nomedoarquivo.sh". Também funciona com arquivos Perl, Python e outros (contanto que seus devidos interpretadores estejam instalados).

Pacotes TAR.GZ são arquivos compactados, assim como são ZIP e RAR. Normalmente, programas distribuídos a partir do código fonte são disponibilizados dessa forma, sendo necessário sua posterior compilação (se já não existir um arquivo pré-compilado dentro do pacote, normalmente na pasta "bin" ou "usr/bin"). Para a compilação do pacote específico, leia o arquivo de ajuda do mesmo (normalmente um README).

Para criar arquivos RPM ou DEB é necessário utilizar certos padrões, chamados de "padrões de empacotamento", que costumam ser bem rigorosos (principalmente se você quiser colocar seu pacote nos repositórios). Recomendo, primeiramente, uma ambientação nos pacotes acima (para entender bem como funciona), para depois partir para o empacotamento próprio. Em seguida, recomendo uma busca no Google.

Espero ter ajudado.

rjbgbo

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469