lts 10-04 - localização pt portugal

Iniciado por porubu, 06 de Maio de 2011, 19:40

tópico anterior - próximo tópico

porubu

Não sei se será este o lugar mais correcto para a questão que venho apresentar. Se não for, as minhas desculpa e agradeço a transferência para o lugar mais indicado.

Além do ubuntu, utilizo e tenho colaborado com uma distribuição que tem por base o Lucid Lynx e o seu repositório oficial.

Para efeitos de suporte aos utilizadores dessa distribuição, naturais de Portugal e dos PALOP, os developers estão disponíveis para a inclusão nos repositórios específicos dessa distribuição, de um "meta package" com os ficheiros específicos do Ubuntu, do Office e de outras aplicações usadas frequentemente, com suporte aos utilizadores que usam a língua portuguesa da Europa.

O problema que se coloca está em saber como fazer a distinção entre os ficheiros em pt.pt dos que estão em pt.br. Consultei os repositórios do ubuntu 10-04, e encontrei vários packs e meta packs de suporte para português, mas nem sempre especificam se o conteúdo  é o português europeu ou o brasileiro.

Exemplo:
http://packages.ubuntu.com/dapper/language-support-pt
Neste caso, entre as dependências há aplicações com versões br e outras em pt europeu.

Acresce a minha falta de experiência nesta matéria por usar apenas a língua inglesa, em todos os meus sistemas informáticos.

Desta forma, gostaria de perguntar se alguém sabe como identificar os pacotes que devem ser usados, como suporte aos utilizadores do portugues europeu.

ps: Colquei ontem esta entrada na secção de traduções, mas aparentemente não seria esse o lugar correcto, visto não ter obtido respostas, apesar de ter recebido +/- 80 visualizações.

fabiorumor

Olá porubu, para teres open-office e derivados com o nosso português, vais ao synaptic e instalas o pacote aspell -pt-pt e o myspell-pt-pt.
Para o firefox, vais em extras> idiomas, e desabilitas o pack pt-br
Abraços.