Ubuntu 11.04 não mostra as barras nem do topo nem do rodapé

Iniciado por franzisk, 01 de Maio de 2011, 15:34

tópico anterior - próximo tópico

franzisk

Atualizei para para versão 11.04 (desinfirmado porque sempre confiei nas atualizações, se soubesse que tinha tantos problemas nunca tinha atualizado) e agora depois do boot aparece somente o Desktop, sem nenhuma barra, nem do topo nem do rodapé.

Assim não tem jeito de eu utilizar nada.

O que eu posso fazer?

E o pior (também), o Ubuntu não reconhece nenhum CD, senão eu poderia dar um boot com um CD qualquer.

Estive lendo e vi que teria uma barra do lado esquerdo com os aplicativos, e essa barra ficaria oculta até que se passe o mouse lá na esquerda, porém no meu não aparece barra nenhuma, fiquei totalmente sem opção de acessar qualquer coisa, a não ser o que tem de atalhos no desktop.

Ajuda por favor.

versorger

celestino

druidaobelix

O problema possivelmente está relacionado com a placa de vídeo.
Informe qual é o seu processador, ram e placa de vídeo instalada, para se ter uma idéia de será possível rodar o 3D ou se será adequado instalar o 2D.
Estando na tela que não apresenta nenhuma barra, nenhuma funcionalidade, tente Ctrl+Alt+F1 para ir diretamente ao modo texto, que possibilitará possíveis correções. Informe se isso está funcionando.
Ainda, na tela inicial do sistema, a tela do grub, o que é que está aparecendo?
Existem e estão disponíveis as entradas para o "modo de recuperação" e 'versões anteriores" (Previous Linux versions)?
"Versões Anteriores" vai carregar o kernel (núcleo do sistema operacional) na versão anterior, para o caso de incompatibilidades absolutas com o novo kernel.

O mais adequado é começar a deslindar o problema tentando o "Modo de Recuperação", que aliás é para isso mesmo que existe. Se isso funcionar fica bastante mais fácil consertar.

Se o "Modo de Recuperação" estiver funcional, tente sucessivamente:

1) vá para o modo texto Ctrl+Alt+F1
após autenticação (login e senha), digite:

unity --reset
sudo service gdm restart

Como é aparente, esse comando irá resetar o Unity (a nova interface gráfica do sistema).

Reinicie o sistema (pode tentar também Ctrl+Alt+F7 para voltar ao ambiente gráfico) e veja se isso funcionou.

Daí em diante seria adequado saber a placa de vídeo, especialmente ATI ou NVídia, para poder tentar outro procedimento.

Uma opção bastante simples é instalar o Unity 2D, que quase sempre funciona, porém não acho que deva fazer isso antes de tentar tornar funcional o 3D, caso haja placa aceleradora no sistema e o hardware seja compatível.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

agente100gelo

Conseguem entrar escolhendo "Gnome Clássico" na tela de login?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

ana_pinto

eu estou com o mesmo problema vou tentar fazer pra ver se funciona :)
ANA CLÁUDIA :)

ana_pinto

não deu certo alguem me ajude :) o meu e um netbook samsung n150
memoria de 2 giga
hd 320
so to com o ubuntu nele

druidaobelix

Olá ana_pinto,

Por alguma forma você tem acesso a um terminal?
Se sim, digite lspci e poste aqui o resultado para sabermos o hardware de vídeo que você tem e tentar buscar uma solução.

Possibilidades de se chegar a um terminal:

1) Iniciando pelo "Modo de Recuperação";
2) Iniciando pelo "Previous Linux versions" (vai carregar o kernel anteriormente instalado);
3) Acionando as teclas Ctrl+Alt+F1 > remete para o modo terminal de texto puro.

Pelo Cd-Live (ou pendrive USB-Live) consegue iniciar normalmente e dá tela?

[]'s
www.arredondar.org.br

ana_pinto

ele diz comando nao encontrado :(
ja to começando a ficar desesperada :o

druidaobelix

Olá Ana Cláudia,

Se você está recebendo a mensagem "comando não encontrado", então presumo que você esteja tendo acesso a um terminal.
Tente passar mais detalhes concretos de sua situação, isto é, está inicializando, não está, fez isso, fez aquilo, etc. Lembre-se, quem está do lado de cá não tem a menor idéia do que está ocorrendo aí, de qual é seu equipamentos, qual é a sua experiência pessoal, etc. :-)

Confirme, por favor, a digitação correta do comando no terminal:

lspci

Só para aclarar:

l (letra ele, de lado)
s (letra s, de santos)
p (letra pê, de pato)
c (letra cê, de casa)
i  (letra i, de irmão)

A idéia desse comando é ter relacionado uma parte do seu hardware, isto é, das peças do seu computador, mais objetivamente da placa de vídeo que acaso tenha no seu sistema. A partir do chipset (processador) do seu vídeo, pode-se pensar em alguma solução.

[]'s
www.arredondar.org.br

ana_pinto

oi agora consegui vem tinha digitado errado, a situação e aseguinte
fiz atualização do ubuntu para a versão 11.04, assim que ele instalou e reiniciou nao carrega a unit fica uma barra transparente, parece que a unity esta lá mais nao esta visivel

com o comando apareceu
Host Bridge:Intel Corporation N10 Family DMI Briged
VGA Compatible controller: Intel Corporation N10 Family Integrated Graphics Controller

desculpe se nao fui clara sou nova por aqui :S

fabioportes

Depois que eu atualizei a minha barra de programas ficou à esquerda com autohide (docked), semelhante à do MacOS X.
Mas também tenho minhas mágoas com a 11.04 e vou expor agora mesmo em outro tópico.

Abs,
fp;

WHolanda

O Ubuntu 11.04 e seus problemas. Fiz a atualização e não reconheceu a placa de som e a placa de vídeo, além dos bugs relacionado com o Unity.

Collaboration is central to Ubuntu and to the larger free software community

-InuYasha-

Usuário druidaobelix, vejo que você é um pouco mais experiente, talvez possa me ajudar. Olha meu problema: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,82124.0.html

Sabe me dizer algum modo de eu desinstalar o Drive Proprietário que instalei, ou algum modo de ir pra Tela de Login, para entrar no modo seguro e desativá-lo, ou alguma forma de dar Logout pelo Terminal? Apenas lembrando que quando meu Desktop inicia, tenho apenas o Wallpaper e o ponteiro do mouse, mais nada.

Grato desde já pela ajuda.

druidaobelix

Ana Claudia,

Fiz uma resposta melhor elaborada ao seu último post mas por alguma razão que desconheço não está aparecendo aqui. :-(

Bem, vamos lá de novo:

Tente instalar uma versão mais simples do Unity, que á a 2D, a qual reclama menos recursos do sistema e geralmente funciona, depois, se o caso, se funcionar razoavelmente bem, pode-se tentar melhorar a performance.

Estando em um terminal (digite Ctrl+Alt+F1, vai para o modo terminal texto puro).
Vai pedir sua senha de administrador do sistema (root).

Digite:

sudo apt-get install unity-2d-default-settings

unity --reset

sudo service gdm restart

Deverá retornar sozinho ao modo gráfico, caso contrário, Ctrl+Alt+F7 ou reinicie o sistema: shutdown -r now

www.arredondar.org.br