Programa Contabil Nativo Windows

Iniciado por L0rd, 25 de Setembro de 2010, 01:50

tópico anterior - próximo tópico

L0rd

Pessoal trabalho com um programa Contabil nativo do windows, com isso o servidor do programa é um windows 7 e quem gerencia eh o firebird. A rede funciona normalmente no windows, mas quando ponho uma das máquinas com o ubuntu e instalo o programa pelo wine junto o firebird, o programa não acha o banco de dados do servidor.

A rede funciona normalmente entre windows e linux.

o que fazer? Teria como tornar o linux servidor? Tem como o linux cliente achar o banco de dados do servidor?

Desculpem se já existe tópico similar!

Eu quero migrar pra linux, mas, esses programas contabeis nativos do windows esta dificultando a migração, se pelo menos o servidos dos programas ficasse no windows e os demais linux já ajudava muito.

Desde já agradeço a atenção e desculpe se eu postei no lugar errado, se estiver errado por favor movam pra o lugar certo.

agente100gelo

O programa chega a rodar pelo Wine?
Qual erro é apresentado?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

L0rd

O programa roda no wine mas ele não acha o banco de dados que fica no Windows, quem administra o banco de dados no windows eh o database (firebird)

zekkerj

O firebird está rodando em outra máquina windows, correto? Esse firebird foi configurado pra receber conexões vindas de outras máquinas?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

L0rd

O programa tem 1 servidor windows e outros dois pcs terminais. Todos os pcs estão com windows instalados e em rede com o programa funcionando normalmente, e todos acessam o banco de dados do servidor.
Com intenção de mudar de SO instalei o ubuntu em um terminal em dual boot e testei o programa.
O programa instala normalmente pelo wine mas não acha o banco de dados no servidor.
O pc com o linux acessa normalmente os arquivos do servidor que tem windows.
Só não consigo acessar o banco de dados do programa.
Mesmo instalando o firebird no linux ou pelo wine não vai.
O Firebird esta configurado e funcionando pois os outros pcs acessam normalmente o banco de dados do servidor, mas todos com Windows.

Solid One

#5
é o Fortes Contábeis?

se for, uma dica pro programa instalar e, de certa forma, iniciar sem travar:

quando você instala o Fortes numa máquina windows, ele instala no computador duas aplicações: a cliente e a servidor. a primeira é a interface gráfica padrã do programa, e a segunda é o servidor firebird em uma versão para windows.

durante a instalação do Fortes, você não pode ativar pra ele instalar o firebird, senão ele não vai funcionar - dará um erro na execução do programa principal e fechará. você precisará reinstalar o Firebird sem ativar instalação de nada referente à aplicação servidor.

aí você pergunta: como o programa vai funcionar se a aplicação servidor não tiver presente? simples: existe o firebird nativo pra linux, e você pode instalá-lo facilmente pelos repositórios padrões do Ubuntu. a idéia é instalar pelo wine somente a aplicação cliente, e em seguida configurá-lo para se conectar no servidor firebird nativo instalado na máquina.

seguindo mais ou menos esse conceito, conseguimos fazer a versão acadêmica desse programa funcionar em um laboratório de informática com mais ou menos 50 máquinas, para ser utilizada para ensino.

EDIT: até onde testamos, o servidor de licenças não funciona pelo wine. mas como utilizamos a versão acadêmica, ela não necessita disso.

L0rd

Não eh o forges, e o ACI!

Mas o programa funciona mais ou menos igual.

Agora como seria o modo de configurar o programa com o firebird nativo do linux?

Solid One

#7
basicamente é assim:

primeiro você instala o servidor firebird pelos repositórios e configura o mesmo para aceitar conexões via rede. por padrão, ele não aceita nenhuma conexão além do localhost.

em seguida, você precisa pegar o arquivo de banco de dados gerado pelo programa e botar pro firebird carregá-lo e disponibilizá-lo para acesso via rede.

enfim você configura o ACI pra se conectar no servidor. esse programa deve ter algum campo de configuração de rede, onde você pode especificar o IP do servidor firebird. a configuração padrão dele deve ser algo como "Localhost/Porta:CaminhoDoBancoDeDados". pelo menos os programas da Fortes possuem esse tipo de campo.

mas como você está tentando rodar o programa pelo Wine, é provável que não funcione se você manter o campo como "localhost". assim sendo, é melhor você colocar o IP da própria máquina caso haja algum (192.168.0.1, por exemplo).

L0rd

Vc diz instalar o flamerobin no ubuntu ou instalar o firebird pelo wine?

Explica melhor essa parte de configurar o firebird pq nao entendi, no windows eh soh instalar que funciona!

Kriptolix

primeiro, tenho experiencia com um programa cliente-servidor nesses moldes, e posso afiarmar com toda certeza que a melhor maneira de resolver um cliente linux é instalar a aplicaçao+firebird no wine. o ponto essencial da questao mora basicamente na instalaçao do bde+odbc no wine (veja se ele usa o bde, mas pra firebird isso é quase certeza), voce deve checar usando uma maquina windows se o instalador instala o bde, se instala provavelmente pode ser problema de configuraçao do mesmo ou das dependencias (dlls) dele no wine, caso nao instale voce tera que intala-lo e configura-lo, o que nao é um trabalho simples de se fazer mas é possivel.

quanto questao de servidor, geralmente noa importa se o servidor é linux ou nao, a complicaçao para achar o banco mora no lado do cliente via wine. nao tenho conhecimento especifico da sua aplicaçao, mas se voce souber o masteruser do banco (qual a versao do firebird que voce usa?) voce poderia testar a conexao via isql que é o aplicativo em linah de codigo pra acessar o banco firebird/interbase. para ajudar preciso de mais detalhes:

*versao do firebird
*usa bde+odbc? configuraçao do bde/odbc
*configuraçao do caminho do banco nas maquinas windows (pra ver se a aplicaçao use o caminha todo configuravel ou so parter dele)
*versao do linux utilizada
*versao do wine utilizada

no meu caso, deu muito trabalho pra configurar o wine e tive que importar algumas dlls do widows pra que funcionasse corretamente, mas consegui fazer funcionar, é questao de paciencia e pesquisa.
Ubuntu Linux 10.10

Solid One

Citação de: L0rd online 11 de Novembro de 2010, 20:00
Vc diz instalar o flamerobin no ubuntu ou instalar o firebird pelo wine?

Explica melhor essa parte de configurar o firebird pq nao entendi, no windows eh soh instalar que funciona!

no meu caso, não foi flamerobin, muito menos firebird pelo wine. foi firebird nativo pra linux mesmo.

você pode instalá-lo através dos repositórios padrões mesmo. basta o comando:

sudo apt-get install firebird2.0-super

assim ele instalará o servidor e já o deixará rodando em background, através de um serviço/daemon que você pode iniciar ou parar à vontade com o comando:

sudo service start firebird
sudo service stop firebird
sudo service restart firebird


aí, é só configurar o servidor pra aceitar conexões via rede (por padrão ele só aceita via localhost, e por padrão qualquer comunicação entre algo nativo e algo "emulado" pelo wine não aparenta ser via localhost), e botar pro servidor carregar e disponibilizar o arquivo de banco de dados o qual a sua aplicação irá conectar.

no entanto, pode haver um problema: a maioria desses softwares brasileiros que utilizam comunicação via banco de dados dessa forma, continuam utilizando uma versão antiga do firebird, a 1.5, onde a mesma não existe nos repositórios. a maioria dos técnicos que dão suporte a esses softwares alegam que o firebird 1.5 é a versão mais recente do firebird homologada, e que se utilizar alguma versão mais atual do firebird, como a 2.0 ou 2.1, os softwares podem não funcionar corretamente. mas pelos meus testes, a versão mais atual do firebird aparenta funcionar tão bem quanto a 1.5 em um programa que testei, fora que é bem mais fácil de se instalar e configurar.

caso você de fato precise da versão 1.5 do firebird, aí só compilando dos códigos-fonte. não conheço nenhum repositório ou PPA com a versão 1.5 do firebird para instalar direto. foi o que eu fiz para minimizar chances de haver problemas nos softwares. foi um pouco mais complicado, mas deu certo.

L0rd

Eu ainda não consegui fazer funcionar o programa no ubuntu como cliente!!
Alguem tem uma luz?

valdineysr

Se o seu programa usa muita dll e bibliotecas do windows não vai funcionar.
Valdiney Ribeiro
---------------------------------
Analista de Sistemas