Instalando Servidor Ubuntu 10.10

Iniciado por Matheus Afonso, 26 de Abril de 2011, 20:32

tópico anterior - próximo tópico

Matheus Afonso

olá pessoal... :D :D

Estou com dúvídas de como instalar um servidor web no Ubuntu! ??? ??? ???
Eu instalei no meu servidor o Ubuntu 10.10 e quero esclarecimentos de como instalar o Apache, o "DUC" do no-ip, o MySQL, e pacotes de PHP e dar as corretas configurações.
Resolvi recorrer ao Ubuntu pq me disseram que o Ubuntu como servidor é muito estável e evita ataques e intrusões! ;)
Desde já agradeço por dicas! ;D
PC: Processador Intel ATOM N270 1,6GHz; memória 2Gbs; HD de 250GBs SATA; Ethernet 10/100, Wifi Wireless Lan
S.O.: Linux Ubuntu 10.10; POWER MAC G5: Processador DualCore 2,0GHz; memória DDR 512MB;HD de 160GBs SATA
Ethernet 10/100/1000, AirPort Externa, Bluetooth e Modem 56K;v.92 integrado. S.O.: MAC

zekkerj

Se instalou o Ubuntu Server, durante a instalação do sistema, é oferecido pra você pra instalar o servidor Web. Vi recentemente que é possível chamar esses scripts novamente depois do sistema instalado, mas (vexame meu!!!) não anotei como.

A forma "difícil" é instalar os pacotes. Pra instalar o servidor web, você instala, basicamente, o Apache. Como você quer Apache com PHP e MySQL, tudo isso num Linux, então você quer instalar um LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP). Há um tutorial muito legal no Guia do Hardware pra isso (http://www.hardware.com.br/livros/servidores-linux/instalando-servidor-lamp.html).

Tomando o atalho, você vai instalar o Apache, o PHP e o MySQL:

apt-get install apache2 libapache2-mod-php5 mysql-server

Pode ser necessário instalar mais alguns pacotes, além dos automáticos que o sistema vai sugerir nesse comando.

O NO-IP pode ser controlado pelo Ubuntu, e o pacote pra instalação do DUC é o "noip2":

apt-get install noip2

Depois de instalado, o comando "sudo noip2 -C" cria a configuração; e o comando "sudo update-rc.d noip2 defaults" faz com que ele passe a ser carregado como serviço a cada boot.

Mas você sabe que dependendo do seu modem, você pode controlar o NoIP de lá, não?

CitarResolvi recorrer ao Ubuntu pq me disseram que o Ubuntu como servidor é muito estável e evita ataques e intrusões!
Veja bem: o Ubuntu não vai evitar ataques/intrusões. Quem vai evitar isso é você, criando uma instalação segura. Dá pra fazer isso em qualquer sistema, até mesmo, acredite, no Windows. Apenas o Ubuntu facilita essa tarefa.

Mas nada adianta usar Ubuntu, e deixar o sistema com senhas fracas, serviços desnecessários ativos, sem atualização, oferecendo compartilhamentos sem autenticação, etc...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Matheus Afonso

sei, intendo!
muito obrigado pela resposta!

Eu acho que vou baixar o Ubuntu server, deve ser melhor para configuração. Vou tentar configurar esse ubuntu no meu servidor e qualquer erro eu postarei aqui!

Em relação a segurança no ubuntu, obrigado pela dica! concerteza irei seguir os seus conselhos!  ;)
PC: Processador Intel ATOM N270 1,6GHz; memória 2Gbs; HD de 250GBs SATA; Ethernet 10/100, Wifi Wireless Lan
S.O.: Linux Ubuntu 10.10; POWER MAC G5: Processador DualCore 2,0GHz; memória DDR 512MB;HD de 160GBs SATA
Ethernet 10/100/1000, AirPort Externa, Bluetooth e Modem 56K;v.92 integrado. S.O.: MAC

Matheus Afonso

Amigo, eu instalei o Apache e o no-ip corretamente e foram testados e aprovados.  ;D
Só que instalei o PHP e fiz a página de teste do php (info.php), quando digito o caminho da página em PHP ele me retorna o download do arquivo  >:( >:( ??? ???

O que faltou??

zekkerj

Provavelmente faltou ativar o php engine.

Por acaso vc colocou a página de testes na sua pasta "public_html"? Na configuração padrão, o PHP não funciona (desativado) nessa pasta.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Matheus Afonso

Eu tinha colocado em outra pasta diferente, não na pasta padrão. mas agora movi a página e coloquei no lugar certo. Obrigado!

Matheus Afonso

Meu servidor PAROU!

o apache parou de funcionar, o PHP parou de funcionar... só pq eu mudei o host!
eu fui lá no no-ip.com e exclui o host atual e coloquei outro host. Então toda a configuração do DUC e do apache muda.
quero saber, como mudar a configuração do Apache e do DUC para trocar o host.
me ajudem aêew.

Obrigado!

zekkerj

Mudou o quê, no host? Mudou o IP da máquina? Nesse caso, mudou os endereços dos vhosts de acordo?

Logs? Logs? Logs!!!