hifenização em português no LaTeX

Iniciado por sigur, 25 de Abril de 2011, 22:23

tópico anterior - próximo tópico

sigur

Pessoal, acabei de descobrir (fuçando no google, claro) um modo bem simples de fazer o LaTeX hifenizar as palavras em português.

Em geral, quando se usa o pacote babel com a opção brazil, não é carregado a hifenização para o português.

Mas isso é facilmente ajustado instalando o

sudo apt-get install texlive-lang-portuguese

Pronto! Fica aqui uma dica pra quem usa o LaTeX.

Canella

Muito boa a dica sigur.

Me ajudou muito  ;).

Comecei a aprender sobre o LaTeX este ano, e pra mim tá superando o MS Word em quase todos os aspéctos. Bom saber que tem mais gente que usa ele.

sigur

Citação de: Canella online 13 de Novembro de 2011, 21:39
Muito boa a dica sigur.

Me ajudou muito  ;).

Comecei a aprender sobre o LaTeX este ano, e pra mim tá superando o MS Word em quase todos os aspéctos. Bom saber que tem mais gente que usa ele.

Mais gente? Muito mais gente! Praticamente todo mundo que mexe com exatas e produz relatórios e artigos. Bem-vindo ao mundo TeX.

Darcamo

Com certeza.
Faz alguns anos que não uso um processador de texto. No máximo para visualizar um ou outro documento.
É sempre latex para preparar documentos.

Também faço minhas apresentações no latex com o pacote beamer (acho muito ruim fazer em power point ou impress). Até mesmo os desenhos faço no latex sempre que possível (pacote tikz). O resultado fica muito bom.

Ribeirão

Citação de: sigur online 25 de Abril de 2011, 22:23
Pessoal, acabei de descobrir (fuçando no google, claro) um modo bem simples de fazer o LaTeX hifenizar as palavras em português.

Em geral, quando se usa o pacote babel com a opção brazil, não é carregado a hifenização para o português.

Bom, uso o Latex a muito tempo e acho que toda a problematica em torno da linguagem nossa tem uma solução certeira, se resumindo à instalação do pacote abntex. Inclusive com este pacote voce consegue formatar, de forma simples e facil, seus documentos seguindo as normas abnt.

TCC ou Monografias ficam baba com a classe abntex. É show de bola.

sigur

Citação de: Ribeirão online 19 de Novembro de 2011, 18:49
Citação de: sigur online 25 de Abril de 2011, 22:23

Bom, uso o Latex a muito tempo e acho que toda a problematica em torno da linguagem nossa tem uma solução certeira, se resumindo à instalação do pacote abntex. Inclusive com este pacote voce consegue formatar, de forma simples e facil, seus documentos seguindo as normas abnt.

TCC ou Monografias ficam baba com a classe abntex. É show de bola.

pois eh, tem essa classe mesmo. mas uma pena ela ser tao feia.