Como eu forço a segurança na conexão de internet e do roteador?

Iniciado por GustavoReis, 21 de Abril de 2011, 20:07

tópico anterior - próximo tópico

GustavoReis

Olá pessoal!

Por favor, perdoem-me pela minha ausência, pois eu estava estudando muito e fazendo cursos. Mas estou aqui.

Preciso de sua ajuda. Vou contar o que aconteceu com minha internet.

A semana passada foi pior, a internet sempre caiu todo minuto, embora as configurações estivessem corretas e as redes elétricas e as conexões do modem e do notebook estivessem corretas. Não consegui descobri. Sempre reparei, consertei e demorei, e não consegui obter o resultado. Mas depois de alguns dias, a internet voltou a funcionar, mas mais tarde voltou a cair novamente todo minuto e reparei novamente, e não funcionou mais a internet e a conexão.

Essa semana eu consegui descobrir, fui hackeado, vi que as configurações do roteador eram diferentes das minhas, descobri o e-mail e a senha da configuração. Um hacker trocou o meu e-mail e a minha senha pelo e-mail russo, polonês ou ucraniano e pela senha e desabilitou a opção NAT, e por isso, fez a internet cair toda hora. Mudei as configurações e troquei o e-mail e a senha dele pelo meu e pela minha padrões. Apliquei as configurações, mas a internet não voltou a funcionar até que eu descobri uma nova LAN criada pelo hacker, e excluí uma LAN e até que eu descobri a desabilitação da NAT e habilitei a opção NAT. A internet voltou a funcionar mais rápido até hoje e fiquei aliviado e feliz.

Mas ainda estou preocupado com a segurança da internet e da conexão do roteador, porque o hacker pode voltar a me hackear, pois já tentei alterar a senha do meu e-mail. Uso o modem ZTE ZXDSL 831 Series e o provedor Speedy. Um hacker pode ser aquele militar defensor de ditadura militar com quem discuti e briguei ou sei lá.

Mas como forço mais segurança na conexão de internet e do roteador? Preciso de segurança na conexão para eu não ser mais hackeado de novo.

velox256

Programe o roteador para renovar a conexão a cada 12/24 horas e use uma senha daquelas bem longas, o mesmo para usuário. Estou falando do login do roteador e não o do provedor. Essa mudança de login do roteador (normalmente admin/admin se não for mudado) vai impedir que algum bicão tenha tempo de, numa conexão cujo ip não mude durante um certo tempo, tenha tempo de usar programas de bruteforce para descobrir a senha do modem e posteriormente seu login do provedor e tal.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

GustavoReis

Velox,

Uso o e-mail do Linkbr.com.br e nas configurações do e-mail de Linkbr.com.br, eu não encontrei a opção de mudar a senha e nãoc onsgeui mudar a senha.

zekkerj

Gustavo, verifique se há atualização para o firmware do seu modem. O hacker pode ter usado alguma vulnerabilidade no acesso remoto do aparelho, então convém fechar essas portas de retorno.

Outra coisa, troque todas as suas senhas online, principalmente as de email, se utilizar contas google. Cadastre nelas um email de recuperação de senha, se ainda não tiver feito isso.

Por fim, passe um verificador de rootkit em todas as suas máquinas, inclusive se tiver usado em dual boot, verifique as outras instalações também.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

GustavoReis

zekkerj, mas o modem não tem atualizações dos firmwares porque pertence e foi vendido pela Telefonica.

A conta do Gmail funciona como e-mail e senha do roteador como se fosse e-mail de Terra e de Linkbr?

Qual é o verificador de rootkits para o Ubuntu e Linux Mint?

Tota

zekkerj

Citação de: GustavoReis online 21 de Abril de 2011, 23:00
zekkerj, mas o modem não tem atualizações dos firmwares porque pertence e foi vendido pela Telefonica.
Mas o xabu é seu...

CitarA conta do Gmail funciona como e-mail e senha do roteador como se fosse e-mail de Terra e de Linkbr?
Não, mas no controle do roteador, o invasor pode ter tido acesso ao teu tráfego, e assim ele pode ter capturado suas senhas.
Se ele conseguir acessar essas contas, pode trocar a senha atual e você fica sem acesso. Pior, pode começar a enviar mensagens se passando por você, pros seus contatos, e assim induzir seus amigos a executar programas maliciosos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

GustavoReis

zekkerj, fiquei preocupado com isso, mas onde atualizo os firewares do meu modem? No gerenciador de atualizações? Mas no Linkbr.com.br, ele não oferece a opção de mudar a senha.

GustavoReis

Instalei as atualizações, e instalei o rkhunter, mas não encontrei o programa de rkhunter no menu de programas.

Tota

Citação de: GustavoReis online 22 de Abril de 2011, 15:56
Instalei as atualizações, e instalei o rkhunter, mas não encontrei o programa de rkhunter no menu de programas.

Ola,

O rkhunter não tem front end grafico

Só em terminal.

[]'s

platao

So para agregar;

sudo rkhunter --update -c

Faz o update e a verificação.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997