Por que usar Wine se...

Iniciado por jebinha, 20 de Abril de 2011, 11:29

tópico anterior - próximo tópico

jebinha

Pessoal,

Estou com uma pulga atrás da orelha quanto ao uso de Wine para rodar alguns aplicativos essenciais que só exitem no Windows...
Falo especificamente dos aplicativos da Adobe.
Mesmo o Gimp sendo muito bom, ainda assim, Photoshop é Photoshop. E tem também o Dreanweaver e o Flash... Que seja. São essenciais para criação e webdesign.

O caso é que, se a Adobe possui versões estáveis deste aplicativos para o MacOS, e o Mac é um sistema Unix (proprietério, mas UNIX), por que então a comunidade insiste em portar os programas Adobe Win32 via Wine, ao invés de porta-los de suas versões Mac (Unix)? Acho que essas versões seriam mais compatíveis e menos bugadas ao serem emuladas num sistema Linux ou BSD do que os .EXEs da vida.

O que acham? Estou correto, estou falando bobagem? E ai?

Tota

Ola

Os sistemas Unix e MacOS e BSD são proprietários.

Para portar algum programa destes sistemas, é necessário engenharia reversa e outras formas de modificações, o que fere direitos autorais, inviabilizando seu uso.

Da mesma forma que usar wine para rodar qualquer software pirata.

Para software livre, só programas livres ( não necessariamente gratuitos )

Não haveria nenhum problema ao desenvolvedor portar um photoshop para o pinguim, basta apenas vontade. Ele poderia ser vendido e tenho certeza muitos comprariam.

[]'s

jebinha

Com certeza eu faria um esforço e compraria...

velox256

Isso sem dizer que se a comunidade tivesse tempo pra fazer isso (nem tô falando de direitos autorais e pirataria), obviamente essa "transposição" seria paga (já que daria muito trabalho para ser feita) e, como o usuário de micro de qq sistema não gosta de pagar pelo que usa, dariam um jeito de crackear o bagulho; ou então iriam aparecer os chorões de sempre reclamando do bagulho ser pago com aquele papo de "se é Linux tinha que ser livre ou grátis", hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.