Testando o Debian Etch!

Iniciado por galactus, 13 de Julho de 2006, 23:52

tópico anterior - próximo tópico

galactus

Citação de: Joseph online 23 de Julho de 2006, 08:08
Citação de: galactus online 13 de Julho de 2006, 23:52Quando entrei no Gnome e fui logo para o monitor do sistema. Pasmem, estou com Gnome 2.14 + Xorg 7.0 + Kernel 2.6.15-k7, AlSA e apenas e incríveis 75MB de RAM consumidos!!!!  :o

Agora entendo o porque do pessoal dizer do Ubuntu ser pesado. O meu Ubuntu logo após o boot já consome 140MB. Mas tudo tem seu custo né, é só fazer o que eu fiz com o Etch que você terá esse sistema tão enxuto. Para um usuário iniciante ou que só quer usar o seu sistema operacional isso se torna impraticável.

legal tua experiencia, mas vou dar uma dica e uma opiniao, o ubuntu nao é pesado e nem consome tanta memoria assim nao, o meu com gkrellm rodando, consome apenas 80mb de memoria ram, a dica, observando o monitor do sistema, notei os processos q mais consomem ram, incrivel, os applets, antes o consumo de memoria chegava aos 120mb, removi o relogio, monitor de rede, de volumes, mostrar area de trabalho e o applet do volume do som, tenho tudo isso no gkrellm: data, hora, rede, email, tudo quanto é informaçao, e o som, o ubuntu reconhece automaticamente as funçoes do meu teclado multimidia, um xpc, e nao afetou nada, ficou com um visual bem mais limpo, abraço.

Mas é essa a questão. O Ubuntu consome mais RAM por carregar mais coisas que o Debian por padrão. Mas você pode fazer exatamente o que você fez, retirar o que você não usa. Para mim esse consumo maior não é problema, já que minha máquina tem muito mais RAM do que consigo usar com o Ubuntu. Mas para quem tem um PC antigo e com pouca RAM é preciso deixá-lo mais leve.
Eu particularmente não gosto do Gkrellm  e só uso dois applets dos que você citou, o relógio e o mostrar área de trabalho.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

gaijin

É por isso que eu prefiro o XFCE4. Leve, bonito, customizável e prático.
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

havocz

Citação de: gaijin online 23 de Julho de 2006, 14:29
É por isso que eu prefiro o XFCE4. Leve, bonito, customizável e prático.

Concordo! O meu ficou utilizando 60MB de ram, isso usando o driver da nvidia com direito a transparência do painel (embutida no XFCE). ;D

Sinto que posso conseguir baixar isso mais uns 2 ou 3 megas, mas isso é outra história. ::)
°v°
/( )\\ Linux User #433307
^ ^   Debian 7

ricardorrm

Citação de: Piras online 22 de Julho de 2006, 03:39
CitarPô! Já que você gosta tanto de testar distribuições, poderia fazer uma resenha do Debian CCD-BR pra gente. ;-)

Mas as vantagens dele são muitas. Primeiro, o processo de instalação foi radicalmente simplificado e lembra muito o instalador Ubuntu em modo-texto. O particionamento chega até a ser mais fácil que o do Ubuntu, já que contempla também um particionamento automático com três opções, sendo uma delas a "Desktop", que deixa o /home numa partição separada!

Na realidade, quando você deixa o diretório home em uma partição separada, o instalador apresenta um bug. A instalação entra em loop, quando tenta acrescentar usuários, devido a um problema na configuração do adduser. Esse bug está documentado e foi descrito até na Linux Magazine, que distribuiu o cd em uma das suas edições.

Para evitar isso, é necessário ou colocar tudo junto ou, caso queira preservar sua partição /home, basta não adicionar o usuário normal. Depois pode ser criado após a conclusão da instalação.

Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós

uplink

pessoal,e no meu caso com o computador da minha assinatura.
será que eu sentiria alguma melhoria na velocidade ao testar o debian etch?
tenho aqui o ubuntu 6.06 LTS i386 e amd64
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

galactus

Citação de: uplink online 09 de Setembro de 2006, 09:41
pessoal,e no meu caso com o computador da minha assinatura.
será que eu sentiria alguma melhoria na velocidade ao testar o debian etch?
tenho aqui o ubuntu 6.06 LTS i386 e amd64

Você vai sentir melhoria na velocidade sim, isso aliás é bastante perceptível, mas esqueça as facilidades do Ubuntu no Debian.

Um exemplo, fui instalar o driver da Nvidia aqui no meu PC e foi como um parto!

Mas se quiser aprender sobre o sistema é um prato cheio.

Thiago (bsb)

vou tentar defender o ubuntu aqui :P, dá pra fazer essas coisas também, tipo usa o cd alternativo e instala a versão pra servidor daí cai no terminal e instala o que você quer (x-window-system-core, xfce4 / xfce4-terminal, gnome-core) fica bem rápido, ainda mais se você der umas mexidinhas  ;D

Thiago (bsb)

Up!  ;)

Ia criar outro tópico p/ postar minha aventura no debian etch mas achei melhor só colocar uma resposta nesse. Então, tô usando ele dessa vez em outro laptop, tive alguns probleminhas, ele não detectou minha placa wifi, mas foi fácil resolver (www.madwifi.org), outra vez o mouse (touchpad) ficou muito lento mas só precisei editar o xorg.conf e por último o laptop ficava pegando fogo (literalmente :P) e fazendo muito barulho mas deu pra resolver isso por causa do ubuntu (aconteceu a mesma coisa no edgy).

Então, no edgy para resolver o problema do aquecimento e do barulho bastava ativar alguns módulos do kernel e instalar alguns programas (fiz isso no etch), o "problema" é que nele ficou BEM melhor que no edgy, o lap praticamente não esquenta e não faz barulho nenhum (no edgy bastava ver um flash que o lap parecia uma batedeira). A questão do uso da memória e da cpu (estou usando o plugin systemload do xfce), no edgy só com o firefox aberto em alguma página que o uso da memória ia pra 91/440MB e o uso da cpu ficava por 5-6%, no etch tô ouvindo música, escrevendo isso aqui e baixando um torrent (3.5GB) e tá com 96Mb/440MB e 0% do uso da cpu. Outra coisa que eu falei em outro tópico que bastava instalar o básico do ubuntu que você ia praticamente ter o debian etch na questão de dificuldade, acho que queimei a lingua (ou os dedos :P), não foi muito difícil pra mim pq já vinha de outras distros mais "complicadas" e tive problemas parecidos no edgy, mas vendo por um usuário comum (meu irmão) dá pra sofrer um pouco. Acho que é isso, vou continuar com o etch aqui, que tá dando um show no edgy... tem outra coisas mais é frescura mesmo as fontes no etch ficam melhores que no edgy, não sei pq (talvez a versão do ff? edgy:bon echo2 etch:1.5.0.7)

edit:

Outra coisa legal, é se você comparar a instalação básica do debian com o ubuntu ele vem mais seco, mesmo o pessoal do ubuntu terem tirado mais coisas no edgy.

Tava imaginando o tempo boot do debian com o upstart se sem ele, o etch já bate o edgy, imagine com... :P

galactus

O Debian tem uma vantagem muito grande em relação ao Ubuntu, uma opinião pessoal, ele tem muito mais tempo de teste dos seus pacotes. Por isso as coisas funcionam melhor nele. Acredito que o tipo de desenvolvimento escolhido pelo Ubuntu é ótimo no sentido de ter tudo de mais novo, mas a equipe não tem o tempo que julgo ser necessário para resolver todos os problemas.

Tanto é assim que as versões finais sempre acabam saindo com Bugs. No momento o Etch está quase empatando com o Edgy em matéria de pacotes atualizados. Mas quando Dezembro chegar e o Etch tornar-se a versão estável do Debian, as cosias vão mudar bastante.

Para quem não liga em ter mais um pouco de trabalho para configurar o sitema, terá um um sistema mais estável e leve que o Ubuntu.

Eu já testei o Etch com KDE, XFCE e Gnome. O XFCE é o que realmente fica mais rápido e leve dos três. Mas gosto mesmo é do Gnome. Então acabo optando pelo Gnome mesmo. 

Serj Tankian

"É isso aí pessoal, como sou maluco por testar distros, resolvi retirar o SUSE 10.1 e tentar o Debian Etch, a versão testing do Debian."

o galactus é loko... heuheuehueh boa sorte ^^
"Viva!! Viva!! Viva a Sociedade Alternativa! À lei do forte, esta é a nossa lei e alegria do mundo!! Viva!! Viva!!"

arsolto

E o lançamento do Debian Etch sai... ou não sai... neste mês? Eu vou fazer uma cópia da distro em DVD para instalar em meu computador e é bem possível que eu abandone o Ubuntu até o lançamento e sua nova versão em Abril de 2007.

O Ubuntu Edgy Eft me decepcionou! Que venha o Debian Etch!

luizfar

Estou usando o Debian Etch já a algum tempo.
Larguei do mão do Windows graças ao Ubuntu, mas hoje uso só o Debian.

Esses problemas que você passou, galactus, passei por quase todos eles. Mas instalei direto do CD do Etch, o que facilitou bastante eu acho.

Se alguém tiver qualquer dúvida com o Debian podem perguntar, a gente tenta se virar juntos!

galactus

Atualmente estou com o meu sistema em Dual boot com o Debian Etch. Baixei a versão mais recente do Netinstall só para testar o instalador gráfico dele! Mas foi um fiasco! Não sabia que tinha que chamar o instalador gráfico dele!  ::)

Fiz em modo texto mesmo.  Fiz uma instalação básica e depois instalei o XFCE nele.

Muito bala o sistema, e consumindo apenas e míseros 40MB de RAM após o boot. Ainda fiz alguns testes instalando o Preload e o Prelink nele. Ficou ainda mais ligeiro. Mas tem uma coisa que não me agrada mesmo no XFCE. Como faço para montar automaticamente os dipositivos removíveis nele?   

Acabei tendo que instalar o Gnome para que isso funcionasse. Andei lendo sobre o assunto, achava que apenas instalando o Gnome-volume-manager funcionaria. Mas não foi o caso. Pior ainda, como o Debian é bem mais sensível ao fato de ficar instalando mais bibliotecas de diferentes ambientes gráficos, ao instalar o Gnome, o XFCE perdeu desempenho e passou a consumir 20MB a mais de RAM após o boot. O que era esperado, claro.

Outra coisa, já me acostumei ao Gnome 2.16 do Ubuntu. No Etch ainda é o 2.14. Ainda não vi uma maneira mais simples de instalar o Driver da Nvidia no Debian.

Você está usando o quê nele? Gnome, KDE, XFCE? 

Quanto a data de lançamento, vai sair quando estiver pronto!  ;D

Os desenvolvedores culpam o Instalador gráfico como o motivo principal do ataso. Resolveram colocar ele de última hora no Etch, o que resultou em mais rodadas de testes.

luizfar

Eu uso Gnome mesmo.
Na instalação escolhi para instalar o ambiente gráfico para mim, deopis apenas atualizei os pacotes.

Você instala os drivers da nVidia como? Realmente não é tão fácil quanto no Ubuntu que basta fazer uns apt-get's e pronto....

Network-Coder

O debian é bom, mas em questão de rapidez e customização, o gentoo sempre estara a frente, eu estou pensando em testar o Gentoo 2006.1 stage-4 (server)

Se alguem utiliza gentoo ou ja utilizou, gostaria de saber as vantagens e desvantagens.

Network-Coder

irc.freenode.net - #nerd_republic go! go! go!