Internet Lenta - Algumas dicas para melhor a performance

Iniciado por cesargcomp, 19 de Abril de 2011, 15:01

tópico anterior - próximo tópico

cesargcomp

[code]
Pessoal,

Resolvi compartilhar algumas dicas que deixaram a minha navegação mais fluida. Espero que as dicas tenham resultados satisfatórias a todos. Peço que só use as dicas quem souber o que está fazendo (iniciantes também podem mas sigam a risca as dicas).

Adicionando um DNS mais rápido (google public DNS):
Pressione as teclas ALT+F2. Digite a linha abaixo.
gksu gedit /etc/resolv.conf
deixe só essas linhas no arquivo ou comente (#) as linha que já existem e adicione as linhas abaixo:
nameserver 8.8.8.8
nameserver 8.8.4.4

Abra o arquivo dhclient.conf:
gksu gedit /etc/dhcp3/dhclient.conf
procure a linha abaixo:
#prepend domain-name-servers 127.0.0.1;
Deixe-a assim:
prepend domain-name-servers 8.8.8.8,8.8.4.4;
Salve o arquivo e reinicie o dispositivo que está conectado sua internet. Exemplo:
sudo ifconfig eth0 down
depois
sudo ifconfig eth0 up

Desabilitar ipv6:
Verificar se está ativo
lsmod | grep ipv6
Desabilitando:
sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv6/conf/all/disable_ipv6
sudo echo 'net.ipv6.conf.default.disable_ipv6=1' | sudo tee /etc/sysctl.d/60-disable-ipv6.conf
[/code]
Abra o arquivo blacklist.conf:
gksu gedit /etc/modprobe.d/blacklist.conf
Adicione a linha no final do arquivo:
blacklist ipv6
Como resolver no Firefox:
Entre em "about:config" prometendo que será cuidadoso
Busque por "ipv6″ e marque true no "Valor" da chave de nome "network.dns.disableIPv6".
Mude também network.http.pipelining.maxrequests para 20.

Tunando o ipv4
Abra o arquivo sysctl.conf:
gksu gedit /etc/sysctl.conf
Adicione o conteúdo abaixo ao arquivo (seria necessário buscar as expressões net.core. e net.ipv4. para verificar se já existem os parâmetros abaixo):
net.core.rmem_max=8388608
net.core.wmem_max=8388608
net.core.rmem_default=65536
net.core.wmem_default=65536
# default 4096 87380 174760
net.ipv4.tcp_rmem = 1000000 1000000 1000000
# default 4096 16384 131072
net.ipv4.tcp_wmem = 1000000 1000000 1000000
# default 31744 32256 32768
net.ipv4.tcp_mem = 150000000 150000000 150000000
net.ipv4.route.flush=1
net.ipv4.tcp_rfc1337 = 1
net.ipv4.ip_no_pmtu_disc = 0
net.ipv4.tcp_sack = 1
net.ipv4.tcp_fack = 1
net.ipv4.tcp_window_scaling = 1
net.ipv4.tcp_timestamps = 1
net.ipv4.tcp_ecn = 0

Para efetivar as mudanças:

#sysctl -p

Esse foi o que mais senti diferença. Abra o arquivo nsswitch.conf:
gksu gedit /etc/nsswitch.conf
Procure a linha abaixo:
hosts: files mdns4_minimal [NOTFOUND=return] dns mdns4
Mude para:
hosts: files dns

Minha navegação melhorou muito após essas configurações.

Espero ter ajudado!

OBS.: Caso algum usuário do fórum ache algo incorreto é só postar que eu faço a correção.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

platao

\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

galactus

Parabéns pelo tutorial!

Gostaria de deixar meus dois centavos! E tirar uma dúvida!

Se não quiser reiniciar a máquina para que as alterações no arquivo sysctl.conf tenham efeito é só usar o comando:

Citar#sysctl -p

Isso  é ótimo para mostrar eventuais erros também!

Outra dica que pra mim surtiu muito efeito é no caso do Firefox, no about:config, você alterar a linha network.http.pipelining.maxrequests;  , o  padrão é 4, eu mudo para 20!  Mas tem gente que manda mudar para 8!  Seja lá como for dá muita diferença também! Em áreas com ótima banda isso dá muita diferença! O firefox pode ficar mais rápido que o Google Chrome!  Claro, isso em conjunto com a sua dica de desativar o ipv6 também dentro do firefox!

Agora a minha dúvida!

Nem todas essas alterações podem ser feitas se o usuário usar o dnsmasq, certo?

Vou exemplificar no meu caso mesmo.  No trabalho eu uso o dnsmasq,  e o dnsmasq usa exatamente essa linha do #prepend domain-name-servers 127.0.0.1; ! Portanto, ao remover o 127.0.0.1 e colocar o DNS do Google, ele vai parar de "ouvir" a porta 127.0.0.1!  Isso não estaria correto? 

Então eu não alterei o dns do google nessas linhas, ou eu posso adicionar o dns do goole aí sem remover o 127.0.01?

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

cesargcomp

Primeiramente, gostaria de agradecer ao platao e ao galactus pelos comentários. Vindo de mestres no linux tenho que ficar feliz. Quer dizer que o tópico já valeu a pena.

galactus,
Valeu pelas dicas! Vou acrescentar no tópico. Sobre o dnsmasq, não tenho certeza mas a linha no arquivo ( no meu caso) estava comentada. Faz alguma diferença? Faça um teste ai e me diz se funciona.
Vou adicionar suas dicas do Firefox ao primeiro post. Ah... e a dica para efetivar as mudanças no sysctl.conf também será adicionada.

;)
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

galactus

Mestre do Linux?  Eu? Menos, meu, bem menos!  Aqui eu estou sempre aprendendo com todos!

Vamos voltar ao que interessa!

Então, descobri mais uma muito importante!

Se o seu acesso a internet for através de um servidor que faz cache do DNS (como o Bind e similares), não altere os endereços de DNS no  /etc/resolv.conf e no /etc/dhcp3/dhclient.conf!

Essas alterações farão com que sua máquina não use mais o cache de DNS do seu servidor gateway! Se você estiver numa área com ótima banda e pings muito baixos, não vai sentir diferença! Agora se estiver numa área do tempo da pedra lascada, o meu caso, se lascou! 

Ainda vou testar o dnsmasq no trabalho!

galactus

Só para confirmar, também não altere os endereços de DNS se você usar o dnsmasq!  Seu sistema a passa a não mais usar o cache do dnsmaq!

PaiRobinho

Pessoal, estou compartilhando esta página com algumas dicas que eu uso para melhorar o desempenho do meu Firefox. É legal pra complementar com as dicas deste tópico.

http://www.webgapps.org/firefox/preferences-tweaks

Neste mesmo site, há outros tweaks para o Firefox e o Flash, é só dar uma navegada nos menus.

Abraço!
Desktop: Athlon II X4 630 @3.0GHz ~ ASUS M2N68-AM SE2 ~ 2x2GB DDR II Markvision ~ Radeon X4650 1GB DDR2 ~ OSes: Windows 7 Professional + Ubuntu 10.10 64-bit

Netbook: Philco PHN-10104 ~ OSes: Windows 7 Professional + Ubuntu 10.10 32-bit Desktop Edition

asghan

Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

asghan

Tentei esses procedimentos no 11.4 e mas não achei o dhcp3 e agora ? tem como aplicar essas dicas no 11.4 com Firefox 4 ?
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

galactus

Citação de: asghan online 04 de Julho de 2011, 20:08
Tentei esses procedimentos no 11.4 e mas não achei o dhcp3 e agora ? tem como aplicar essas dicas no 11.4 com Firefox 4 ?

É que o 11.04 não usa mais o dhcp3, usa o ISC-DHCP!  O caminho do arquivo mudou!

Tente : /etc/dhcp/dhcliente.conf!

O resto acho que é igual!  Não se esqueça de fazer um backup do arquivo original, se algo der errado você volta como era antes!